Jésus Lopes Fotografia

As cerimônias no campo são encantadoras e permitem realizar a decoração da festa do casamento em um cenário deslumbrante. Cada vez mais a proposta segue sendo a opção mais desejada por casais que desejam celebrar seu dia ao ar livre. Mas, como tudo na vida, além de imensas vantagens, apresenta também algumas desvantagens! Se já estão procurando espaços para marcar reservar a data, levem em conta tudo que acarretará ao planejamento.

Por mais que já tenham definido previamente um convite de casamento de estilo rústico para acompanhar o contexto, ou um belo vestido de noiva de renda que se destaque em um campo de margaridas, é fundamental que estudem bem as possibilidades antes de bater o martelo. Por isso, hoje apresentamos alguns prós e contras para definirem com segurança se essa é a melhor opção para vocês.

1 . Local

Prós:

  • Terão grande facilidade em encontrar espaços charmosos num cenário incrível para criar a decoração de casamento rústico com um valor muito mais atrativo que um salão na cidade.
  • A luz natural e belas paisagens é a combinação perfeita para fotos incríveis, mesmo em dias nublados.
  • Um cenário no campo por si só já é maravilhoso e potencializa todo o décor. As flores do casamento poderão ser de espécies nativas da região, elementos naturais serão suficientes e a facilidade de encontrá-los ajudará o planejamento.
  • Se a intenção é realizar um destination wedding, muitos hotéis fazenda são propícios para reservar todo o espaço só para seus convidados e tornar o final de semana inesquecível.

Contras:

  • Dependendo da localidade do espaço, pode se tornar um grande transtorno aos convidados, uma vez que o lugar que os noivos amaram (e com tudo o que precisam), pode ser longe da cidade em que moram.
  • A possibilidade de chuva traz desvantagens, quando a intenção é realizar a cerimônia ao ar livre. Sempre deve haver uma área coberta e com um plano B para a alteração, e essa preparação se reflete no orçamento.
  • Nem todos os convidados poderão comparecer, algum idoso da família que tenha dificuldade em se locomover ou familiares com crianças pequenas, talvez possam achar inviável caso o local realmente seja muito distante.
  • Se o espaço não dispõe da infraestrutura necessária para a cerimônia e festa, vocês terão que alugar alguns itens como tendas, mobiliário, gerador e outros.

2. Buffet

Prós:

  • Se a ideia é um buffet que sirva desde pratos caseiros a um bolo de casamento simples, a possibilidade de oferecer um menu apetitoso com ingredientes regionais é grande, além de poder contar com profissionais locais.
  • Toda a parte de alimentação e bebidas pode trazer vantagens econômicas, já que os casais poderão contar também com produtores locais que atendam ao tipo de menu que definiram.

Contras:

  • Oferecer um almoço sofisticado, com pratos exóticos e ingredientes menos fáceis de encontrar trará maior dificuldade com a organização e a coordenação, encarecendo o orçamento com o gasto do transporte.
  • Se pensaram no almoço ao ar livre, além da questão da chuva, o excesso de sol e possíveis mosquitos, muitas vezes, atrapalham. Portanto, visitem o local algumas vezes e fiquem preparados, pensando em soluções junto com os assessores para cada uma dessas possibilidades.

3. Looks

Prós:

  • O campo pede descontração, independentemente do modelo de vestido de noiva ser mais trabalhado, não há necessidade de excessos nos acessórios, com joias ou um traje black tie, mesmo que sejam os protagonistas. Isso dará ao casal a oportunidade de criar um look charmoso e acessível, podendo investir em um vestido de noiva barato e um terno igualmente simples, completamente harmonizados com o ambiente.
  • Ao ar livre podem sugerir um dress code bem nformal, como o de vocês, o que facilita bastante o planejamento dos convidados.

Contras:

  • O desejo de muitas mulheres de usar uma tiara com brilho ou um sapato branco de noiva altíssimo, no campo, na maioria das vezes, não acompanha o contexto. Então se o plano é um dia C com toque de luxo, melhor repensar o espaço em que vão realizá-lo. Existem chácaras e sítios com a ambientação mais sofisticada, mas muitas vezes é preciso adaptar o seu desejo incial.
  • Avisem os seus amigos e familiares por meio do convite, ou com fotos do local para que todos os convidados saibam como se vestir e por onde vão caminhar, evitando um acidente causado por um sapato inapropriado.

Embora o planejamento possa apresentar alguma desvantagem, a simplicidade e o charme que um cenáro campestre oferece vai além e possibilita momentos marcantes para os noivos e também para os seus convidados. Uma coisa é certa, uma cerimônia no campo estimula a conexão com a natureza, trazendo boas energias para receber suas bênçãos, basta uma música romântica do casamento de fundo para coroar o dia.