Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Estilos de casamento: descubram mais para escolher o seu!

Para cada casal, um tipo de casamento. Mas como escolher o estilo e formato ideais diante de tantas opções? Descubram as propostas de celebração e como funcionam, para saber qual é aquela que se encaixa perfeitamente no seu sonho para o grande dia!

Ainda sem o espaço para o casamento? 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você

Rodrigo Zini Fotografia

Os atentos às tendências nupciais certamente já se perguntaram se devem ter uma cerimônia tradicional digna de realeza ou um encantador casório rústico. Essa escolha, no entanto, vai muito além da estética que nos prende às imagens do Pinterest e do Instagram. Antes de tomar uma decisão, é importante considerar o significado de cada tipo de celebração. Os diferentes estilos de casamento dizem muito sobre a personalidade do casal, a sua relação com os convidados e também sobre como expressam o seu amor. Acompanhe conosco esse apanhado dos mais populares jeitos de selar uma união e descubra, afinal, qual é o estilo ideal para você!

Estilos de casamento

Formatos de casamento

Ravena Garden Buffet

>> Estilos de casamento

Clássico e eterno

Sonhando com o seu próprio “e foram felizes para sempre” dos contos de fadas? Abrace as tradições e invista numa ocasião luxuosa e emocionante. A pureza e a longevidade do amor são o tema central do estilo, do obrigatório vestido de noiva branco à decoração atemporal. É também uma das alternativas mais populares para as cerimônias religiosas, como uma reverência a tudo que representa o matrimônio. O tom é formal e solene, mesmo que a decoração do casamento possa ser opulenta em alguns detalhes, como o bolo em camadas.

Ricardo Gomes Fotografias

Villa Giardini Ecoparque

Escadarias dramáticas para a entrada da noiva, pés-direitos altos para cascatas de flores, altares grandiosos para o momento do sim: todo o ambiente colabora com o clima de sonho de princesa. A decoração também deve expressar a dimensão do casamento clássico, o que faz com que o mobiliário remeta a palácios, que as louças sejam rebuscadas e a iluminação abuse das velas e dos candelabros. A paleta de cores pedida privilegia os tons neutros como off-white, o cinza, o azul pastel, o nude e o rosé, com destaques dourados ou prateados.

Villa Giardini Ecoparque

Casamento na praia: pé na areia

Para as noivas que querem se sentir no paraíso durante o casamento, poucos locais são mais desejados do que a praia. A paisagem deslumbrante e o barulho das ondas atraem casais de todos os gostos e regiões. É uma forma despojada de celebrar com a família e amigos, que estarão mais à vontade para curtir com os noivos. Este tipo de casamento costuma ser celebrado durante o dia, porém o pôr do sol é o horário mais popular para aproveitar a mágica iluminação natural que forma a “golden hour”.

Lemondrop

O clima descontraído do horário e do local se refletem no vestuário para noivos e convidados. Tecidos leves ganham espaço, e cores como bege, marrom, azul claro e branco substituem o tradicional preto na moda masculina. O dress code esporte fino pode, inclusive, dispensar os sapatos caso o par queira ainda mais contato com o ambiente. A ornamentação do casamento na praia pede materiais como palha, fibras vegetais e até mesmo conchas.

Mari Falanga Assessoria

Casamento rústico: a natureza é o tema

Quem ama estar em contato com a natureza ainda está livre para sonhar com um casamento rústico. Seja num grande hotel fazenda, num sítio charmoso ou numa casa em bairro arborizado da cidade, a temática do campo traz um clima familiar e aconchegante para a sua festa. São eventos tipicamente vespertinos que podem seguir noite adentro. Costumam usar da paisagem verde para deixar ainda mais especial o momento do sim.

Ravena Garden Buffet

É um tipo de celebração menos formal que um casamento tradicional, mas não menos elegante. Noivos e convidados podem embarcar no tema rural em acessórios em couro e renda e os calçados aceitam brogues e até mesmo botas. Cores quentes e terrosas ganham espaço na decoração, em contraste com o verde da folhagem que é mandatório. Ambientes com acabamento em tijolo, pedra e madeira bruta reforçam a estética assim como objetos em cobre e barro, que ajudam a complementar perfeitamente o clima!

Celeiro Quintal

Joya Festas

Casamento boho chic: o hippie charmoso

Um dos estilos de casamento mais populares dos últimos anos, o boho chic combina com muita elegância os elementos naturais e as inspirações retrô. É uma estética jovial e despretensiosa, que valoriza a leveza e a harmonia acima de tudo. Celebrações ao ar livre são o ideal, mesmo que seja apenas num quintal ou jardim. O mais importante é deixar noivos e convidados à vontade para aproveitar o momento do seu jeito.

