Sejamos sinceras, claras e diretas: vestidos de noiva costumam ser bem extravagantes. Já faz parte do imaginário coletivo imaginar o traje feminino ao altar com muito volume, muitos metros de tecido, muito brilho e muitos detalhes. Mas ano a ano cresce a parcela de mulheres que dispensam todos os frufrus, bordados e rendas por um visual mais limpo e menos editado.

Os looks minimalistas representam praticidade e descomplicação em um dos momentos tão importantes quanto tensos da vida da noivas. Além de serem charmosíssimos, é claro. Cada vez mais em alta, são uma tendência também observada em vários vestidos de festa voltados para as convidadas e madrinhas que apostam numa produção mais autêntica. 

Liberdade e foco

Quem prefere uma beleza natural vê toda a proposta do “menos é mais” do minimalismo como o grande chamariz. Numa época em que os padrões para uma imagem perfeita incluem hábitos de camuflar a realidade no espelho com filtros, muitos produtos de maquiagem e intervenções cirúrgicas, optar por um vestido de noiva simples pode funcionar como um grito de liberdade. Ou de foco naquilo que realmente importa. Ou de um senso estético sofisticado que Coco Chanel aplaudiria. Ou os três juntos. Seja qual for a motivação, as marcas disponibilizam no mercado trajes que se alinham perfeitamente a ela. Por isso, falaremos neste artigo sobre algumas das características gerais dos modelitos minimalistas. Antes, um rápido spoiler: ao contrário do que se possa imaginar, difícil é se manter indiferente a elas. 

Acabamento e design impecáveis

A simplicidade desses modelos de vestido de noiva destaca a qualidade do trabalho feito e dos materiais usados. Um efeito alcançado por meio da utilização de tecidos estruturados e design impecável. Do cetim brilhante ao crepe fosco, a chave do look é o ajuste preciso. Por isso, é fundamental escolher um estilo de traje que valorize suas curvas. Seja um tomara-que-caia, um corte sereia, um com o decote em V, com as costas abertas ou com fenda lateral, o importante é que tenha um bom caimento no corpo. Cada detalhe do acabamento e cada costura têm de ser precisos para ressaltar os pontos fortes.

Fluidos e etéreos 

Os vestidos soltos, pouco ou nada estruturados e com longas caudas emprestam ar descontraído, leve, fresco e etéreo à noiva. O corte despretensioso ganha dramaticidade e sensualidade quando aliado aos longos decotes, que revelam grande área de pele do dorso, ombros e/ou costas.

Ao andar, a noiva parece deslizar sobre o chão e suspender a respiração dos que estão a sua volta. Uma reação potencializada sobretudo se a escolha não for pelo branco. Off-white, champanhe, rosé e mesmo o rosa ou azul bebê parecem ter uma afinidade especial com este tipo de proposta. 

Detalhes em destaque

É natural que em um vestido repleto de detalhes alguns deles escapem ao olhar. Isto é algo que não ocorre nas peças minimalistas. Todos os pormenores viram alvo de atenção, justamente por serem poucos. Laços, drapeados, franjas, pérolas, lantejoulas e apliques em renda dão o charme e o romantismo esperado a um traje de noiva, mesmo nos trajes midi e curtos. A praticidade dos vestidos que revelam pernas e pés tudo tem a ver com a máxima de que o simples não precisa ser simplório.      

Preço mais em conta

Como bônus, as peças minimalistas fazem você gastar menos com a roupa do grande dia. São os muitos detalhes e bordados que acabam por encarecer as vestes. Por isso, se está a procura de um vestido de noiva barato, considere um destes. Eles ainda podem ser reaproveitados ao serem usados novamente em outro contexto, completamente diferente.

Se ainda assim você não estiver convencida a dar uma chance para um destes modelos, pense na quantidade ilimitada de possibilidades de combinação com acessórios e peças, que podem ser extravagantes ou não. Tiras e cintos em strass, casacos jeans, jaquetas de couro, pulseiras e anéis de diamantes, maxicolares… Você consegue dar o tom que quiser à roupa com peças complementares à produção e os penteados para casamento possíveis de serem executados. Com alguma dose de criatividade, irreverência e estilo, também os sapatos para noivas agregarão personalidade ao resultado final.