Vem que é tendência! Mocktail e receitas para você aprender e servir no seu casamento!
A mixologia, técnica que trabalha ingredientes para transformá-los em bons drinks, estará em alta nas recepções. E não apenas coquetéis alcoólicos. Altamente instagramáveis, são tendência para casamentos em 2026. Temos dicas de sabores! Saiba mais!
O bar é parte importantíssima da festa de casamento, isso é um fato. E se o cardápio de bebidas é sempre extenso, uma opção mais democrática promete ampliá-lo mais ainda. Os coquetéis sem álcool, os mocktails, são preparados com a mesma originalidade e cuidado. Deliciosos para o paladar e para os olhos, eles são o que há de mais atual e interessante aos seus convidados.
Índice de Conteúdo
- O que são mocktails?
- Qual a diferença entre mocktail e cocktail?
- O que é um welcome drink de casamento?
- Características dos mocktails de casamento
- Os mocktails ideais para casamentos
- Como escolher os mocktails para o seu casamento
- Apresentação é tudo: coquetéis instagramáveis
- Receitas para fãs de bebidas não alcoólicas
— Versão da mimosa
— Manga e framboesa
— Limão e chocolate
— Vermelhão
— Margarita leve
—- Nutritivo e vibrante
— Sidra docinha
— Calda de pêssego
— Maracujá com leite moça sem álcool
— Mojito
O que são mocktails?
O termo inglês significa uma mistura de sabores para produzir um drinque sem álcool. Mas se engana quem acha que é nos referimos aos sucos, vitaminas ou às clássicas batidas. Os mocktails são preparados a partir da mixologia, técnica que funde ingredientes para criar uma bebida harmoniosa, explorando combinações de sabores, texturas, aromas e apresentações criativas.
Qual a diferença entre mocktail e cocktail?
Em resumo, o cocktail é a versão clássica que inclui álcool, enquanto o mocktail oferece a mesma experiência estética e de sabor, mas com uma proposta inclusiva para quem prefere não consumir bebidas alcoólicas.
O que é um welcome drink de casamento?
É a bebida oferecida logo na chegada dos convidados à recepção, antes do início oficial da festa. Ele funciona como uma forma de boas-vindas, ajudando a criar um clima de descontração já nos primeiros minutos do evento. Tanto as opções alcoólicas quanto não alcoólicas são usadas em sintonia com o estilo do casamento e com o cardápio que será servido depois.
Características dos mocktails de casamento
A grande vantagem dos mocktails de casamento é o fato de serem preparados com:
- Ingredientes frescos (sucos, frutas, ervas,etc)
- Apresentação criativa e temática
- Não levar nada de bebida alcoólica
O que influencia positivamente a economia no bolso do casal. Outro detalhe importante é a inclusão, já que todas as pessoas convidadas - e de todas as idades - poderão saborear dos mocktails criativos, elegantes e sem álcool.
Os mocktails ideais para casamentos
Para aproveitar a grande variedade de frutas tropicais do Brasil, mocktails ideais para casamentos devem incluir frutas, combinadas com outras especiarias para dar ainda mais sabor ao drink. Por exemplo:
- Virgin Mimosa: suco de laranja, espumante sem álcool
- Piña colada sem álcool: abacaxi, leite condensado, suco de limão
- Limonada de lavanda: limão, mel, lavanda comestível - e a apresentação ficará incrível em um casamento barroco!
Como escolher os mocktails para o seu casamento
Primeiro de tudo, o horário da festa para saber o tipo de mocktail e sua apresentação. Depois, vale a pena olhar a lista de convidados e ver se é possível identificar um padrão entre eles. Vai ter um casamento temático? Adapte os mocktails para o seu casamento!
Apresentação é tudo: coquetéis intagramáveis
O bar de um casamento oferece bebidas para o brinde à união do casal e para que os convidados se refresquem durante a recepção. Mas os drinques também vão para as redes sociais, onde o que vale é a apresentação! E quanto mais colorido, melhor, com os mocktails não ficando para trás. Para exemplificar melhor, separamos algumas opções ideais para os enlaces. Confiram!
