A partir do dia 21 de junho o hemisfério sul se prepara para a chegada do inverno, e os casais que já têm a data do seu enlace marcada para essa temporada, além de apreciarem esse tempo mais fresco e friozinho, também devem adaptar todo o evento à estação, e as escolhas especialmente, pelos looks nupciais. Tanto os conjuntos usados pelos noivos quanto os  vestidos de noiva devem estar em harmonia com o clima, e as mangas longas no vestido podem ser o elemento crucial que irá manter as protagonistas aquecidas e ainda dar charme e elegância ao look.

Elas podem ser usadas em diversos tipos de cerimônias, desde as mais tradicionais às mais descontraídas, com um toque bohemian, em um look clássico ou minimalista,  tudo depende do modelo que se escolhe, do tecido e dos acessórios que irão compor o conjunto. 

O estilo e o clima

Para escolher o modelo de vestido de noiva é sempre recomendável analisar com cautela o lugar onde será realizada a cerimônia, e a estação em que acontecerá. No geral, o Brasil, tem um clima tropical, mas ele muda de ano para ano e até em cada região. Se irá se casar em um local como cidades do Sul e do Sudeste do país, onde no inverno há temperaturas realmente baixas, os vestidos de manga longa com tecidos mais grossos e estruturados acabam sendo a melhor alternativa.

Outra opção se você ainda não está muito segura sobre como estará a temperatura, já que algumas regiões são mais instáveis, são os vestidos com mangas removíveis, uma tendência que despontou nos últimos anos, ou mangas de tecidos mais leves, como tule ou chiffon, que podem ser até mesmo transparentes e mantêm a elegância com frescor. Essa alternativa pode ser igualmente combinada a acessórios para o frio.

Variedade de modelos

Ainda que as mangas longas sejam o ponto em comum dos vestidos da galeria, há diversos modelos e estilos, que podem ser adaptados ao tipo de cerimônia e à identidade visual de todo o evento. Se a sua festa será no campo, com uma identidade visual rústica, vestidos fluidos, seja em modelos vintage ou mais modernos, estilo camisa, mais leves e de renda, serão uma aposta certa. Se você é essa noiva boho, que se encanta com a estética hippie chic, pode investir sem medo neste estilo de manga, prezando pelos tecidos fluídos e cheios de transparência, e até apostar por mangas mais ousadas, estilo boca de sino ou poeta.

Para as noivas mais moderninhas e menos tradicionais, a mistura de texturas e materiais é bem interessante. Ainda que seja espetacular, você pode tentar substituir o tradicional vestido de noiva de renda por algo mais ousado: um exemplar liso, de corte reto e minimalista, e investir em acessórios que reafirmem a estética clean.

Para as mais tradicionais, um vestido de noiva sereia com mangas longas e efeito tattoo lace é o ideal. Lembre-se disso: as mangas de renda e tule são sempre um carro-chefe quando o assunto são trajes de noiva, são tecidos extremamente delicados e sua transparência completam o tom romântico.

Decotes

Escolher o modelo de decote ideal irá valorizar o seu colo e, ainda que seja inverno, é possível jogar com diferentes estilos de decote (frontais ou nas costas) e mostrar um pouco de pele, já que as mangas irão auxiliar! O decote em V está entre os favoridos, e potencializa os mais variados biotipo, o decote canoa para quem optar por um vestido de corte sereia é ideal, e as noivas da estação mais fria também podem apostar por costas de fora, tendo sempre uma manta ou o véu, caso o tempo peça.

Versatilidade das mangas longas

A manga longa é perfeita para todos os estilos de noiva e, diferente do que se poderia pensar em um primeiro momento, não é um elemento que torna o traje mais sério, muito pelo contrário. É possível jogar com tipos diferentes, como a manga poeta, a manga boca de sino ou a manga borboleta, que tornam o vestido muito mais extravagante (na medida ideal). E também não é preciso preocupar-se com a mobilidade, já que as mangas são confeccionadas com esse cuidado.

Alguns pontos são fundamentais para se ter em conta na hora de "bater o martelo" para o vestido que usará, e o ideal é que esteja de acordo com o clima e, claro, com a sua personalidade. Inspire-se com a galeria que preparamos e escolha o modelo que te dará conforto e aquecerá, mas, principalmente, te fará sentir como uma diva quando os olhares se voltarem para a protagonista do dia.