10 Perguntas que devem fazer antes de contratar o buffet
O buffet do casamento é uma das grandes preocupações do casal. Antes de assinar o contrato com um fornecedor é preciso ter certeza que é o ideal, desde os produtos que oferece até as condições de pagamento, equipe e outras questões.

Uma das decisões mais importantes nos preparativos para a festa que irá celebrar a sua união com o seu par é a escolha do buffet do camento. Deixe as definições secundárias para uma outra hora. O tópico que definirá o que será servido aos seus convidados deve decidido com o máximo de antecedência possível. Com isso, o casal não corre o risco de ver seu fornecedor favorito indisponível na data escolhida para o casório ou de se ver sem o orçamento adequado para o serviço que deseja. E esse está longe de ser o único cuidado a se tomar na contratação do buffet. Averiguar se o pacote negociado inclui o bolo de casamento e as bebidas são outras considerações a serem pesadas antes de assinar qualquer documento.
Para que não pairem dúvidas no ar e a festa não sofra nenhuma falha, é importantíssimo saber fazer as perguntas certas. A seguir, selecionamos uma lista com dez questionamentos que não podem faltar nas conversas com os fornecedores. Para combater o estresse e evitar as pegadinhas das letras miúdas nos contratos, tenha-as na ponta da língua. Preparados?
1. Tem experiência na área de casamentos?
Verificar se o fornecedor já realizou este serviço é fundamental para que vocês possam avaliar o portfolio dele sobre o tema. Empresas com experiência conhecem a demanda deste tipo de festa e conseguem antever e resolver os gargalos no preparo e distribuição dos pratos, além de possuírem uma equipe própria devidamente treinada para não deixar faltar nada no dia. Só assim vocês terão a tranquilidade de saber que ela é capaz de calcular a quantidade de suprimentos necessários para o número de convidados chamados, fornecendo a eles um serviço de qualidade de forma rápida, eficaz e saborosa.
2. Vocês trabalham com menus fixos ou podemos personalizá-los?
Os fornecedores de casamento geralmente estão dispostos a fazer ajustes no menu para atender vocês e seus convidados. Vocês preferem carne a peixe? Seus convidados preferem salgadinhos a canapés? Verifiquem com eles se estão dispostos a fazer alterações no cardápio. Alguns se mostram irredutíveis em manter tudo como fora apresentado.
3. Com quantas pessoas conta a sua equipe?
Lembrem-se de que os funcionários não terão apenas como trabalho o de servir as mesas. Além do preparo dos pratos, o buffet é o responsável por recolher os pratos e copos para a higienização, além de fazer a limpeza das mesas. Uma equipe pequena não será capaz de atender bem pela falta de pessoal.
4. Vocês trabalham com opções para quem tem restrição alimentar?
É bem provável que alguns convidados tenham uma dieta exclusivamente vegetariana, vegana ou que não possam consumir lactose ou glúten. Por isso, verifiquem se a empresa a ser contratada é capaz de fornecer alternativas satisfatórias para estes diferentes cenários, incluindo a possibilidade de menu infantil para os pequenos.
5. Quanto tempo de serviço dura o buffet e como cobram as horas extras?
O contrato padrão costuma prever seis horas de buffet, mas para baratear custos e oferecer preços mais competitivos, algumas empresas oferecem uma ou duas horas a menos. Imaginem a dor de cabeça que isso pode significar no grande dia caso o casal tenha deixado isso correr batido. Por isso, outra questão a ser levantada é a das horas extras. Verifiquem quantas mais podem ser solicitadas no dia e qual seria o custo delas. Incluam esta possibilidade no contrato com o preço combinado.
6. Vocês fornecem os talheres, as louças, copos e taças? Quais utilizam em casamentos?
Tudo deve estar alinhado com a decoração da festa do seu casamento. Um buffet com jantar exige uma mesa posta completa e uma louça fina. Caso não se verifique isso, o resultado no dia pode ser uma combinação indesejada com os demais elementos do espaço. Da mesma forma, as taças devem estar de acordo com o que será servido pelo bar. Verifiquem com o responsável pela decoração a paleta de cores e os acabamentos desejáveis.
7. Quais são as opções de pagamento?
Há fornecedores que exigem pagamento adiantado, enquanto existem outros que oferecem a possibilidade do pagamento de uma parcela ao final do serviço. Geralmente, o pagamento à vista garante um desconto e um alívio nas contas do casal. Por isso, verifiquem com as empresas os preços nas diferentes condições de pagamento e optem por aquela que melhor se adapte às suas necessidades para não terem que economizar em outros itens.
8. Quais bebidas estão incluídas no serviço?
Verifiquem com o buffet com quais bebidas eles trabalham e quantas opções possuem. No caso das cervejas, se o fornecedor trabalhar com marcas que não são de agrado do casal ou dos convidados, isso pode ser um problema sério. Vejam a lista de possibilidades de drinks, também para saber se será necessário a contratação de serviço de barman à parte.
9. Vocês fornecem o bolo de casamento?
Alguns buffets dão a possibilidade ao casal de incluir no pacote contratado um bolo de casamento simples, o que pode significar uma economia interessante. Levantem a possibilidade nas conversas e façam uma degustação dos possíveis sabores do bolo.
10. Vocês já fizeram algum serviço no local escolhido para a festa de casamento?
Uma equipe já habituada com a cozinha e as instalações do local tende a prestar um serviço melhor. Por entender como funciona o espaço, o atendimento provavelmente terá menos contratempos. Não raro, locais que celebram casamentos têm uma lista de fornecedores parceiros. Empresas sem esta familiaridade podem parecer mais baratos à primeira vista e acrescentar taxas ou multas adicionais pela falta de entendimento das políticas do espaço.
Agora que já estão cientes de tudo que deve ser verificado, talvez seja hora de rever o número de convites de casamento. Afinal, o número de convidados que o buffet terá de servir impacta de forma significativa o preço do serviço. Por isso, é muito normal que os casais revejam o tamanho da festa e da cerimônia depois de terem coletado os orçamentos. Uma decisão que costuma ser endossada pelos gastos com a decoração do casamento. Mas se nada disso for um problema, apenas relaxem sabendo que todas as precauções possíveis com aquilo que será degustado foram tomadas. Tim tim!