André Piccinini Fotografia

Conseguir se manter dentro do valor estipulado para gastar na festa e ainda manter tudo o que sempre sonhou, sejam nos detalhes da decoração de casamento ou no buffet, pode se tornar o grande desafio dos noivos. E assim como em todos os itens que representam gastos, para economizar no menu do seu casamento é fundamental saber as possibilidades e pacotes que os forcenedores oferecem.

Além disso é preciso conhecer 100% o valor que você possui disponível para cada item separadamente, bolo de casamento, banda de música, menu, traje dos noivos, lembrancinha de casamento etc, e dividir o seu orçamento de maneira correta entre todos os serviços e produtos. Se você já sabe qual o valor para o buffet, mas acha que ainda dá pra economizar um pouco mais e destinar o que sobrar para outro item, veja a opção de um cardápio simples, mas muito comum em festas e casamentos. Separamos em quatro ilhas, anotem os conselhos.

Fernanda Lima Gastronomia em eventos

Como servir

O tipo de jantar escolhido irá influenciar muito no valor final, por isso na hora da escolha peça valores para os diferentes tipos de serviços. Como já devem imaginar, o buffet exposto, onde cada convidado se servirá, é um dos mais baratos, podendo deixar uma folga no orçamento para que vocês possam colocar opções de pratos mais caros. Outra opção econômica é reduzir o número de pessoas que irão servir e se valendo de rodízio de serviços por mesa, ou seja, nem todas as mesas serão atendidas ao mesmo tempo.

Recepção

Se pretende servir um menu completo, pode pular os canapés ou finger foods da recepção, caso o seu propósito seja economizar. Mas, se ainda assim quer oferecer algo, podem montar uma ilha de pequenos e simples aperitivos, como frutas ou canapés salgados e acessíveis. Posicione-a perto da mesa dos modelos de lembrancinha de casamento, na entrada do local, assim os convidados poderão se servir assim que entrarem.

Mas lembrem-se sempre do tempo entre a cerimônia e o início do jantar. Para economizar, opte por reduzir ao máximo o tempo de espera dos convidados, assim poderá reduzir o volume de alimentos na recepção e garantir o conforto de seus amigos e familiares. Algumas opções para uma simples recepção são: palitos crocantes feitos com a massa de pizza, as famosas bruschettas com recheios diversos de queijo e legumes, ou rolinhos de frios. Não se esqueça dos pãezinhos e torradas servidos com antepastos variados.

Afrikan House Lounge

Entrada

Mantendo a linha simples e elegante, não precisam fazer das entrada um primeiro prato. Lembrem-se de que os convidados tiveram à disposição a recepção com pequenos aperitivos e vocês ainda servirão prato principal, sobremesa e um lindo bolo decorado de casamento para o dia. Por isso não pequem pelo excesso, prefira opções leves e simples. Para uma entrada, uma salada de folhas bem temperada pode ser o ideal. Opte pelas verduras da estação que com certeza terão valor acessíveis e risque iguarias de acompanhamentos para essas saladas. Se a temperatura é mais baixa, podem também oferecer saborosas sopas como entrada.

Ainho Alves Fotografia

Prato principal

Se o orçamento estiver apertado, o mais inteligente é apostar mais em um bom sabor do que no requinte de pequenos pratos. Prefira comidas muito saborosas, ainda que simples, mas em uma boa quantidade, e não diminua o prato para incluir no cardápio opções mais caras. Existem vários pratos simples que encantam quem quer que seja. Comida italiana é muito tradicional e sempre está no cardápio brasileiro. As massas conseguem ser sofisticadas mesmo se o casal oferecer apenas duas opções aos convidados.

Para compor, disponibilize uma opção de carne e uma opção vegetariana para que todos possam escolher aquilo que melhor se adequa aos gostos pessoais. Para fugir de pedidos específicos que salgam o preço final, prefira tanto para molhos de massas como para escolhas de carnes opção neutras e não tão polêmicas. Assim como pensaram no modelo de convite de casamento que mais representasse vocês, escolham também o prato principal respeitando o estilo que possuem, mas sempre pensando em agradar os convidados neste quesito, proporcionando opções que podem ser apreciadas pela maioria.

Buffet Essência

Sobremesa

Se você é daqueles que acredita que o momento em que tocar a música romântica para casamento anunciando a entrada do bolo é um momento a parte do buffet, que não considera o bolo decorado para casamento parte da sobremesa, então inclua uma pequena dose doçura ao final do jantar. Como os convidados ainda se deliciarão com esse próximo momento, a sobremesa também pode ser simples, como frutas com caldas, sorvetes com poucos toppings ou um clássico mousse. Assim não tem erro. 

Shahiya

Conversar com o fornecedor e explicar que pretende economizar nos pratos serviços e investir um maior valor no bolo de casamento pode ajudar a chegar no melhor cardápio. Diga a eles que gostariam de conseguir poupar ao máximo e, que para isso aconteça, que querem investir em um cardápio totalmente voltado a produtos da estação, e fornecidos por produtores locais. Além de poder baixar o seu custo, vocês irão ajudar a pequenos produtores! Atenção aos detalhes e façam muita pesquisa de preço. Se seguirem todas essas dicas com certeza poderão destinar mais valor ao vestido de noiva ou outro elemento.