Larissa Guimarães Fotografia
Larissa Guimarães Fotografia

Sol, temperaturas mais altas, clima festivo. No verão as cores parecem ter sua intensidade dobrada e, sem dúvida, são os meses considerados os mais alegres do ano! Para muitos casais um enlace entre dezembro e março poderia não estar nos planos, mas é possível planejar um evento impecável, com uma decoração de casamento que tenha a sua essência, e tirar proveito de todas as vantagens oferecidas por essa estação.

E se vocês já tinham em mente casar-se em no verão, damos 10 boa razões para seguir com os planos com a certeza de ter escolhido uma época ideal para o "sim". Todas as estações têm seu charme e particularidades que deixam cada evento mais especial, mas é inegável que o verão traz um clima de festa que todos os casais desejam para o seu dia C.

Vitor Oliveira Fotografias
Vitor Oliveira Fotografias

1. Pé na areia!

Se vocês sempre imaginaram dizer "sim" em uma celebração à beira-mar, essa é a melhor estação para realizar o seu sonho, com temperaturas favoráveis e um litoral inteiro de locais paradisíacos no Brasil, onde e é possível escolher, inclusive, o tipo de cenário. Podem optar por praias de areia branca e fina ou mais escura, isoladas ou com uma estrutura bem montada, uma festa com décor tropical, ou uma cerimônia simples onde os pés tocam a água... Mas com um denominador comum: o mar como fundo e o ruído das ondas como trilha sonora, para acompanhar as músicas instrumentais do casamento

Fotometrar
Fotometrar

2. Luz natural surpreendente...

A luz do verão dispensa comentários. É a estação que conta com os dias mais longos e o sol, que brilhará durante mais tempo durante o seu dia C, deixará as cerimônias diurnas com uma iluminação de tirar o fôlego, que irá dura até o pôr do sol, com a chamada golden hour, literalmente "hora dourada".

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

3. ... Até em ambientes fechados

E se a luz natural é uma das vantagens mais visíveis para os casais que optam por um casamento ao ar livre, o mesmo é válido para aqueles que preferem um enlace indoors, em um salão, restaurante, em um ambiente urbano ou campestre. Isso porque a luz que entrará nos espaços é igualmente bela e poderá ser aproveitada, sendo mesclada a luminárias e lâmpadas para tornar o cenário ainda mais encantador.

Luciana Teixeira - Fotografia e Filmagem
Luciana Teixeira - Fotografia e Filmagem

4. Dias mais longos

O dia mais longo do ano marca o início do verão e ele acontece no fim de dezembro, é o chamado "solstício de verão". Durante toda a estação os dias são mais longos que no resto do ano, mas à medida que o verão chega ao fim os dias vão se encurtando.

Vocês podem aproveitar essa vantagem para que a sua festa dure mais com luz natural, isto é, podem investir em um casamento de dia, e prolongar o festejo até os últimos raios de sol

Ainho Alves Fotografia
Ainho Alves Fotografia

5. Leveza nos trajes e nos sorrisos

Pensar no modelo de vestido de noiva é uma das partes mais sonhadas pelas protagonistas, e eles já não ficam atrás. A crença de que o calor torna as celebrações menos glamourosas não tem sentido, e a prova é que a cada temporada os estilistas capricham em suas coleções primavera/verão, com opções leves e cortes mais ousados.

O verão permite mais decotes, tranparências e o efeito dramático maravilhoso que só uma saia esvoaçante em tecido vaporoso pode ter. Isso sem falar nas rendas, especialmente as que são confeccionadas artesanalmente, como as tradicionais rendas do Nordeste, como a renda Renascença, a renda de Filé ou próprio crochê, com um toque local encantador.

Vitor Oliveira Fotografias
Vitor Oliveira Fotografias

E assim como as protagonistas não precisam dispensar o luxo do dia por causa das altas temperaturas, os noivos também podem apostar em grande estilo para o dia, com trajes em cores claras, sandálias de couro substituindo os tradicionais sapatos

The Bird Love Stories
The Bird Love Stories

6. Cores vivas, decoração original

Seja onde for a sua celebração, é possível acrescentar ao décor elementos autênticos e tornar a sua festa única, com muita originalidade. Vocês terão a opção de escolher flores de casamento com cores vívidas e intensas, já que no verão a flora se renova, e muitas espécies florescem nesse período do ano com todo o seu esplendor! Combinações alegres e contrastantes irão garantir um décor inesquecível. 

