Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Os 12 sabores mais pedidos de bolo de casamento e dicas para escolher o seu!

O bolo de casamento nunca sai de moda e marca o grande dia com doçura. Mas... Qual seria o melhor sabor? Assim como se pode inovar bastante na apresentação, é possível inovar nos sabores. Qual desses vocês vão escolher? Ajudamos!

Ajudamos a encontrar o bolo mais especial para o seu casamento 🍰
Peça informações e preços a negócios de Bolo casamento perto de você

Phil Photo Art

Uma das melhores partes do planejamento de um enlace são as degustações! E, claro, decidir os sabores do bolo de casamento exige uma degustação detalhada, uma tarefa deliciosa para os casais. E isso não vale apenas para os apaixonados por chocolate. É bem provável que vocês experimentem coberturas, recheios, massas e confeitos dos mais diversos ingredientes. É é justamente por terem tantas opções que tomar a decisão sobre os melhores sabores de bolo de casamento e suas combinações pode ser desafiador. Ainda mais se levarem em conta tanto o que o casal gosta quanto o que agrada aos convidados, para proporcionar o melhor dos dois mundos. 

A decoração das sobremesas passou por renovações, mas claro que ainda há os tradicionais bolos em fondant (pasta branca feita de açúcar, manteiga e leite), entre outras opções, como o naked cake, aquele sem cobertura com os recheios e camadas aparentes. Além dos designers, os sabores surpreendem ano após ano. Se querem sair do convencional ou desejam um toque especial em um clássico, confiram os sabores e misturas mais pedidas, e que sempre são um sucesso.

1. Nozes

Nozes é, definitivamente, o sabor mais pedido quanto o tema é o bolo do casamento. Mas o recheio de nozes combina com o quê? Esse fruto seco tem um sabor suave e único, e pode ser combinado com um leque enorme de ingredientes. Para as estações mais quentes e com temperaturas amenas, as frutas podem ser o acompanhante ideal. Nozes com damasco, laranja, morango ou abacaxi estão entre os primeiros. Já para enlaces que ocorrem em estações mais frias, o recheio com nozes pode ganhar mais densidade, como nozes e baba de moça ou nozes e doce de leite, 

2. Red Velvet "abrasileirado"

O contraste do vermelho e do branco continua a ser uma das grandes tendências em bolos de casamento. Tanto no estilo naked cake quanto coberto por chantilly, o red velvet fica lindo em enlaces com decoração rústica e luxuosa, tanto ao ar livre quanto em salões ou nas versões mini para os matrimônios intimistas. O diferencial é que a versão abrasileirada ganha duas camadas diferentes de recheio: uma de cream cheese mascarpone e outra de creme de leite condensado, o que é irresistível para qualquer paladar.

Doce Mimo

3. Chocolate com lícor 

Acrescentar uma dose de uma bebida alcóolica é uma aposta para dar um gostinho mais forte aos bolos. O espumante que é servido para brindar e comemorar o amor pode estar presente nos recheios, bem como os licores, como o do tipo Chambord, que é feito de cognac (variedade do conhaque), framboesas, amoras pretas, baunilha e cassis. O resultado é um licor único com aromas e sabores complexos. A bebida é misturada ao ganache de chocolate e o bolo é enfeitado com frutas frescas.

4. Brigadeiro ou ganache

O brigadeiro é um sabor 100% brasileira, está entre os doces mais tradicionais do País. Mas, quando é o escolhido para ser o recheio do bolo de casamento, ele ganha releituras gourmet, e o mesmo ocorre com o ganache. Recheio de brigadeiro com chocolate meio amargo ou com brigadeiro com whisky estão no topo da lista dos mais pedidos; ao lado desse sabor, também encontramos o ganache com frutas vermelhas. 

Juliane e Guilherme Fotografia

5. Beijinho

Esse sabor é uma vedadeira volta às festinhas da infância. Quem não gosta de beijinho? A melhor combinação, leite condensado e coco, pode estar presente no recheio bolo de casamento. E é bem harmonizada com frutas, como abacaxi, uva verde, morango e damasco, e também podem combianar com nozes e raspas de chocolate branco.

6. Baba de Moça

Este creme com marcante sabor de coco, é usado em diversos recheios, mas também é consumido como um doce. Trata-se de um item clássico da gastronomia brasileira, e muito pedido para o recheio do bolo de casamento. É um recheio leve e delicioso, e sua mistura com outros sabores tem um resultado magnífico. Doce de leite, creme de nozes e frutas secas são os principais complementos, ideais para um clássico bolo branco.

Ângulos Fotografia

7. Bolo de cenoura revisitado

Quem resiste a um bolo de cenoura com cobertura de chocolate? O doce já virou um clássico brasileiro e a nova aposta é acrescentar na massa, além das cenouras frescas, uvas passas, abacaxi ou nozes. A receita pode mudar um pouquinho com a cobertura de cheese cake, e ficar refinada e deliciosa, especialmente para aqueles que preferem variar e não apresentar o chocolate no bolo de casamento.

8. Doce de leite

Esse sabor combina com vários tipos de bolo, e é um recheio que combina com massa branca, além de bases de chocolate. O doce agrada à maioria absoluta, e pode ser o único recheio ou aparecer em harmonias mais requintadas. Entre os sabores de bolo de casamento tradicionais, encontramos doce de leite com ameixas, com coco, com creme de nozes ou marshmallow.

Bianna Calixto Confeitaria

9. Biscoitos de chocolate

O famoso bolo de chocolate pode receber o recheio de creme de baunilha com biscoitos esmagados. Os pedacinhos de biscoito deixam a sobremesa crocante e ainda remetem ao sabor da infância.

