Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Conselhos de ouro para escolher um menu de casamento econômico (e fino!)

Preparar um casamento é prestar atenção nos custos e gastos de cada item, e o que um pode influenciar no seu orçamento. Vejam dicas de ouro que irão levar até a escolha de um menu de casamento que caiba no bolso do casal.

Ainda sem o buffet do casamento? 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet perto de você

Dupla Essência Fotografia

Ao organizar uma festa de casamento, alguns casais se surpreendem ao descobrir que o buffet – e tudo o que envolve a comida que será servida – pode ser uma das partes mais complicadas de encaixar no orçamento. Essa é realmente a maior fatia do valor total do evento. Se o objetivo for economizar na escolha do menu ou buffet, algumas dicas podem ser aliadas, e o resultado será um cardápio para casamento simples e barato. 

Antes de decidir os itens encomendados, é importante prestar atenção em alguns pontos. Não exagerar no número de convidados, procurar harmonizar a escolha das comidinhas e não se preocupar em impressionar ninguém são alguns, afinal, um menu saboroso não está relacionado, necessariamente, a algo sofisticado. E acreditem: comida simples para casamento costuma agradar a todos os paladares!

Dicas iniciais para menu econômico

Ideias de entrada para casamento simples e econômicas

Almoço econômico para casamento

Jantar econômico para casamento

Sobremesa econômica para casamento

Dicas básicas para um menu econômico

Avalie a hora em que a cerimônia será realizada: menus mais em conta são servidos no almoço ou pela manhã, por isso, acaba sendo mais fácil encontrar almoço barato de casamento. É possível contar com bons fornecedores que se adaptam à realidade dos noivos, mas é preciso planejamento. Quanto mais antecedência na hora de decidir esse item, mais garantido encontrar bons preços. 

Pensar no tempo entre a cerimônia e o início da recepção também é importante. Para economizar, optem por reduzir ao máximo o tempo de espera dos convidados, isso reduzirá o volume de alimentos na recepção, com conforto para os amigos e familiares. Algumas opções para uma simples recepção são: palitos crocantes feitos com massa de pizza, as famosas bruschettas com recheios diversos de queijo e legumes, ou rolinhos de frios. Não se esqueça dos pãezinhos e torradas servidos com antepastos variados.

Outro ponto que pode ser levado em consideração é o tipo de menu servido. O ideal é escolher um cardápio relacionado ao estilo da festa, por isso, casamentos noturnos e tradicionais pedem um serviço mais elaborado, com entrada, prato principal e sobremesa. Porém, caso o orçamento esteja enxuto, escolham finger foods, comidinhas mais práticas, que podem ser consumidas em pé, em formato coquetel.

Robson Santos Fotos

Ideias de entrada para casamento simples e econômicas

Apostando por uma linha simples e elegante no buffet, não é preciso fazer das entradas um primeiro prato. Lembrem-se de que essa parte do cardápio, como o próprio nome já diz, é apenas uma entrada para "abrir os trabalhos". Por isso, aconselhamos que não pequem pelo excesso, que prefiram opções leves e simples.

Entre as melhores ideias de entrada para casamento simples e baratas, que sejam em conta para o orçamento, optem por salgadinhos tradicionais, como coxinha e pérolas de queijo, além de torradas com diferentes tipos de patês. Outra ideia é apostar em uma salada com folhas verdes, servidas com tomates, o que garante leveza e cor ao cardápio. Verduras e frutas da estação, que com certeza terão valor acessíveis, também são uma opção mais ecológica. 

Se o casamento ocorre durante estações mais frias, com temperaturas baixas, podem também oferecer saborosas sopas como entrada.

Ainho Alves Fotografia

Almoço econômico para casamento 

O almoço é a refeição mais em conta na hora de escolher o menu para o casamento. A maioria das recepções no Brasil ocorre à noite, e o almoço, por ser menos concorrido e ainda permitir pratos mais despojados, pela hora, é mais barato. Por isso, se houver dúvida sobre o horário da celebração, leve essa informação em conta.

Para garantir um almoço barato para casamento e que os convidados fiquem satisfeitos, a sugestão é servir pratos mais simples, ainda que tenham um toque gourmet em sua preparação e apresentação. Além do arroz, como acompanhamento tradicional, há pratos clássicos no Brasil que podem ser alternativas ideais, e um sucesso entre todos, incluindo crianças que estão na lista de convidados.

  • Estrogonofe: nesse caso, é possível escolher entre carne vermelha ou frango para um menu que tenha comida simples 
  • Risotos (sugestões mais baratas dadas pelos profissionais) 
  • Moqueca ou bobó de camarão em casamentos no litoral 

Jantar econômico para casamento

Ainda que o almoço seja a refeição mais barata, nada impede a elaboração de um cardápio delicioso e econômico para o jantar. Servir massas com diferentes tipos de molho, por exemplo, pode funcionar. A variedade não precisa ser tão grande e, ainda, dá para acrescentar opções veganas e vegetarianas a esse menu. Molhos pesto, bolonhesa e quatro queijos, por exemplo, com certeza dão conta do recado. 

La Dare Gastronomia

Sobremesa econômica para casamento

Escolher doces para o casamento é uma das tarefas mais saborosas. Isso porque não faltam sugestões tradicionais e gostosas para adoçar a festa e, entre esses, irão encontrar sobremesas baratas para o casamento. Para garantir que os doces não pesem no orçamento, uma possibilidade é apostar em menos variedade. Escolher brigadeiros gourmet e bem-casados para serem servidos junto com o bolo de casamento, por exemplo, irá tornar o menu mais descomplicado. 

Divinos Doces Finos

Com um menu mais descontraído ou tradicional, a dica final é não deixar de pesquisar muito antes de fechar o buffet. Conversar com o fornecedor sobre o investimento neste serviço ajudará a chegar ao melhor cardápio e aos melhores valores. Exponham com clareza o que desejam e, assim, o profissional poderá criar um cardápio voltado a produtos da estação, fornecidos por produtores locais, e com possíveis substituções mais econômicas. Essa é uma tarefa que requer tempo e atenção, mas também pode ser uma missão muito prazerosa, por isso, o importante é aproveitar.

Ainda sem o buffet do casamento? 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet perto de você