Bruno Bianc
Bruno Bianc

Nada é mais marcante em um casamento do que a imagem dos vestidos de noiva, quando as mulheres caminham em direção ao amor usando branco como verdadeiras musas, cor que evoca pureza e tradição. Há algum tempo os sapatos para noivas estão ganhando novas tonalidades – e isso funciona muito bem –, mas optar por um look clássico total white nunca sairá de moda, é atemporal, e existe uma grande diversidade de sapatos para cada tipo de vestido.

Quando utilizada na medida certa, a cor branca tem o poder de tornar a decoração de casamento simples e elegante, e muitos casais preferem o tom para dar um toque minimalista à sua celebração. E o mesmo acontece com o buquê de noiva branco. Além de sofisticadas, as flores brancas dão mais leveza à imagem da noiva, como é o caso do copo-de-leite, das tulipas e das margaridas. Mas voltando à noiva... Que tal investir em um calçado no tom?

São Paulo Fotografia
São Paulo Fotografia

Cor que exige cuidados

Por se sujarem com bastante facilidade, sapatos brancos merecem o dobro de cuidado em casamentos ao ar livre, mas nada que impeça as noivas de pisarem a grama com seus sapatos clarinhos.

Um conselho para as noivas mais rústicas é que escolham materiais que possam ser limpos com panos humedecidos, como sapatos envernizados. E lembre-se: para quebrar um pouco o uso do branco, se não quiser apostar apenas por essa cor, é interessante acrescentar outras tonalidades à equação do seu look: por que não optar por um buquê de noiva rosa, por exemplo? Tamnbém um clássico. 

Magic Photograph
Magic Photograph

Harmonia do conjunto

Para ter um conjunto nupcial harmonioso, é preciso analisar tanto o estilo do sapato quanto do modelo do vestido de noiva, tendo cuidado para equilibrar esses elementos. É preciso evitar exageros, como muita pedraria ou enfeites em grandes proporções tanto nos pés quanto no traje. O branco pode ser utilizado tanto em casamentos diurnos quanto noturnos, mas para cada período, pede estilos distintos. Existem opções de modelos de sapatos para todos os tipos de noivas, e não seria diferente com os da cor branca, entre os mais buscados estão:

  • O scarpin, clássico dos clássicos, é a primeira escolha das noivas, e o mais recomendado para casamentos em locais fechados, e cerimônias que ocorrem durante a noite;
  • Entre os favoritos, segue o peep toe, que mescla sofisticação e informalidade dependendo do tipo de tecido que o cobre, e dos acessórios que você irá harmonizar com ele;  
  • Para as noivas que se casam em ambientes bem descontraídos, como casas de campo ou na praia, uma plataforma anabela pode ser a solução ideal para não ter problema com o solo irregular, gramado ou area, e há modelos incríveis, com laços, aplicações em 3D, salto de cortiça etc

Iluminar Fotografia Profissional
Iluminar Fotografia Profissional

As sandálias

No dia a dia, as sandálias brancas causam certa polêmica, mas as noivas têm passe livre para usá-las, especialmente em enlaces que ocorrem no verão e períodos mais quentes. 

Combinam tanto com um vestido fluido, simples, com a silhueta mais reta – que pede uma sandália lisa ou com detalhes tão discretos quando roupa –, quanto com eventos mais formais, onde a protagonista não abre mão de um vestido de noiva sereia com detalhes mais glamourosos. E, nesse último caso, a sandália também pode ser cravejada com strass, ou até mesmo ornamentada com flores em tecido, uma tendência que tem sido vista em muitos modelos. 

Frade Produções
Frade Produções

Linda e confortável

E não apenas de saltos altos é feito um casamento. Sapatilhas para noivas são uma tendência, já que a palavra de ordem do momento é conforto. Com esse modelo é possível brincar com enfeites mais ousados no calçado, acrescentando brilho e pedraria.

Muitas mulheres gostam de quebrar o branco do vestido fazendo contrastes com outras cores, algumas inclusive optam por sapatos amarelos para noivas ou de outras cores, mas a vantagem de usar a tonalidade branca nos pés é que se pode jogar com acessórios de tons mais intensos no vestido, na maquiagem ou até no cabelo. 

Edu Martins Foto & Filme
Edu Martins Foto & Filme

O branco é uma das únicas cores proibidas para os vestidos de festa das convidadas de um matrimônio, já que é a cor oficial da noiva, então essa é a hora perfeita para tirar o seu sapato, a sapatilha ou a sandália branca do armário, ou comprar aquele modelo com o qual você flerta há meses. Tenha certeza que, como acontece com a decoração do casamento, o importante é que você saiba conciliar todos os elementos utilizados (e se o branco não te agradar, sempre existem opções de sapatos para noiva coloridos!). E com um belo sorriso o sucesso de seu traje de noiva estará garantido.