Um dos momentos mais emocionantes e também mais trabalhosos para uma noiva durante a organização e planejamento de seu casamento, é a busca pelo modelo ideal dentre as milhares de opções de vestidos de noiva que encontramos hoje no mercado – já que atualmente, assim como com os convites de casamento, não há mais padrões que limitam os noivos na hora de organizar a celebração de sua união.

É claro que ainda perpetua a imagem de um casamento clássico e tradicional, seguindo o modelo de alguma década passada para todos os detalhes do casamento, inclusive para o look da noiva. Nesse caso, a referência mais comum é dos anos 80 do século passado, quando a princesa musa Lady Di usou um exuberante vestido com uma das maiores caudas já vistas até então – não é à toa que hoje conhecemos esse modelo como vestido de noiva princesa, opção preferida entre as noivas adeptas do clássico para seu grande dia. Mas se esse não é o estilo que você busca para dizer o sim à sua união, da onde vem sua inspiração? Além da incrível seleção de 100 fotos de vestidos de noiva que preparamos para agradar a todos os estilos, confira abaixo um pouco da biografia desse traje e se inspire em algum momento da história para encontrar seu vestido!

Vestidos coloridos

O que muitos não sabem é que nem sempre os vestidos de noiva levaram a cor branca. Vestidos de noiva vermelho, amarelo e até preto já estiveram presentes em casamentos da Antiguidade, Idade Média e Renascimento, e, diferente do que a maioria pensa, se casar com um vestido que leva uma cor oposta ao branco não é ideia do século XXI e não foge totalmente das tradições nupciais. Apenas em 1840 o branco se tornou a cor oficial dos vestidos de noiva, após o casamento de outra inglesa inspiradora, a Rainha Victoria, que elegeu essa cor para dizer sim à sua união com o Príncipe Alberto de Sajoia-Coburgo-Gotha dando início a moda victoriana que se prolongou por muito tempo até na cena nupcial. E hoje, junto com os vestidos brancos, a imagem mais clássica das noivas também sugerem os sapatos brancos para noivas

Coroa de flores

As românticas vão se apaixonar ainda mais quando souberem que a coroa de flores já era usada pelas noivas que se casavam na Grécia Antiga, e pode ser considerado tão tradicional quanto os penteados presos para casamento, já que a lendária Rainha Victória (já citada acima) também fez uso desse adorno em seu grande dia - e vocês sabiam que essa jovem rainha se casou com seu primo por amor?

Curto ou longo?

Outra surpresa são os vestidos de noiva curtos tipo mídi - atualmente relacionados a eventos mais informais - que já foram o modelo eleito pelas noivas de 1920, ou seja, escolha perfeita para as adeptas a um estilo vintage! Já em 1950, as saias se tornaram longas e mais volumosas, graças a Christian Dior que criou modelos apostando na ultrafeminilidade e distinção para a noiva - o ícone dessa moda é a eterna Grace Kelly.

Discrição x Autenticidade

E nem mesmo as adeptas a modelos mais modernos podem dizer que fogem totalmente dos padrões! Os vestidos de noiva simples com cortes retos e pouco volume eram os mais populares das décadas de 30 e 40, talvez por conta da guerra que obrigou as noivas a reduzirem o orçamento. E finalmente, nos incríveis anos 60 as noivas quebraram muitos padrões graças a revolução sexual, fazendo uso de cortes geométricos, modelos largos e descontraídos tipo camisolas, substituindo o vestido por minissaia ou até mesmo por blazer e calça! E o melhor: é possível encontrar um perfeito vestido de noiva barato em todos esses modelos. 

Paz e amor

O que de fato não é novidade é o estilo boho ter nascido dos anos 70. A era hippie trouxe de volta o romantismo e a importância da união. Vestidos de noiva de renda com muita leveza, fluidez e a presença quase obrigatória de flores, faziam, e ainda fazem, a cabeça das noivas que apostam nesse estilo, que permite outros elementos criativos, tais como usar sapatos amarelos para noivas

E aí, já descobriu da onde vem a referência que mais te inspira? Então ficou mais fácil para se decidir por um modelo dentre as incontáveis opções de vestidos de noiva 2017 que vemos por aí. Não se esqueça que os sapatos para noiva também apresentam diversos estilos que representam diferentes épocas, e devem ser escolhidos de acordo com o vestido (ou vice-versa). Agora só falta completar o look e escolher as jóias e o buquê de flores que trarão ainda mais encanto ao seu escolhido!