Nem sempre é fácil encontrar entre os vestidos de noiva modelos que sejam lisonjeiros com corpos maiores e mais curvilíneos. Felizmente, ano a ano esse quadro vem sendo mudado com designers de roupas dispostos a promoverem uma moda mais inclusiva e positiva sobre as inúmeras formas femininas. Com décadas de atraso, os tamanhos disponíveis vêm sendo ampliados, em movimento parecido que vem passando a indústria calçadista em seu portfólio de sapatos para noivas. Mas neste artigo nos concentraremos nas roupas plus size para o grande dia.

É importante ressaltar que é o traje quem tem que caber na mulher e não o contrário. Isso inclui a personalidade e gosto pessoal. Se tem uma ocasião em que ela deve sentir feliz e satisfeita com aquilo que está usando, é o casamento. Portanto, não se furte de usar formas, enfeites e detalhes como babados, laços, flores ou miçangas por medo. Não há qualquer impeditivo ao seu sonho. Existem tantos formatos de corpos e designs de roupa disponíveis que tudo vira uma questão de achar o “match” apropriado. A seguir, daremos algumas dicas para facilitar a busca até ele. 

Cintura império 

Qualquer corte em A com uma cintura império será uma escolha acertada. Como o design afunila logo abaixo da linha do busto, de onde origina o caimento da saia, a silhueta formada é ideal para mulheres que desejam vestidos de noiva plus size mais discretos. Múltiplas camadas de tecido fino, como tule, dão um efeito etéreo ao look.  

Valorize suas formas 

O grande segredo para um bonito vestido lhe cair bem é ele abraçá-la nos locais certos. Assim, uma noiva consegue acentuar suas curvas, ajudando a defini-las onde é preciso. Quem se queixa de não ter cintura pode contar com o corpete para criar uma. Isto irá valorizar a parte inferior da roupa e ainda marcar os quadris lindamente.

Princesa da festa

Um vestido de noiva princesa ajudará a dar destaque a área superior das mulheres com corpo pera. Isto porque ele ficará justo na metade superior, que é a menor, e adornar com volume abundante a parte inferior, numa proporção condizente com a silhueta. Se a forma corporal assim é, use-a a seu favor.

Efeito sereia

Curvas são amigas. Um bom alfaiate ou costureira sabem disso e irão realçá-las na proporção certa. Começar a abertura do vestido de noiva sereia logo acima dos joelhos ou no meio da coxa dá a ilusão de pernas mais longas. Outra dica é usar trajes feitos com organza, que fica ótima nos corpos maiores.

Com fenda

Sim, fendas. Por que não? Trata-se de um elemento que alonga visualmente as pernas e o look no geral, tornando o conjunto mais longilíneo. É perfeita para a noiva que quer ficar sexy e deixar transparecer sua personalidade confiante. Combinado a um fechamento mais conservador nas costas, a divisão traz dramaticidade à caminhada. 

Decote fechado

Gola fechada ou alta, incluindo o tipo ilusão, alonga o pescoço e a proporção na metade superior roupa. Mas isso não significa que a mulher tenha de estar toda envolta por tecido, dos pés à cabeça. Experimente os modelos de vestido de noiva com tal característica que não tenham mangas ou possuam decote nas costas e tamanho mídi. Cada corpo é um corpo diferente, com peculiaridades únicas. Por vezes, elementos que poderiam ser entendidos como inapropriados à sua silhueta podem acabar surpreendendo na hora da prova.  

Jumpsuits para noivas

Dá para ficar linda e confortável ao mesmo tempo e os jumpsuits (macacões) são a prova disto. Eles são práticos e vestem bem uma grande quantidade de formas. Este tipo de peça estrutura o corpo de uma maneira que nenhum vestido o fará, definindo a barriga e alongando as pernas de forma mais natural.

Vestido ombro a ombro

Um traje longo que deixa somente os ombros de fora chama a atenção para a área. E mostrar pele nesta região é algo definitivamente sensual. Se agregados ao decote, os babados dão um charme extra ao aumentar o volume do colo. Isso significa uma proporção melhor com o restante do corpo nas mulheres de quadril e bumbum avantajados. 

Fuja dos tecidos muito maleáveis

Tecidos finos e maleáveis, como seda e chiffon, tendem a ampliar cada pequeno detalhe, incluindo celulites e outras imperfeições que toda noiva tem. Tafetá, organza, renda e cetim duquesa são opções de panos mais lisonjeiros.

Tantos exemplos servem para mostrar que não há problema algum com corpos maiores, e cabe à moda valorizar os pontos fortes deles dentro dos vestidos de noiva. Logo, cabe às mulheres plus size pleitear por cortes que estejam de acordo com suas expectativas e medidas. Afinal, uma mulher à vontade com seu penteado de casamento e seu look não tem como não emanar beleza em toda a sua potencialidade.