Jussara Heloise Fotografia
Jussara Heloise Fotografia

E se o enlace for na praia, além dos arranjos florais indíspensáveis na ocasião, vocês podem usar elementos da própria natureza para compor o seu ambiente. Conchas, estrelas do mar e até a areia ficarão incríveis na decoração da festa do casamento. Podem usá-los de forma separada, espalhados pela recepção, ou também como centros de mesa, por exemplo, deixando em evidência o estilo navy ou rústico escolhido para o dia. 

Vinicius Henrique Fotografia
Vinicius Henrique Fotografia

7. Cardápio leve e delicioso

A decoração, os trajes do casal e todo o ambiente serão escolhidos de acordo com a estação, e a mesma regrinha vale para o menu do dia. O verão pede pratos que tenham leveza, adaptados ao calor e o todo o clima da estação em diferentes cidades. Frutos do mar, saladas e massas leves: o cardápio de verão deve ter opções leves, que saciem os convidados levando em consideração as altas temperaturas, para que ninguém se sinta mal.

Buffet Luiz Scachetti
Buffet Luiz Scachetti

Evitem frituras, pratos que tenham ingredientes pesados e apostem em entradas saudáveis, seguidas por pratos principais que deixem todos com energia para viver a festa com empolgação.

Buffet Luiz Scachetti
Buffet Luiz Scachetti

8. Bebidas e sobremesas refrescantes

Se o menu do dia C contará com opções leves, os complementos do buffet – bebidas e sobremesas – devem transbordar refrescância e originalidade. A aposta é em sobremesas de frutas, in natura ou na forma de sorbets e outras iguarias. Para as bebidas, evitem opções quentes, que tenham ingredientes que deixam as pessoas com sensação de calor por suas propriedades termogênicas, como licores fortes, conhaque, bebidas com canela ou até toque de pimenta. É a hora de investir em sabores leves, como espumantes, drinques originais com frutas locais, vinhos refrescantes, e não se esqueçam de manter todos bem hidratados com muita água e sucos naturais! 

Bull Grill Buffet
Bull Grill Buffet

9. Lembrancinhas que serão úteis o ano todo

Tendo em mente que estão no Brasil é possível dizer que, ainda que alguns meses do ano em algumas regiões as temperaturas caiam bastante, o país tem o privilégio de contar com um clima amigável o ano inteiro, e em muitos estados as temperaturas são altas até no inverno! Sendo assim, que tal pensar em modelos de lembrancinhas de casamento simples, práticos, que possam ser úteis para os amigos durante o ano inteiro?

Independentemente de se casarem em uma praia ou não, ou até de não viverem em uma região litorânea, ninguém dispensará um bom chinelo para ficar em casa, por exemplo, ou um leque bem produzido, para os dias mais quentes. 

Mar Souza Fotografia
Mar Souza Fotografia

10. Lua de mel tropical dos sonhos

Depois do "sim" chega outro momento bastante aguardado pelo casal: a viagem de lua de mel! Para aproveitar o clima do seu casamento, podem começar a vida a dois em um lugar que esteja transbordando animação e calor também. As praias brasileiras são o sonho de qualquer casal, e vocês estarão próximos do paraíso.

Diogo de Carvalho
Diogo de Carvalho

Se vocês já tinham escolhido esta época do ano para celebrar o seu enlace, se foram obrigados a adiá-lo por causa da atual crise de saúde ou se ainda estão procurando uma data para subir ao altar, lembrem-se de que os casamentos no verão sempre serão inesquecíveis e com uma beleza sem igual. Tenham em mente que o importante é celebrar o dia cercados por seus familiares e amigos, que irão receber o seu convite de casamento e, independentemente do dia, estarão radiantes por poder viver esse momento ao seu lado. Portanto, não hesitem mais para escolher uma data no verão e surpreendê-los com os sabores e cores dessa estação iluminada!