Receitas para fãs de bebidas não alcoólicas
-
Versão da mimosa
A tradicional mimosa é preparada com espumante e suco de laranja. Na versão mocktail, a bebida alcoólica é substituída por água com gás. Além do suco de laranja, pode-se acrescentar suco de uva-branca, o ingrediente principal de espumantes e vinhos brancos. Esta bebida deve ser colocada em uma taça do tipo flauta (o modelo para champanhe). Depois, é só enfeitar com a folha de hortelã.
-
Manga e framboesa
Para o verão, nada é melhor do que uma fruta tropical como a manga. Junto do suco de framboesas frescas, o suco de uva, o chá de gengibre e suco de limão, vocês terão um mocktail de respeito na celebração. Na finalização, basta colocar uma fatia de limão para ornamentar o copo e muito gelo!
-
Limão e chocolate
A combinação perfeita para os enlaces de inverno. Leva leite cremoso, pó de café instantâneo, chocolate amargo, açúcar e raspas de limão. A bebida é preparada em uma panela e servida quente. Para deixar no clima, recomendamos servir em uma xícara de café ou caneca de cerâmica que deixe tudo mais elegante.
-
Vermelhão
Trata-se de uma releitura do clássico Bloody Mary. Pelos ingredientes, pode causar um certo estranhamento, mas vale a pena provar. Este mocktail é feito com suco de tomate, suco de limão, gotas de tabasco, pitada de sal, caldo de carne e molho inglês. O gosto salgado é quebrado pela acidez do limão, que traz um gostinho único familiar. O copo de uísque é mais indicado para esta bebida.
-
Margarita leve
Uma mistura que promete adocicar os paladares. Pedaços de melancia batidos com suco de lima, chá de agave e água com gás. Pode-se aproveitar para servir em uma taça de margarita, com açúcar na borda e muito gelo. E, para dar um toque final, folhas de hortelã e pedaços triangulares de melancia!
-
Nutritivo e vibrante
O suco de cenoura é conhecido por suas propriedades nutritivas. Junte a ele o suco de laranja, o suco de limão, mel e folhas de hortelã para ter um mocktail poderoso. A cor laranja se sobressai e deixa o drinque pronto para ser admirado pelo paladar e pelos olhos.
-
Sidra docinha
Sabe aquela bebida de maçã que substitui o espumante e que pode ser sem álcool? Temos aqui uma receita caprichada com ela. A sidra é somada ao suco de cramberry e temperada com açúcar e canela. Pronto! Um drinque para os fãs de doces com toque festivo.
-
Calda de pêssego
Eis a cremosidade pura! Adicione às fatias de pêssegos a água e o açúcar e bata até virar uma calda. Depois, é só acrescentar framboesas, tomilho e um refrigerante de soda. Atenção: será necessário peneirar para tirar os restinhos de polpa das frutas. Coloque bastante gelo e, para enfeitar, folhinhas de tomilho!
-
Maracujá com leite moça sem álcool
Duas das paixões nacionais servidas no copo: maracujá e leite moça. Misture a polpa do maracujá com meia xícara de chá de suco da fruta com meia lata de leite moça e muito, muito gelo. Doce, delicioso e refrescante!
-
Mojito sem álcool
A mesma receita do mojito original, mas sem álcool. Anota a receita que é fácil: raminhos de hortelã, limão, açúcar, gelo, água com gás. Ideal para um casamento na primavera ou no verão, não é mesmo? Crianças, adultos e vovós, vão adorar!
As opções de mocktails são ótimas tanto para os convidados que não curtem álcool, quanto para o próprio casal, que às vezes não “aproveita” o bar com receio de não serem bons anfitriões. Por isso, saibam que os coquetéis sem álcool prometem agradar até quem não possui restrição graças à mistura de sabores irresistível. Aproveite e dê um upgrade no seu feed com essas bebidas inclusivas e maravilhosas!
Pode interessar: