Saber valorizar a beleza natural do espaço é uma tarefa que exige um olhar mais aguçado. Tudo tem que ser mais elaborado e pensado para não parecer um carnaval no meio da floresta, desde o bolo de casamento até o buquê de flores da noiva. Por isso vamos te ajudar a esclarecer alguns pontos importantes para clarear suas ideias e alcançar uma decoração de casamento incrível para esse estilo de evento.

Menos é Mais

Casamentos ao ar livre são considerados um novo conceito em sofisticação e elegância. Você não precisa de muito para ter um evento chique e maravilhoso, sendo a ocasião ideal para uma decoração de casamento rústico. Se optou por uma celebração nesse estilo, tem a sorte de contar com a incrível ambientação natural que o lugar proporciona, necessitando apenas realçá-la e dar-lhe um toque especial.

Flores e arranjos

Explore a criatividade na hora de usar o poder das flores para casamento naturais e suas cores, de acordo com a natureza presente. Os arranjos, quando bem feitos, realmente são capazes de transformar um ambiente, e nessas horas uma ajuda profissional é sempre bem-vinda para te orientar quais espécies combinam entre si. Os recipientes para esses arranjos podem variar, seguindo uma linha mais rústica. Objetos reciclados e vintage são os elementos decorativos ideais: embalagens de vidro, caixotes de madeira, bicicletas antigas, cestos de vime entre outros.

Uma dica legal é decorar o caminho para o altar com pétalas. É uma forma de colorir e dar vida sem exageros. No altar você também pode fazer um arco de folhas e flores, fica original e bem romântico, além de compor o cenário ideal para as fotos da cerimônia. Além disso, é interessante compor com os outros elementos da celebração, como os bolos decorados para casamento que podem levar as mesmas flores do resto do ambiente ou no look da noiva - um buquê de flores do campo é a escolha ideal para essa ocasião!

Bebidas e comidas

Mais um motivo para você inovar. Como apoio das bebidas e comidas você pode usar os famosos carrinhos vintage, mesas de demolição, escadas e até o respcipientes entram no jogo: barris e baldes de madeira, jarras antigas de vidro, troncos de madeira e tudo o mais que encontrar na casa da sua avó!

Não esqueça das águas aromatizadas coloridas e com frutas, servidas nas incríveis suqueiras de vidro que vimos tanto por aí. Além de refrescantes, dão tom romântico e rústico à festa.

Cores

Pense sempre em compor com o ambiente natural, afinal ele vai estar como pano de fundo o tempo todo. A decoração de casamento amarelo é uma opção maravilhosa para esses eventos, já que traz um clima mais cálido, perfeito para aquecer ambientes abertos. Os tons mais fortes como vermelho e suas variantes também são bem-vindos, porém em doses mais pontuais para não sobrecarregar. O verde e o azul são escolhas garantidas, já que muito provavelmente são cores que já estarão presentes naturalmente.

Natureza

O legal de fazer casamento ao ar livre é que você usa a natureza a seu favor. Árvores, galhos e até a grama servem de suporte para itens de decoração. Aproveite e use a sombra das árvores para criar ambientes diferentes, tipo lounges com pufes, cadeiras e sofazinhos sobre um tapete que dá o tom aconchegante. Fica um charme!

Luz

As luzes são um elemento decorativo e transformador. Você pode usar soluções que garantem um clima mais intimista e natural com luzes suaves, como a luz de velas, lamparinas, candelabros ou os famosos varais de luzinhas, bem populares nos casamentos atuais. O importante é proporcionar um ambiente romântico e acolhedor.

Toque único

Itens pessoais do casal também criam uma atmosfera mais personalizada e original, como objetos que contém alguma história ou significado. Um varal de fotos do casal,

Cerimônia

É um dos pontos altos das celebrações em ambientes abertos, já que o momento mágico da união acontece sobre uma paisagem encantadora, tornando-o ainda mais emocionante. A decoração desse ambiente depende muito do local, mas com certeza o uso de flores e tecidos suaves são escolhas certas. Uma tendência (alternativa) em casamentos ao ar livre, é a cerimônia redonda. Essa disposição do ritual permite que os convidados tenham mais contato visual entre eles e aumenta as chances de todos conseguirem assistir a cerimônia de um ótimo ângulo.

Por fim, lembrem-se de quando escolherem o local, dar preferência para locações que já sejam preparadas para receber eventos do tamanho de seu casamento, seja ele grande ou pequeno. E não se esqueça de começar a pensar também nos vestidos de noiva que se adequem ao estilo da celebração, afinal o escolhido terá a decoração como pano de fundo o tempo todo. O mesmo vale para os vestidos de festa das madrinhas, já que elas também terão uma presença especial no grande dia.