Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Tendências de vestidos de noiva 2023: as principais trends da BBFW!

A Barcelona Bridal Fashion Week – semana de moda nupcial mais importante da Europa – está de volta. Conheça o que reservam as tendências de 2023 e inspire-se. Entre os modelos apresentados na passarela, pode estar o seu.

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Marchesa for Pronovias

O objetivo primordial de uma produção nupcial é fazer a noiva luzir impecável como protagonista. Para tornar essa meta uma realidade, a principal semana de moda nupcial da Europa volta à Barcelona, e apresenta as principais tendências de vestidos de noiva para 2023. Acompanhe as principais trends que o próximo ano reserva para aquelas que estão prestes a subir no altar.

1. Decotes inesperados 

2. Mangas extravagantes

3. Detalhes removíveis

4. Modelos em duas peças

5. Capas e capelet

6. Aplicações florais e babados

7. Vestidos em outras cores

8. Fendas frontais

9. Detalhes em preto

10. Maximalismo

1. Decotes inesperados

Para além dos decotes clássicos em vestidos de noiva, como o decote coração, em V ou ombro a ombro, a BBFW trouxe decotes "inesperados" como tendência 2023. Marchesa for Pronovias apresentou um mix de decotes al combinar um vestido halter com ombros à mostra através de um delicado caimento de tecido. As costas foram evidenciadas na passarela em decotes femininos, redondos, emoldurados por renda. E para as noivas que prezam por uma dose de ousadia, os recortes laterais chegaram com tudo. 

Marchesa

Yolancris

2. Mangas extravagantes

As mangas da temporada 2023 não irão passar despercebidas. As mangas bufantes, com ar vitoriano (e sua releitura moderna dos anos 80) caíram nas graças dos estilistas nupciais. Em tule ou plumeti, com leveza, ou em seda estruturada, acompanhando modelos mais conservadores ou decotes ombro a ombro, elas marcaram presença na passarela da BBFW. Mas não foram os únicos modelos. Manguinhas curtas, minuciosamente trabalhadas em tecidos delicados, como a renda, cortadas a laser, também chegam como uma tendência.

Jesús Peiró

Yolancris

Nicole

3. Detalhes removíveis

As mangas já foram citadas como um destaque para 2023, em modelos que transbordam ousadia e volume. Mas há que se dar atenção a elas por outro detalhe que se eleva como tendência: os itens removíveis. As mangas que podem ser retiradas para maior comodidade das noivas aparecem como opção prática. É possível optar por mangas bufantes durante a cerimônia, e um vestido mais leve, sem mangas, durante a recepção e a festa. Esse efeito também pode ser visto em saias, que transformam um vestido de noiva em dois modelos. Vestidos que contam com uma saia princesa volumosa e removível, se convertem em vestidos sereia ou de corte reto.  

Jesús Peiró

4. Cropped tops: modelos em duas peças

Para as futuras noivas que desejam um estilo que grite moda contemporânea, a aposta é, definitivamente, pelos modelos nupciais em duas peças. Se, em algum momento, as saias acompanhadas de um cropped top foram restritas aos eventos mais despojados, agora os vestidos de noiva em duas peças ganham todos os estilos de casamento. Desde o modelo reto, que conta com cropped e saia em renda, perfeito para casamento diurnos e ao ar livre; até saias volumosas e cheias de glamour acompanhadas por um luxuoso cropped em seda, no mesmo padrão: duas peças que servem a todos os gostos.  

Jesús Peiró

Jesús Peiró

Yolancris

5. Capas e capelet

As capas acrescentam um certo glamour misterioso aos vestidos de noiva. Confeccionadas em tecidos completamente transparentes ou com aplicações de renda, elas aparecem na temporada 2023 bastante fluídas, como uma alternativa contemporânea ao véu – com mais dramaticidade e informação de moda. 

Na mesma linha, Jesús Peiró apostou em um estilo vintage de capa: a capelet. Uma espécie de capa curta, como um poncho, que é delicadamente usada por cima do vestido. Antes considerada um elemento tradicional, a capelet volta a circular com ares mais modernos, neste caso, com direito a plumas.

Marchesa

Jesús Peiró

Jesús Peiró

6. Aplicações florais e babados

Dando um toque divertido aos modelos nupciais, as aplicações florais em 3D e os babados merecem seu devido destaque. As flores apareceram em diversas coleções para 2023, e mostram que a moda volta a jogar com volumes e texturas, e o universo nupcial abarca esse retorno. Já o ar barroco dos babados ganhou releituras mais sofisticadas, mas que seguem com a extravagância que os torna um símbolo de luxo. Camadas de babados em tecidos leves deram movimento às saias e, consequientemente, ao caminhar da noiva.   

Marchesa

Jesús Peiró

Marchesa

7. Vestidos em outras cores

Vestidos de noiva que fogem do tradicional branco puro: os designers foram além da paleta clássica de casamento, que reserva às noivas o all white e alguns tons abaixo ou acima. Para 2023, a BBFW anuncia uma bela abertura a outras tonalidades, ainda que estejam na paleta pastel, discretas. Tons de rosas, nude e champanhe, e até o lavanda são alternativas para as noivas. Afinal, a celebração de um enlace merece modelos que mostrem a essência de cada mulher, para além do que é convencional.

Marchesa

Cymbeline

Yolancris

Rembo Styling

8. Fendas frontais

A fenda nos vestidos femininos surgiu nos palcos argentinos, mais especificamente no ambiente do tango. As bailarinas necessitavam essa abertura nas saias para que houvesse mais liberdade de movimentos durante as coreografias e, com o tempo, o recorte foi incorporado aos vestidos de festa. As fendas tradicionais são laterais, mas, como tendência para 2023, os estilistas nupciais apostam por um estilo mais ousado: as fendas frontais. O corte na saia que torna o caminhar da noiva mais sensual está presente em muitas coleções apresentadas na BBFW e, sendo uma abertura frontal, têm uma altura mais discreta. Elegância absoluta no caminho até o altar.  

Pronovias

Cymbeline

Rembo Styling

9. Detalhes em preto para a noiva? Sim, ela aceita

O branco reservado aos vestidos de noiva tem um forte simbolismo. O tom representa pureza e, tradicionalmente, é visto como um elemento para o rito de passagem entre a menina que se torna uma mulher casada. Mas a moda nupcial se propõe a quebrar paradigmas e, na BBFW, foram apresentados modelos com detalhes em preto ou inteiramente confeccionados com esse tom. A “rebeldia” dos designers mostra uma evolução no universo nupcial, que se adapta a todos os estilos de noivas, propondo diferentes modelos que se encaixam às distintas personalidades das mulheres que sobem ao altar.

Nicole

Nicole

Nicole

10. Maximalismo

Se, por muito tempo, a estética minimalista – que preza por designs limpos, cortes retos e o mínimo de detalhes – esteve no topo, a passarela da BBFW mostra que a tendência oposta, o maximalismo, será uma tônica em 2023. Mangas enormes, maxi laços, saias exageradamente volumosas, adornos e mais adornos! E quanto maiores, melhor. 

Nicole

Nicole

Rembo Styling

Cymbeline

A Barcelona Bridal Fashion Week é uma fonte de inspiração indispensável para futuras noivas e amantes da moda, em geral. Não percam os desfiles e descubram todas as principais tendências para 2023 aqui, em Casamentos.com.br. 

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você