Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

10 Coquetéis de cachaça para a recepção (ou lembrancinhas): alegria dos convidados!

A cachaça faz parte da cultura nacional e, se vocês fazem questão de incluir toques da terra em sua festa, com certeza essa bebida pode (e deve!) participar fazer parte do cardápio com muita originalidade. Vejam algumas sugestões.

Ajudamos a encontrar o local ideal para o seu casamento 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você

Engenho Signori

Quando se pensa em festas de casamento, um dos pontos altos para os convidados é o buffet, e isso inclui o bar e o que será oferecido durante toda a celebração! Quais bebidas serão servidas na recepção e como escolher os drinks? Essa pode ser uma dúvida comum entre os casais, e são tantas opções e detalhes para considerar que, em muitos casos, a escolha acaba sendo por um cardápio mais padrão, que inclui, por exemplo, a tradicional caipirinha de limão. Mas que tal investir mais nessa bebida tão brasileira? A uso da cachaça não precisa ser limitando aos coquetéis clássicos, e pode aparecer até nas lembrancinhas do casamento!  

Descubra aqui coquetéis saborosos e coloridos e ideias para uma celebração de casamento, todos preparados com esse ingrediente, que é 100% nacional, versátil e em geral tem um custo mais baixo, o que proporciona mais opções de mistura!

Guilherme & Daniela

E de onde vem a cachaça?

A  origem da bebida não conta com registros muito precisos. Porém, uma teoria para sua possível origem aponta para os portugueses. Eles teriam descoberto a bebida, trazendo para o Brasil a cana-de-açúcar e as técnicas de destilação. Há três versões do nascimento da primeira aguardente brasileira: em Pernambuco, entre 1516 e 1526; em Porto Seguro, na Bahia, em 1520, e em São Vicente, em São Paulo, entre 1532 e 1534. Apesar de pouco precisa, a história da cachaça dá conta de que a bebida foi a primeira a ser destilada em larga escala da América e, portanto, carrega o pioneirismo e o ar de descolada que outros destilados mais comuns em celebrações já não oferecem.

E como usá-la para as lembrancinhas do casamento?

Não faltam ideias para incluir essa paixão nacional no casmento, e isso inclui até os presentes que serão oferecidos aos convidados. As lembrancinhas de cachaça  podem ser mini garrafinhas de cachaça pura, ou algum coquetel personalizado para o enlace, com os sabores preferidos dos noivos. Vamos aos coquetéis de cachaça?

Jaíne Néris Fotografia

1. Caipirinha de limão com infusão de hibisco

A dica é seguir a base tradicional do drink mais famoso do Brasil, que leva cachaça, açúcar e limão; mas com o toque original do sabor diferenciado do limão siciliano. Para compor um gosto mais elegante, complemente com chá de hibisco. Esse drink fica ótimo para recepções mais intimistas, que pedem um ponto de sofisticação. 

2. Mojito de cachaça

Substitua o rum da receita original de Mojito e aproveite a refrescância única que a combinação de cachaça e hortelã oferece. Essa bebida é uma ótima opção para casamentos na praia, ao ar livre, durante o dia. 

3. Rabo de galo

O Rabo de Galo é uma bebida clássica, que pode acrescentar uma dose de personalidade à recepção do casamento. A cachaça e o vermute tinto esquentam o paladar e aquecem noites frias: uma boa pedida para casamentos noturnos, em climas mais amenos. 

4. Hot Pink Lemonade

Que tal dar um toque de calor à tradicional limonada rosa? Essa é a ideia do Hot Pink Lemonade, que combina com noivos que querem fugir do lugar comum. Além do sabor marcante, a bebida tem um bônus que é seu visual, que deixa qualquer menu sofisticado. A dica é aderir ao drink se a celebração for ao pôr-do-sol. 

HR Coquetelaria

5. Jorge Amado

A receita Jorge Amado nasceu em Paraty (RJ), junto com a novela da TV Globo, Gabriela, e foi baseada na obra do escritor baiano e merece destaque por seu sabor forte. Preparado com cachaça feita com cravo e canela, o drink ainda leva suco de maracujá e xarope simples. Uma excelente companhia para casamentos tropicais, na praia, e em noites quentes de verão. 

6. Bombeirinho

O drink Bombeirinho é feito com cachaça, suco de limão tahiti e xarope de Grenadine. Blend que promete deixar qualquer celebração com um ar mais romântico por sua coloração vermelha em degradê. O sabor do Grenadine ainda confere a mistura de frutas vermelhas com toque de baunilha e a acidez do limão. Receita perfeita para todos os tipos de festas. 

7. Piña Colada com cachaça

A Piña Colada é mais um clássico que pode ser revisitado, ganhando um toque adocicado da cachaça no lugar do rum. Se a intenção é servir uma bebida para começar a festa, animando os convidados, mas sem abrir mão de drinks tradicionais, a sugestão é investir na versão da Piña Colada com cachaça. 

Dbartenders

8. Batidas com leite condensado

Seguindo nos drinks com estilo para “abrir o salão” da festa, as batidas de cachaça com leite condensado acompanhadas de frutas da estação não podem ficar de fora. Ótimas para começar o festejo, agradar quem prefere sabores mais adocicados e leves e são uma opção econômica em termo de valores, pois as batidas costumam sair mais em conta, pois contam com menor teor alcoólico e são servidas em porções menores.

9. Negroni com cachaça

Outra receita icônica que pode ser reinventada é o Negroni. Ao invés de utilizar o gin na composição, a sugestão é trocá-lo por cachaça para desenvolver uma combinação com Vermute e Campari, que harmonizam bem entre si. Se os noivos desejam mostrar personalidade e bom gosto, essa é a pedida. Vale ressaltar que a receita é recomendada para noites frias, mas nada contra quem quiser ousar e servir-lá em outra ocasião.

10. Caipirinha com frutas diferenciadas

É claro que a caipirinha merecia ter seu espaço nesta lista. Apesar de comum, há misturas que fogem ao formato original e oferecem sabores incríveis A combinação sugerida é cachaça, açúcar, gelo e limão siciliano, por combinar com diferentes tipos de cerimônias, desde as mais tradicionais, em espaços fechados, até as feitas ao ar livre, durante o dia. Será um toque diferenciado que irá surpreender os convidados.

Drink Service

Depois de se esforçar para trazer a personalidade de cada um dos noivos para todos os aspectos do casamento, vai ser fácil experimentar novos sabores – e isso inclui a cachaça! A dica é reservar um momento para degustação dos coqutéis, assim como costuma ser feito com as comidinhas que serão servidas no buffet. A ocasião pode ser divertida e assim ficará fácil se certificar que a carta de drinks estará impecável e de acordo com o gosto do casal! E viva a cachaça brasileira!

Ajudamos a encontrar o local ideal para o seu casamento 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você