Ao bater os olhos em modelos de vestidos de noiva curtos é possível que se relacione esse comprimento com cerimônias civis, mas essa ocasião não é a única em que podem ser usados. Estilistas de moda nupcial investem cada vez mais no "curtinho", com pluralidade de estilos e silhuetas que podem ser adequadas para diversos tipos de celebração, e que dão à protagonista do dia C tanto um ar despojado e divertido quanto um visual mais elegante: basta escolher a opção ideal para cada gosto e harmonizar os detalhes do resto do look. Ficou curiosa? Continue lendo que a gente vai explicar direitinho...

Comprimentos

A "categoria" dos vestidos curtos é variada, já que engloba modelos de vários comprimentos. São eles:

  • Mini-vestidos, para as noivas mais ousadas, e que podem complementar o look com capas transparentes ou saias removíveis;
  • Vestidos na altura pouco acima do joelho, que são os preferidos para as cerimônias civis;
  • Exatamente na altura do joelho, um compromento que às vezes é confundido com o tamanho mídi, mas trata-se de um vestido curto mais clássico

Versatilidade e praticidade 

Os curtos são extremamente práticos para as noivas que não pretendem ficar sentadas depois do "sim". Para aquelas que desejam se jogar na pista de dança e mais ainda para as que se casam na praia, em cerimônias "pé na areia", ou em terrenos com grama ou irregulares. Esses modelos ainda contam com inúmeros artifícios para diferenciá-los dos vestidos casuais e, muitas vezes, dispõem de um charme despojado que vestidos longos podem não alcançar. 

"Barroco" X Minimalismo

O vestido de noiva curto foge do comum, porém, engana-se quem acredita que, ao apostar por esse comprimento, deve-se preferir um modelo simples ou liso.

Aquelas que pretendem aderir a um curtinho sem perder o brilho e detalhes mais "barrocos", como pormenores em renda, seda, mais volume, aplicações em 3D, pedraria etc, podem seguir com esse estilo sem prejuízo no resultado final. As novas coleções têm apostado, inclusive, em detalhes inesperados das últimas tendências nupciais, como decotes assimétricos, mangas bufantes e ombreras, franjas e tecidos vaporosos.

E para aquelas que querem um curto minimalista, a primeira regra também é válida: se o seu estilo é mais limpo, é possível encontrar modelos curtos que se encaixam perfeitamente. Modelos lisos de silhueta reta, por exemplo, harmonizam com tecidos como a renda, o crepe, o cetim e o chiffon, atemporais.

Cauda

Há também quem deseja mostrar as pernas sem perder o ar de majestuoso dos vestidos de noiva longos e, nesse caso, a opção ideal é fazer uso da cauda em um modelo mullet. Sim, é maravilhosa a ideia de um modelo vestido de noiva curto, simples e elegante, que consegue fazera mescla de uma saia mais curta com uma cauda que vai até os pés. Esse tipo de composição pode seguir vários estilos, com silhuetas que vão desde as mais tradicionais, como de um vestido de noiva princesa, até os modelos mais modernos, como os retos ajustados, ou mais soltinhos, boho chic.

Cuidados importantes

Como em todos os looks, é preciso prezar pelo equilíbrio quando se escolhe um vestido curto para o casamento, e há uma espécie de fórmula. Para quem escolhe um vestido de noiva curto é recomendável ter sempre em mente o equilíbro das proporções, essencial para garantir requinte no visual. Se a parte de cima está coberta de detalhes, tente optar por uma saia mais lisa, ou vice-versa, se o vestido é simples e liso, sinta-se lvre para investir em acessórios mais extravagantes (que tenham a ver com o seu estilo, claro). 

Acessórios "temáticos"

Muitas noivas que optam pelos vestidos curtos têm em mente o estilo rock n´roll especialmente realacionado com os anos 1950, com modelos bem acinturados e volume na saia. Se esse é o seu estilo, perfeito! Esse ar mais vintage pode ser complementado por acessórios na mesma linha, como penteado de coque alto, colares e brincos geométricos e um sapato estilo Mary Jane (o famoso "sapato boneca"). Mas aqui o cuidado é para não exagerar e tornar o look uma fantasia.  

Como se pode perceber, não é complicado harmonizar vestidos com o comprimento acima do joelho, só é preciso ter atenção para deixar todo o conjunto em sintonia. E, como última recomendação, dê ao sapato a mesma atenção que dará à escolha do vestidode noiva, afinal, o par estará em evidência durante toda a festa.