A escolha do sapato de noiva é uma das partes mais deliciosas do processo, porém requer muita atenção já que a ideia é aproveitar ao máximo a cerimônia e a festa e das músicas para casamento escolhidas a dedo, sem estar preocupada e incomodada com o que está vestindo. Tenha em mente que você ficará muitas horas em pé, e dançará em alguns (ou em vários) momentos, e por isso conforto é o fator que mais deve-se levar em consideração no momento da procura. Mas claro, antes de tudo o mais importante é ter em conta o vestido de noiva, afinal ele é o grande protagonista e por isso os dois devem estar conversando - assim como todo o resto do look.

Quando comprá-lo

O momento ideal para comprá-lo é quando já se tenha o vestido definido. Mesmo que ele não esteja totalmente pronto, o melhor é ir em busca do sapato perfeito tendo em mente o modelo do traje que melhor se encaixa, considerando também a sua cor e a textura do tecido. É importante harmonizar bem esses dois itens e, caso haja dúvida com relação ao que cai melhor, é possível buscar fotos do vestido noiva pefeito para se inspirar e garantir que todas as lembranças do dia C estejam impecáveis.

Comprimento do vestido

A escolha do comprimento do vestido também é essencial, então se você optou por um vestido de noiva curto, as sandálias mais abertas e com muitos detalhes, como pedraria e bordados, são uma ótima opção já que estarão completamente à mostra. Já os peep toes e sapatos fechados ficam melhor com o clássico vestido longo, porque deve-se pensar que somente a ponta aparecerá por completo, e se o calçado for muito aberto, pode dar a impressão de que a noiva está descalça (por isso a parte da frente é tão importe quando consideramos um vestido longo).

Subir no salto ou não?

Existem inúmeras opções de saltos, com tamanhos, curvaturas e espessuras diferentes. Se você optar por eles, tente escolher algum que já esteja mais acostumada a usar. Saltos de até 6 ou 7cm, com certeza te proporcionarão mais conforto, e se habitualmente já lida com eles, não será um desafio.

Porém se você não é muito fã de sapatos altos, tem dificuldade de andar com eles ou não quer ficar muito alta, as sapatilhas para noivas são definitivamente uma boa saída. Muito confortáveis, elas vão garantir uma comodidade maior ao longo de toda a festa. Apenas fique atenta ao tipo de vestido, elas ficam melhor com os vestidos longos, já que não proporcionam o efeito de definir as pernas como o salto, e podem ficar extremamente informais com vestidos mais curtos, mas isso, igualmente, depende do seu estilo de festa.

As rasteirinhas são outra tendência entre as noivas, é a campeã no quesito comodidade, porém as mais difíceis de se combinar, já que a estação do ano, local da festa e vestido devem ser estritamente analisados antes de serem as escolhidas. Casamentos boho ou na praia são a melhor pedida para usá-las.

Branco clássico ou colorido?

A cor do sapato não precisa ser exatamente igualzinha à do vestido, seja branco, off white ou bege - o melhor aqui é que combinem entre si. A textura é outro fator importante: se por exemplo o seu for um vestido de noiva de renda, é ideal que a textura do sapato seja mais lisa e neutra, para não conflitar com a trama do elegido. Por isso, como já dissemos, ter uma amostrinha do tecido pode ajudar muito na hora da escolha.

Agora se você quer fugir um pouquinho do clássico, os sapatos para noivas coloridos são uma boa opção, e já se foi o tempo em que somente as mais moderninhas aderiam aos coloridos na hora de montar seu look nupcial. O importante é ter uma harmonia entre as cores, e uma boa solução é usar a paleta de cores do buquê, ou os tons escolhidos para a decoração. Se por exemplo, o escolhido for um buquê de noiva rosa pink, um sapato rosinha um pouco mais claro ficaria perfeito. Assim a cor escolhida não ficará perdida e nem sem sentido.

Ainda sobre os coloridos, as cores metálicas prata e dourado, podem ser muito elegantes se a noiva estiver usando alguma jóia ou bijuteria e eleger para o sapato o mesmo tom.

Estilo e local

Existem músicas para cantar em casamento tranquilamente e aquelas que foram feitas para dançar, e o mesmo acontece com os sapatos. É indispensável para poder selecionar o seu sapato, saber qual o estilo e local onde vocês irão fazer a festa. Afinal um salto agulha em um casamento no campo, ou uma rasteirinha em uma festa super tradicional, podem ser uma furada tanto no conforto como no visual do look.

Tendo em conta todos esses detalhes antes de bater o martelo, o quesito final é que seu sapato te deixe completamente feliz e faça jus à decoração de casamento que vocês escolheram com tanto carinho. E não se esqueça de que ele ainda pode ser um lindo complemento para seus vestidos de festa em futuros eventos!