10. Chantilly e morango

É um recheio mais comum, por isso, muitas vezes esquecemos que ele existe. Mas acreditem: os convidados irão imediatamente recordar do quanto essa combinação é deliciosa. O segredo para ser um sucesso é o sabor do chantilly, pois ele é quem manda nesse recheio. É uma sobremesa refrescante, por isso é uma ótima escolha para casamentos no verão e à tarde. Mas, lembre-se de que o bolo de casamento, neste caso, precisa estar em ambiente refrigerado para se manter.

Danny Confeitaria

11. Café ou sabores de chás

Se vocês são viciados em chá ou café, então estes sabores são perfeitos para o bolo de casamento: creme de chá verde com ganache de chocolate meio amargo; café com leite baunilhado; lavanda inglesa com creme de manteiga Earl Grey; café expresso com chocolate branco e chá Chai com baunilha.

12. Lemon Curd

Outra opção para casais que têm o paladar mais voltado para sabores cítricos. O recheio de lemon curd está entre os mais refrescantes! Por ser leve, não é nada enjoativo, e combina perfeitamente com recheios de massa branca. 

Bianna Calixto Confeitaria

E como escolher o bolo de casamento ideal? 10 passos

  • 1. Não deixem para a última hora

O processo entre selecionar um modelo de bolo e tê-lo finalizado leva muitas semanas. Não deixe a escolha para o último minuto e respeite os prazos do fornecedor. Quanto mais elaborado for o seu bolo, mais demorada será a confecção.

  • 2. Compreendam como o produto é cobrado

Bolos de casamento simples são mais baratos. Os mais complexos são mais caros. Como grande parte do tempo do confeiteiro será dedicado à decoração, converse com ele sobre alternativas para tornar o processo menos trabalhoso. Alguns casais optam por ter um bolo pequeno ou fake na recepção e um grande na cozinha, para servir os convidados. As fatias dos dois bolos devem ser semelhantes. 

  • 3. Escolham um confeiteiro especializado no estilo

Se você já foi a um casamento em que amou o bolo, pergunte ao casal quem eles contrataram. As recomendações de pessoas próximas é sempre um bom ponto de partida. Cada confeiteiro costuma ser especializado em uma gama limitada de estilos. Procure por aqueles que saibam produzir o que você procura. Leve para ele referências de fotos de bolo de casamento com o design desejado para facilitar. 

  • 4. Escolham o tamanho adequado

O tamanho depende de quantas pessoas serão servidas. É preciso, antes de tudo, decidir o tamanho das fatias. Um bolo de três camadas serve até 100 pessoas. Se você deseja um bolo alto com poucos níveis, considere usar colunas entre cada uma das camadas. É um ótimo artifício.  

  • 5. Para definir sabores e cobertura, considerem o clima 

Para casamentos realizados no verão e em clima úmido, o fondant pode ser uma escolha melhor do que merengue e o chantili. Determinados ingredientes não suportam altas temperaturas sem derreter ou acabar azedando. Converse com o confeiteiro sobre isso para não escolher algo que estrague ou desmonte rapidamente. 

VGS Foto e Filme

  • 6. Não descartem os sabores incomuns 

Invistam nos sabores que você mais gosta em vez de tentar agradar aos outros. O bolo do casamento deve refletir o gosto e paladar do casal. Outra opção é ter diferentes níveis com sabores distintos, fazendo com que todos se sintam agradados. Mas atenção: isso irá dar mais trabalho a mais para quem ficar responsável por cortar as fatias. Planejem-se antes.

  • 7. Pesquisem fornecedores acostumados às diferentes dietas

Se o casal possui restrições alimentares, precisará procurar fornecedores que já trabalhem com este tipo de público. Um confeiteiro já habituado em fazer bolos veganos, sem açúcar ou sem glúten saberá fazer receitas saborosas. Apostar em alguém que não está acostumado às receitas alternativas é uma roleta russa. Sem falar que não há garantias de que ele não utilizará itens proibidos às dietas. Não abuse da sorte, os alérgicos agradecem.    

  • 8. Testem o design com a decoração

Antes de decidir sobre a aparência do item, estudem o tema e a paleta de cores para que ele não destoe da decoração. Usar as as mesma espécies de flores na ornamentaçã, no bolo e/ou um padrão presente no vestido da noiva sempre é uma escolha acertada. 

  • 9. Façam uma degustação

Depois de escolher os sabores que desejam para a massa, o recheio e a cobertura, façam uma degustação. Isso será teste de fogo para saber se a combinação pretendida funciona. Procure provar quatro ou cinco opções com cada fornecedor, já que a qualidade dos ingredientes impacta no resultado final. Ainda que optem por algo simples, provem sempre!

  • 10. Pensem como acontecerá a entrega

Para que tudo saia bem, coordenem a entrega no local da recepção. Ele pode ter que ser mantido na geladeira, então é necessário que se verifique se há uma geladeira com tamanho e espaço apropriados para guardá-lo.

Danny Confeitaria

Os sabores do bolo devem representar o gosto pessoal do casal, seja um bolo de casamento tradicional ou moderno! E até a ornamentação do bolo pode ter um gostinho a mais, como é o caso das flores comestíveis, uma tendência diferente. Violetas, amores-perfeitos, lavanda, capuchinha e até mesmo alguns tipos de rosas podem entrar no cardápio! Os recheios do bolo de casamento podem ser tradicionais, mas, se vocês amam um sabor que foge do comum, e querem inclui-lo, vão em frente! Como podem ver, não faltam ingredientes incríveis.

Ajudamos a encontrar o bolo mais especial para o seu casamento 🍰
Peça informações e preços a negócios de Bolo casamento perto de você