Buffet Klein
Buffet Klein

É provável que, depois de receber os convites de casamento, sua família e amigos começarão a pensar como será esse dia tão especial e as delícias que eles vão saborear. E podem ter certeza que, entre os entes queridos, mais de um espera pelo momento de abertura da mesa de doces e o corte do bolo de casamento. Normalmente os casais ficam apavorados ao tentar prever a quantidade exata que necessitam para cada item da alimentação, para não errarem ou exagerarem na proporção.

Se você não desejam que sobre ou falte muito, é bom ter noção dos tipos de doces e as respectivas quantidades em que devem aparecer no dia C. E vale lembrar que são valores aproximados porque dependem do quanto será servido no almoço e no jantar. Geralmente, a parte salgada do buffet tem um consumo maior, e  ideal, em qualquer caso, é ter uma variedade de sabores e texturas: doces cremosos, crocantes e macios, além de cuidar das diferentes apresentações para torná-los ainda mais irresistíveis. Não percam os nossos conselhos.

Hoyer Fotos

A mesa livre com os queridos docinhos

A decoração da mesa de casamento especial para os doces ganha destaque na recepção, com arranjos de flores, vasos, bandejas, bailarinas (bandejas de dois a três andares), fotografias e até luzes direcionadas para iluminar as guloseimas. Esse tipo de mesa fica aberta para os convidados pegarem os docinhos livremente de acordo com seus gostos e preferências. Sendo assim:,

  • Calculem de 5 a 6 doces por pessoa, se houver outros tipos de sobremesa;
  • E de oito a 10 se forem a única opção  

D'Amelie Fotografia
D'Amelie Fotografia

Sabores e variações

Esse també é um ponto importante a ser levado em consideração, e também depende do tamanho da festa e quantidade de convidados que irão receber. Na hora da degustação com o fornecedor, vocês vão poder escolher entre brigadeiros, casadinhos, camafeus, olho de sogra (com ameixa), olho de sogro (com damasco), entre outros com nozes, castanhas, avelãs, frutas variadas e ovos, tendo o chocolate como protagonista. Quanto à quantidade segundo os sabores, procurem:

  • Colocar no máximo 5 qualidades para o total de 500 doces;
  • De 7 a 8 sabores para o total de 1.000 doces;
  • De 8 a 12 tipos para o total de 2.000 doces e, assim, sucessivamente

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

O bem-casado

O total dos doces clássicos inclui outros tipos, como cake pop e doces no copinho. Já os bem-casados, ícones por tradição, são os grandes preferidos da maioria das pessoas e entram na festa como um dos modelos de lembrancinhas de casamento, que podem ser uma média de 1 a 3 por pessoa, já alguns convidados não resistem.

A mesma quantia se aplica se quiserem presentear os convidados com outras lembranças comestíveis como, por exemplo, bem-casado no copo, alfajor, cupcake e pão de mel. São doces que serão entregues ao final da festa pelo cerimonial para que as pessoas possam carregar e levar para casa, então a quantidade não deve ser exagerada.

Bem Casadinho
Bem Casadinho

O bolo

Com o mesmo cuidado que os protagonistas experimentam vários modelos de vestido de noiva e trajes para encontrar o ideal, degustem juntos pedaços de bolo para eleger o sabor de vocês. Podem encomendar até 100 gramas para cada convidado, sendo a quantidade de 60 gramas suficiente se forem oferecer outras sobremesas, além do bolo e dos docinhos. Porém, alguns profissionais garantem que somente ⅓ dos convidados comem o bolo, o que reduz a sua quantidade nos cálculos.

João Renato Gomes
João Renato Gomes

Candy bar

Uma ideia que é tendência em casamentos é ter estações temáticas com fornecedores que cobram por hora e, com isso, não precisam se preocupar com o cálculo das quantidades. Pontos fixos de crepes, churros, cascata de chocolate com frutas no palitinho, por exemplo, fazem sucesso em festas e encantam todos os presentes, tanto adultos quanto crianças.

Mineirart - Locação de Móveis
Mineirart - Locação de Móveis

Os doces também entram em cena para repor a energia dos mais animados em festas que duram até de madrugada. Providenciar lanchinho ou um doce especial, como milk shake, para aqueles que estão aproveitando todas as músicas do casamento acaba sendo um diferencial, e não precisa ser em grande quantidade. Levando em conta essas dicas e com a ajuda dos profissionais do setor, os convidados ficarão com a doçura do seu dia C por muito tempo...e vocês também!