Nathalia Frykman

Os chamados para o enlace podem afrouxar a gravata e tirar os saltos neste clima mais leve. A moda boho é fluida e despojada, se valendo de seda e rendas sem grandes adornos. Vestidos soltinhos e transparentes aparecem com força em cores como branco, off-white e nude. O décor é simples e encantador com folhas, flores, cordões de luzes e muitos elementos artesanais, como cestos e apanhadores de sonhos. O toque final de charme vem nos elementos reaproveitados, como móveis antigos restaurados, garrafas recicladas e antiguidades em metal.

Chácara do Sino

Pés Descalços Fotografia

Casamento vintage: como nossos pais

Não só de hipsters se faz um casamento vintage! Se o sua ideia de estilo inclui peças com toques de décadas passadas, pode investir nesta tendência pois ela certamente irá garantir uma festa inesquecível. Além do apelo visual, a estética atrai um senso de longevidade e nostalgia à celebração. É também um formato flexível de celebração, que deixa a critério dos noivos a época na qual vão se inspirar e o quanto querem trazer destas referências.

Joya Festas

O clima é perfeito para brincar com os mais diversos estilos de roupas de casamento. Entre suspensórios, vestidos midi e looks que vão da pin-up ao rockabilly, temos, pelo menos, um século de moda para inspirar noivos e convidados. Da mesma forma, a decoração ganha um ar leve e divertido com o uso de vitrolas, máquinas de escrever, malas, bicicletas e o que de mais fofo o brechó tiver para oferecer! 

Mar de Memórias

Casamento urbano: "sim" industrial na selva de pedra

Para quem não abre mão da efervescência da cidade grande, que tal assumir essa identidade para o seu grande dia? Celebrar um casamento urbano é abraçar o contexto em que vivemos e mergulhar de cabeça na cultura ao seu redor. Considere locais marcantes e inusitados como galpões e antigas fábricas. A ideia é aproveitar toda a arquitetura do espaço, incluindo os toques mais brutos. Estruturas de aço, concreto e tubos expostos para dar charme à cerimônia.

Amanda Francelino

Complementando a ambiência crua, invista em móveis de metal ou madeira. Flores em arranjos pontuais fazem um belo contraponto, enquanto a iluminação pede tons cenográficos com lâmpadas expostas e refletores teatrais. Caso o evento seja noturno, um dress code formal vai destacar ainda mais o contraste com o entorno. Cores neutras tendem a funcionar melhor, com eventuais destaques em tons quentes para trazer vida ao visual.

Boutique de Eventos

Casamento moderno: na vanguarda da moda

Se elegância para você está mais na qualidade do que na quantidade, seu perfil pede um casamento moderno. Longe de significar eventos sem luxo, a tendência consiste em focar a atenção no essencial: o brilho dos noivos e seus convidados. Espaços discretos e austeros, como museus e galerias de arte, são os locais ideais, servindo como um quadro em branco para a união. Costumam ser celebrados à noite, o que inspira um visual mais fino para todos.

Haret Atelie

O espaço minimalista é composto por adornos sutis e mobiliário clean, em materiais como vidro e plástico transparente. Por outro lado, o vestuário tem maior liberdade para ser ousado, assim como o design recebe carta branca para investir na vanguarda. Looks contemporâneos assinados por grandes nomes da moda são mais do que bem-vindos, bem como ternos de alfaiataria e smokings. É a sua grande oportunidade de promover um chiquérrimo tapete vermelho privado.

Murilo Folgosi Fotografia

>> Formatos de casamento

Coquetel de casamento

Brinde aos noivos!

Uma forma distinta e despretensiosa de celebrar com seus convidados é apostar num coquetel. Mais do que apenas um dos vários estilos de buffet de casamento, este é um tipo de recepção que se destaca pelo dinamismo e pela espontaneidade. É também uma opção flexível: de acordo com o gosto dos noivos, o clima pode ir de uma finíssima noite black tie a uma descontraída experiência de bar.

Ao invés de ficar cada um em sua mesa aguardando um ou mais pratos, seus familiares e amigos são incentivados a circular e interagir. Além das bebidas trazidas pelos garçons, transitam também os canapés e as pequenas porções de finger food. O evento pode contar também com ilhas dedicadas a iguarias e drinks especiais, sem perder de vista a atenção na movimentação livre. Perfeito para encorajar os padrinhos mais tímidos a se soltar na pista de dança.

