Espaço Climbers Eventos e Festas
Espaço Climbers Eventos e Festas

Prático e eclético, o “finger food” é um conceito autêntico na forma de servir, conquista muitos noivos e convidados pela proposta aprimorada na apresentação de pratos, petiscos e sobremesas. A cada ano surgem novas tendências para o dia C, seja nos modelos dos vestidos de noiva, na inclusão de elementos inusitados que enriquecem a decoração do casamento ou pela entrada coreografada dos padrinhos, deixando cada celebração mais original e cheia de personalidade.

Mas, quando se trata do cardápio, os noivos se debruçam em diversas pesquisas a fim de conhecer novos sabores que possam enriquecer seu menu, trazer novos ingredientes e cores ao bolo de casamento, além de incrementar a maneira de servir, afinal o que mais desejam é oferecer o que há de melhor a seus convidados. Hoje apresentaremos esse conceito para que saibam se combina com sua recepção.

Fabelle Buffet
Fabelle Buffet

1. Como funciona?

A tradução exata de “finger food” é comer com os dedos, mas claro que também dá a ideia de comer pequenas porções de cada item do cardápio, sobremesas e doces. A proposta apresenta uma solução a alguns itens do menu que podem ser complicados para comer sem derrubar um pouco do recheio em um paletó ou vestido longo de festa, especialmente se o convidado estiver em pé enquanto degusta aquela pequena maravilha, assim a ideia é que deve ser consumido de uma vez, sem que seja necessário usar talheres, ou com o mínimo de "garfadas".

Hanna Buffet
Hanna Buffet

2. Uma deliciosa alternativa

Além de muito versátil, é uma ótima escolha em propostas descontraídas, em que músicas da festa de casamento vão tocar até altas horas. Porém, mesmo em um contexto mais formal, o finger food pode ser a a opção perfeital de buffet, já que pode contar com ingredientes sofisticados, em que pratos gourmet são oferecidos com uma apresentação incrível e louças especiais.

A grande vantagem é que os convidados podem comer em pé ou em mesas de apoio, dispensando as tradicionais mesas postas, diminuindo o serviço de garçons e deixando os convidados à vontade para degustar essas pequenas maravilhas. 

Espaço Climbers Eventos e Festas
Espaço Climbers Eventos e Festas

3. Como acertar no estilo

O que irá determinar o estilo são as louças, a apresentação e finalização dos pratos, assim como o modo que são servidos. Todas as opções do finger food são servidas em pequenas porções e sempre em recipientes menores: colheres de louça ou prata, copinhos simples, tacinhas de cristal, palitos, cumbucas de cerâmica e pratinhos de diferentes tamanhos e formatos.

Espaço Climbers Eventos e Festas
Espaço Climbers Eventos e Festas

No caso dos canapés devem ser servidos em bandejas ou pratos que contrastem com a cor dos ingredientes, os petiscos unitários podem estar em palitos originais, sempre acompanhando a proposta do seu dia. 

Buffet Brunetto
Buffet Brunetto

4. Finger food de verão

Combina com diferentes contextos de decoração de festa de casamento, inclusive os mais elaborados, na praia, no campo ou na cidade, e abre um leque de possibilidades, substituindo um coquetel de forma original e ocupando o lugar de um jantar elegante, de forma criativa, aportando liberdade à degustação.

Para o verão deem preferência a opções refrescantes – ceviches em tacinhas, saladinhas, espetinhos de frios com frutas, frutos do mar ou carpaccio servido na colher de porcelana branca. A forma de oferecê-los aos convidados é o que faz toda a diferença no finger food.

Espaço Climbers Eventos e Festas
Espaço Climbers Eventos e Festas

5. Finger food de inverno

O conceito finger food traz uma incrível liberdade para explorar um menu com os mais variados sabores, por esse motivo faz com que a tendência seja tão amada. O inverno pede uma profusão de ingredientes que aqueçam o paladar e o olhar. O cardápio pode ter um mix de combinações, levando em conta o perfil dos convidados e o de vocês, claro. 

Usem a imaginação e incluam aqueles pratos apetitosos que sejam propícios ao clima – cumbuquinhas com escondidinho, bolinhos de costela no palito, caldinho verde no copinho ou vatapá servido em colheres de prata e, para finalizar a noite com sintonia com a proposta, um bolo decorado do casamento na versão cupcake acentuará seu delicioso finger food. 

Estação Carrara Gastronomia
Estação Carrara Gastronomia

Seja qual for o estilo do décor ou número de convites de casamento distrubuídos, a maioria dos casais têm duas preocupações iniciais que são unânimes: primeiro o vestido de noiva e/ou traje de noivo para estarem perfeitos e, principalmente, o que vão servir em seu cardápio. Afinal, o maior desejo é poder oferecer um dia inesquecível e cheio de personalidade, e escolhendo "a dedo" o finger food que será servido, vocês podem ficar tranquilos com o sucesso da festa.