Del Negro Gastronomia
Del Negro Gastronomia

Uma das decisões mais importantes nos preparativos para a festa que irá celebrar a sua união com o seu par é a escolha do buffet. Deixe as definições secundárias para uma outra hora. O tópico que definirá o que será servido aos seus convidados deve decidido com o máximo de antecedência possível. Com isso, o casal não corre o risco de ver seu fornecedor favorito indisponível na data escolhida para o casório ou de se ver sem o orçamento adequado para o serviço que deseja. E esse está longe de ser o único cuidado a se tomar na contratação do buffet. Averiguar se o pacote negociado inclui o bolo de casamento e as bebidas são outras considerações a serem pesadas antes de assinar qualquer documento.

Para que não pairem dúvidas no ar e a festa não sofra nenhuma falha, é importantíssimo saber fazer as perguntas certas. A seguir, selecionamos uma lista com dez questionamentos que não podem faltar nas conversas com os fornecedores. Para combater o estresse e evitar as pegadinhas das letras miúdas nos contratos, tenha-as na ponta da língua. Preparados?

Icaro Pimenta Fotografia
Icaro Pimenta Fotografia

1. Tem experiência na área de casamentos?

Verificar se o fornecedor já realizou este serviço é fundamental para que vocês possam avaliar o portfolio dele sobre o tema. Empresas com experiência conhecem a demanda deste tipo de festa e conseguem antever e resolver os gargalos no preparo e distribuição dos pratos, além de possuírem uma equipe própria devidamente treinada para não deixar faltar nada no dia. Só assim vocês terão a tranquilidade de saber que ela é capaz de calcular a quantidade de suprimentos necessários para o número de convidados chamados, fornecendo a eles um serviço de qualidade de forma rápida, eficaz e saborosa.  

2. Vocês trabalham com menus fixos ou podemos personalizá-los?

Os fornecedores de casamento geralmente estão dispostos a fazer ajustes no menu para atender vocês e seus convidados. Vocês preferem carne a peixe? Seus convidados preferem salgadinhos a canapés? Verifiquem com eles se estão dispostos a fazer alterações no cardápio. Alguns se mostram irredutíveis em manter tudo como fora apresentado.

Varanda's Lounge
Varanda's Lounge

3. Com quantas pessoas conta a sua equipe?

Lembrem-se de que os funcionários não terão apenas como trabalho o de servir as mesas. Além do preparo dos pratos, o buffet é o responsável por recolher os pratos e copos para a higienização, além de fazer a limpeza das mesas. Uma equipe pequena não será capaz de atender bem pela falta de pessoal. 

4. Vocês trabalham com opções para quem tem restrição alimentar?

É bem provável que alguns convidados tenham uma dieta exclusivamente vegetariana, vegana ou que não possam consumir lactose ou glúten. Por isso, verifiquem se a empresa a ser contratada é capaz de fornecer alternativas satisfatórias para estes diferentes cenários, incluindo a possibilidade de menu infantil para os pequenos.

Vinicius Fadul
Vinicius Fadul

5. Quanto tempo de serviço dura o buffet e como cobram as horas extras?

O contrato padrão costuma prever seis horas de buffet, mas para baratear custos e oferecer preços mais competitivos, algumas empresas oferecem uma ou duas horas a menos. Imaginem a dor de cabeça que isso pode significar no grande dia caso o casal tenha deixado isso correr batido. Por isso, outra questão a ser levantada é a das horas extras. Verifiquem quantas mais podem ser solicitadas no dia e qual seria o custo delas. Incluam esta possibilidade no contrato com o preço combinado.  

Chácara e Buffet Recanto dos Sonhos
Chácara e Buffet Recanto dos Sonhos

6. Vocês fornecem os talheres, as louças, copos e taças? Quais utilizam em casamentos?

Tudo deve estar alinhado com a decoração da festa do seu casamento. Um buffet com jantar exige uma mesa posta completa e uma louça fina. Caso não se verifique isso, o resultado no dia pode ser uma combinação indesejada com os demais elementos do espaço. Da mesma forma, as taças devem estar de acordo com o que será servido pelo bar. Verifiquem com o responsável pela decoração a paleta de cores e os acabamentos desejáveis.

7. Quais são as opções de pagamento?

Há fornecedores que exigem pagamento adiantado, enquanto existem outros que oferecem a possibilidade do pagamento de uma parcela ao final do serviço. Geralmente, o pagamento à vista garante um desconto e um alívio nas contas do casal. Por isso, verifiquem com as empresas os preços nas diferentes condições de pagamento e optem por aquela que melhor se adapte às suas necessidades para não terem que economizar em outros itens.  

Gustavo Mikaell Fotografia
Gustavo Mikaell Fotografia

8. Quais bebidas estão incluídas no serviço?

Verifiquem com o buffet com quais bebidas eles trabalham e quantas opções possuem. No caso das cervejas, se o fornecedor trabalhar com marcas que não são de agrado do casal ou dos convidados, isso pode ser um problema sério. Vejam a lista de possibilidades de drinks, também para saber se será necessário a contratação de serviço de barman à parte. 

Celeiro Quintal
Celeiro Quintal

9. Vocês fornecem o bolo de casamento?

Alguns buffets dão a possibilidade ao casal de incluir no pacote contratado um bolo de casamento simples, o que pode significar uma economia interessante. Levantem a possibilidade nas conversas e façam uma degustação dos possíveis sabores do bolo.

Lya Rocher Fotografia
Lya Rocher Fotografia

10. Vocês já fizeram algum serviço no local escolhido para a festa de casamento?

Uma equipe já habituada com a cozinha e as instalações do local tende a prestar um serviço melhor. Por entender como funciona o espaço, o atendimento provavelmente terá menos contratempos. Não raro, locais que celebram casamentos têm uma lista de fornecedores parceiros. Empresas sem esta familiaridade podem parecer mais baratos à primeira vista e acrescentar taxas ou multas adicionais pela falta de entendimento das políticas do espaço.

Del Negro Gastronomia
Del Negro Gastronomia

Agora que já estão cientes de tudo que deve ser verificado, talvez seja hora de rever o número de convites de casamento. Afinal, o número de convidados que o buffet terá de servir impacta de forma significativa o preço do serviço. Por isso, é muito normal que os casais revejam o tamanho da festa e da cerimônia depois de terem coletado os orçamentos. Uma decisão que costuma ser endossada pelos gastos com a decoração do casamento. Mas se nada disso for um problema, apenas relaxem sabendo que todas as precauções possíveis com aquilo que será degustado foram tomadas. Tim tim!