A palavra renda impõe sempre elegância no universo da moda, e seria impossível não falar sobre ela quando o tema é moda nupcial. Atemporal e clássica, se transformou  no tecido mais romântico, e por isso quase sempre está conectada aos vestidos de noiva, combinação usada há décadas e, que tudo indica, jamais será abandonada. Esse tipo de tecido pode estar presente em todos os detalhes do casamento e, principalmente, no look, aparecendo desde o véu até os sapatos de noiva.

Por isso, hoje mostramos 101 maneiras para aplicar este tecido e garantir esse toque de delicadeza no visual do dia C, com vestidos de noiva de renda para todos os estilos de mulheres e de enlaces.

Para cada estilo, uma renda

A renda é conhecida como um tecido tradicional graças a seu ar clássico e sofisticado. Aliado a um vestido de noiva princesa rende um ar ainda mais mais suave para as amantes de um estilo tradicional. Para um look elegante e equilibrado, aconselhamos o uso da renda em camadas tipo degrade, começando com mais excesso no decote e terminando mais suave e menos presente na saia (já que esta apresenta um visual mais carregado e volumoso).

Por outro lado, os vestidos de noiva sereia podem ser elaborados com renda em sua totalidade, garantindo um look mais sensual sem perder a elegância e classicismo, mas nada impede de usar uma fórmula mais discreta de renda, usando-a apenas na parte do corpete, ou nas mangas com efeito ilusão.

As noivas mais modernas, que desejam, acima de tudo, ter um look autêntico e menos convencional, podem optar pelos inúmeros modelos que fogem da tradição com formas mais geométricas e desconstruídas, além das rendas de tramas originais e padrões maiores. Nesse caso, o vestido também pode ser combinado, por exemplo, com um belo par de sapatos amarelos para noivas.

Finalmente para as adeptas do tão falado estilo boho e do rústico, indicamos os modelos com cortes mais retos que, quando elaborados em renda (as preferidas nesse caso são as de tramas mais abertas) garantem o visual mais despojado que pede esse estilo, e é possível encontrar um vestido de noiva barato que mantenha todo esse padrão e beleza. 

Decotes rendados

O decote ilusão tem sido o preferido das noivas que seguem um estilo mais clássico, e ainda mais romântico se esse detalhe conta com renda e transparência. Para um visual mais vintage, outra tendência dos vestidos de noiva de 2020, procure por tramas maiores que garantem mais transparência e outros complementos retro, como apliques e pedraria.

O estilo boho rústico pede por um modelo mais despojado e, nesse caso, a renda pode compor todo o busto do vestido, para manter a delicadeza de um look nupcial mesmo em um vestido de noiva simples. As mais modernas, que buscam inclusive ideias de modelos entre os vestido de noiva da China, estão mais que liberadas para escolher um cropped rendado e se casar com conjuntinho saia e top no lugar do tradicional vestido. 

Detalhes que fazem a diferença

As opções são inúmeras, mas se ainda sente que não estão completamente de acordo com aquilo que imaginou, lembre-se de que a renda ainda pode estar presente nos detalhes de todos os modelos de vestido de noiva, seja como complemento: mangas compridas ou abalonadas, arremate para o decote das costas, uma fenda falsa na saia. São inúmeras as formas inovadoras de aplicar esse toque romântico no seu vestido atualmente!

Para completar, ainda pode fazer uso de um detalhe de renda em outras partes do look bridal. É possível que este tecido esteja presente no sapato branco para noiva, ainda mais elegante quando conta com um arremate final rendado. Essa alternativa é ideal para as noivas que vão se casar um scarpin, sapatos do modelo chanel ou as até botinhas, as famosas anckle boots, que têm uma superfície ideal para receber o tecido. E se o sapato com renda não covenve, que tal usar a renda para produzir um laço para o seu buquê de flores do campo?

Ainda que tenha optado por uma cerimônia e/ou decoração de casamento que fuja dos padrões, uma coisa é certa: o romantismo deve estar sempre presente, e nesse caso, não há nada melhor que a renda para representá-lo em todos os estilos de celebrações.