Sim, realmente eles parecem perfeitos para um casamento civil no cartório, mas os vestidos de noiva curtos estão longe de serem exclusivos para essa ocasião. Atualmente existem vários modelos de comprimento menor que se adequam à diversos tipos e estilos de celebração podendo dar à noiva tanto um ar despojado e divertido como um visual mais elegante – basta escolher a opção ideal para cada gosto e harmonizar os detalhes, como a maquiagem e o buquê de flores que potencializam a beleza desse traje. Além de tudo, os curtos são super práticos para as noivas que desejam se jogar na pista de dança e mais ainda para as que se casam com pé na areia, na grama ou na terra. Os curtos ainda contam com inúmeros artifícios para diferenciá-los dos vestidos casuais e muitas vezes dispõe de um charme a mais que os longos não têm. Ficou curiosa? Continue lendo que a gente vai explicar direitinho...

Materiais

Está enganado quem acha que os modelos curtos devem ser sempre vestidos de noiva simples. As noivas que pretendem aderir aos comprimentos menores sem perder o brilho e destaque, devem lançar mão de apliques de materiais nobres, como a renda, seda e pedrarias, garantindo uma composição mais sofisticada. Não se esqueça que esses detalhes podem estar presentes nas outras peças que compõe o look: já pensou em um buque de flores artificiais feito de broches de flores com pérolas e renda?

Qual é o seu curto?

Um vestido mais curto pode ter vários comprimentos desde que não seja até os pés. Os modelos acima do joelho pedem composições mais trabalhadas para sair do básico. Nesse caso, invista nos acessórios e no volume. Já os abaixo do joelho, típico dos anos 50, podem apresentar um ar mais vintage e ser complementado por acessórios do mesmo estilo – perfeito para as noivas que adoram o romantismo de reviver décadas passadas no grande dia, e para que o visual esteja completo, podem acrescentar um clássico sapato branco para noiva.

Menos é mais

Sim, também acreditamos que modelos mais simples podem ser mais elegantes quando apresentam cortes e materiais refinados. É a opção ideal para as mais modernas e minimalistas, contando com inúmeras opções de vestidos de noiva em 2017 nesse estilo. E um modelo moderninho pode perfeitamente ser harmonizado com o romantismo de um buquê de noiva rosa, um contraste interessante e sofisticado.

E não se preocupe quanto à busca pelo modelo perfeito. Muitos estilistas têm apresentado coleções para noivas em diversos comprimentos, sem comprometer o encanto do modelo. E até o últimos lançamentos de vestidos de noiva da China, que você pode pesquisar antes de selecionar o seu traje ideal, têm dado mais opções às futuras esposas que apreciam vestidos curtos. 

Calda

Há também quem deseja mostrar as pernas sem perder o ar de majestuosidade dos vestidos longos. Nesse caso, a opção ideal é fazer uso da calda. Sim, é possível e maravilhosa a ideia de um modelo que mescla uma saia mais curta com uma calda que vai até os pés. Esse tipo de composição pode seguir vários estilos, como o vestido de noiva princesa, sereia, boho e até moderno.

E por fim, uma fórmula que se aplica a todas as opções acima. Equilibrar as proporções nesse caso é essencial para garantir o requinte da estrela do dia. O romântico vestido de noiva tomara que caia por exemplo, pede por penteados de casamento que se destaquem, já que o colo estará mais despido. Já os modelos de vestido que apresentam comprimento acima do joelho, ficam mais harmônicos quando usados com sapatos de noiva mais evidentes, para preencher a parte inferior do look.