Os vestidos de noiva são, sem dúvida, os protagonistas de um casamento, mas as convidadas podem (e devem) caprichar em seus modelos e tornar o dia dos noivos ainda mais belo com um vestido de festa à altura da celebração. Tecido que está presente até nos convites de casamento, a renda ganha fãs por onde passa e, ainda que pareça um tipo de trama pouco versátil, pode ser facilmente combinado a uma infinidade de acessórios.

Um vestido de renda para festa é uma aposta certa, e depois de ler e ver as nossas sugestões você saberá as razões. A versatilidade dessa textura permite que as mulheres que optem por ela possam usá-la tanto em festas durante o dia, ao livre, em ambientes rústicos, quanto em lugares fechados, em matrimônios noturnos. Seu caimento dá movimento, e dá um ar delicado quem usa. Para quem é convidada de uma festa diurna, as tonalidades claras são as mais recomendadas. Com exceção do branco (deixe-o para a noiva!), as cores pastel são um acerto. Rosa pastel, nude, cinza, azul bebê, a paleta é extensa. E há muito mais.

Harmonizando a renda

Outro ponto onde as convidadas às vezes têm dúvida é sobre o comprimento do vestido. A maioria dos casamentos oferece esse dado aos convidados, mas caso esteja em dúvida, temos algumas dicas. Vestidos longos de festa são quase obrigatórios em casamentos noturnos, especialmente os que são realizados em uma igreja, e com a recepção em seguida. Nesses casos, a renda é ideal, e podendo ser em cores mais intensas, como o marinho e bordô, ambos com discretos acessórios dourados.

Caso o casamento seja durante o dia, e os noivos deixem claro que será uma festa informal, não tenha receio em usar vestido de festa curto. A vantagem de um modelo curto de renda é que o tecido já carrega em si bastante sofisticação, então mesmo com um vestido que pareça simples, você estará bem composta. Nesse caso os tons claros falam mais alto, e os acessórios podem ser dourados, prateados ou até cobreados, para contrastar.

Tecido democrático

Modelos de vestidos para festa de renda podem ser usados por mulheres baixas e altas, magras, curvilíneas ou plus size, tudo depende do corte que escolhem, e por isso é considerado um tecido tão democrático. As mais esbeltas podem investir nos modelos mais justos, já mulheres com mais curvas podem optar pelos cortes retos ou avasê tranquilamente.

E mais, é possível encontrar vestidos de festa baratos de renda, já que existem vários tipos e tramas. E a composição da renda também pode variar, alguns vestidos têm uma parte apenas no tecido, o corselet ou a saia. 

Cabelo sem segredos

Se você é uma convidada que pensa, primeiramente, em praticidade, a renda permite penteados fáceis para casamento. As tranças despojadas combinam perfeitamente, assim como os coques mais informais e os rabos de cavalo. E para ter menos trabalho ainda, os penteados soltos para casamento também entram nas possibilidades mas, nesse, caso, é bom escolher um acessório discreto para harmonizar, como presilhas ou tiaras bem finas.

Por ser um tecido que evoca muita delicadeza, é interessante combinar o vestido com acessórios que, mesmo discretos, tenham destaque, ou por serem mais pesados, como joias, ou por terem cores mais fortes. Os sapatos para noivas costumam fazer sucesso, e você, como convidada, também pode investir em um modelo mais exuberante, especialmente se sua roupa for de renda clara. Entre os vestidos de festa 2017 a renda continua no auge, tão em alta quanto as buquês de flores cor branca.