Espaço Balboa

Centro de Convenções Israel Pinheiro

Mini ou micro wedding

Íntimo e familiar

Nem todo casal quer um casamento gigante, daqueles de parar a cidade. Receber um número limitado de convidados num mini ou micro wedding é uma escolha atraente para cada vez mais casais. A lista reduzida permite uma interação mais próxima e calorosa com os entes queridos e amigos, com mais tempo para curtir os momentos inesquecíveis sem tantas distrações e obrigações. São celebrações intimistas e especialmente emocionantes.

Diego Souza Fotografia

A diferença entre os dois conceitos diz respeito ao número de convidados. Um mini wedding é pensado para um máximo de 100 pessoas, enquanto a versão micro não passa dos 50 mais próximos ao par. Casamentos compactos podem ser uma opção mais econômica e uma oportunidade de caprichar no buffet, servindo apenas do bom e do melhor. E, claro, é um tipo de enlace que exige serenidade e firmeza do casal para manter na lista apenas os nomes que consideram essenciais.

Diego Souza Fotografia

Slow wedding

No seu tempo

Outra tendência nupcial que evita excessos em favor de uma experiência mais tranquila é o slow wedding. Sua inspiração vem do slow movement, uma corrente de pensamento focada em consumo responsável, sustentabilidade e na ideia de desfrutar da vida sem pressa. São casamentos que comportam poucas pessoas, e que valorizam muito o tempo que os noivos passam com cada uma delas. Aqui, a ostentação e a pompa cedem lugar à autenticidade e ao equilíbrio.

Pés Descalços Fotografia

Slow weddings podem até ser celebrados junto à natureza, porém o mais importante é que o local seja aconchegante e que deixe todos à vontade. Pense num evento numa pequena casa de festas ou pousada, com frutas e flores da estação e comida típica da região. A decoração e até mesmo o estilo de convite de casamento favorecem materiais reciclados e adornos DIY, evitando desperdícios. No vestuário, isso se traduz em peças charmosas e confortáveis em tecidos naturais como algodão, linho e seda.

Mari Falanga Decora

Destination wedding

Todos a bordo

Se viajar e casar são os grandes sonhos do par, por que não compartilhar com a família e os amigos? O que chamamos carinhosamente de destination wedding nada mais é que celebrar a união em um lugar distante de onde mora o casal. O apelo para alguns é o clima de glamour e romance de destinos clássicos. Para outros, a ideia é aproveitar a paisagem natural e as atrações de um resort ou hotel fazenda. E há ainda os que optam por um destino com significado sentimental, como a cidade onde se apaixonaram.

7 Clicks Fotografia

Ao contrário do que diz o senso comum, não são necessariamente caríssimos eventos no exterior. A maior parte destes casamentos é realizada em destinos nacionais, como balneários ou cidades históricas. É importante considerar que a necessidade de transporte e hospedagem para todos exige planejamento antecipado. Por outro lado, será sem dúvida uma memória única na vida de todos os que comparecerem.

Elaine Araújo Cerimonial

Elopement wedding

Noivos em fuga!

Já para os pombinhos que querem um enlace longe de casa mas preferem algo a dois (e talvez mais alguns), a pedida pode ser um elopement wedding. O verbo inglês to elope tem o significado específico de fugir para casar e, historicamente, se refere a uma união sem o consentimento dos pais. Mesmo que o casamento não seja necessariamente “uma fugidinha com você”, a conotação de aventura romântica continua sendo um atrativo. 

May Santos Celebrante

Pode ser uma surpresa durante uma viagem ou uma ocasião planejada. Que seja até mesmo o clichê da cultura pop de se juntar em uma capela de Las Vegas. Onde quer que ocorra, o clima é romântico e desprendido. O mais comum é que seja uma cerimônia reservada apenas com o casal e o celebrante – embora possa ter pouquíssimos entes próximos. O mais importante aqui é que os noivos reafirmem seu amor e sua cumplicidade de forma memorável.

  • E, para os casais que pensem em um elopemente, mas não se decidiram pelo tema ou estilo da sua "fuga romântica", temos 10 sugestões orginais aqui!

OCasamenteiro

Diante de tantos diferentes estilos de casamento, fica a certeza de que todo casal pode encontrar uma forma de celebração que melhor os representem na vivência desse grande sonho. Mais do que uma escolha entre visuais e tradições familiares, o jeito de se casar é uma expressão da personalidade da nova família que se forma. Por isso, invista na forma que mais representa a entrada nessa nova etapa da vida!

Ainda sem o espaço para o casamento? 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você