Denis Silveira Fotografia

Depois do pedido é normal que os noivos criem certa ansiedade para começar a organizar a festa. Mas é justamente quando vão colocando valores nos seus sonhos que descobrem que é preciso um planejamento bem organizado para não sair do valor estipulado. São muitos itens que envolvem um enlace, o vestido de noiva, traje de noivo, o buffet que será servido aos convidados com todas as suas particularidades, os convites de casamento e a forma mais eficaz para que todos confirmem presença e, claro: a tão esperada decoração de casamento.

Se já começaram a pesquisar sobre os orçamentos, sabem muito bem que este último item é um dos grandes responsáveis pelos preços salgados da festa. Mas não se vocês seguirem nossas dicas! Para saber como calcular o quanto irão precisar e o quanto poderão gastar com a decoração, sigam os passos a seguir:

Menta & Pêssego

O que os especialistas dizem?

Vocês já devem saber que, com tantos itens que envolvem a organização e realização do casamento, cada categoria possui um percentual próprio do valor total que você possui, seja o do salão que ajudará com o modelo de penteado para casamento ou mesmo os mimos para os convidados. No caso da decoração, os especialistas dizem que se deve destinar entre 8% e 15% do valor total, isso inclui todos os elementos que caracterizam sua decoração de casamento rústica ou uma mais tradicional.

Vocês devem partir desse percentual para começar a determinar quais serão os itens que quer utilizar e pesquisar tudo que possui dentro do seu estilo, para tentar ficar dentro de um orçamento saudável, mas claro que não estarão restritos a este percentual. Se vocês enxergam menos necessidades em outros quesitos, podem diminuir um pouco dos gastos ali e investir mais na decoração, quando for o caso.

Realiza Decorações e Eventos

Espaço

O segundo passo é analisar o espaço onde será realizada a cerimônia, a recepção e a festa. Por isso, tentem iniciar os preparativos da decoração depois de decidido o local, já que será muito difícil poder calcular os gastos com flores para casamento, arranjos e detalhes sem essa decisão. Façam um simples mapa de onde estarão as mesas e quantas elas serão, e decidam quantos centros de mesa colocará em cada uma. O mapa servirá também para saber quais são os cantos que merecem atenção para arranjos de destaque e outros pequenos objetos e móveis para compor o ambiente.

A partir daí terão uma ideia de quantidade e poderão começar a colocar valores. Saberão também se haverá necessidade de optar por arranjos mais econômicos para aumentar a quantidade ou se poderão optar por elementos mais caros, já que precisam de um menor volume. Levem também em consideração os elementos já existentes no espaço alugado, se muitos dos móveis e objetos são condizentes ao estilo da festa, poderão incorporar na parte da decoração e diminuir custos.

Chácara Manacá da Serra

Flores

As flores são as protagonistas na decoração, tenham em mente que precisarão de uma boa quantidade para conseguir dar o efeito desejado. O ponto de partida é a estação que será realizado o casamento, tanto pelos valores como com a perfeição da espécie. Para a decoração da igreja para casamento também será decisivo saber o tamanho do local, e isso também vale para o espaço resevado à recepção, para comprarem exatamente a quantidade de flores necessárias. Conversar com o florista responsável é essencial para saber se as espécies de flores com que sempre sonharam em usar está de acordo com o montante disponível.

Estilo do casamento

O estilo escolhido para o seu casamento também influenciará, e muito, nos valores. Casamentos formais, que seguem todos os protocolos e têm um ar clássico, exigem elementos específicos, requerem mais flores e muitos arranjos, o que pode custar um pouco mais do que os casamentos menos tradicionais. Esses enlaces mais descontraídos abrem o seu leque de possibilidades aalternativas como folhagens, gaiolas, suculentas, trigo, origamis, etc., vários itens podem ser usados para substituir as flores.

Se não abrem mão de um tipo de festa específico que pode sair mais custoso, pensem então em diminuir o número de convidados. Como já devem imaginar, uma decoração de casamento simples, por outro lado, pode ser muito econômica, já que pode se valer de elementos despretenciosos para dar charme ao local.

Jorge Candirales Fotografia

Aluguel VS Emprestados

Muitos objetos que pensam em alugar podem ser emprestados de amigos e familiares. Antes de sair reservando louças, suporte de doces, objetos antigos para compor seu casamento vintage, falem com os convidados mais próximos, e vejam o que conseguem emprestado. Amigos que se casaram há pouco tempo podem te ajudar muito neste item, não hesitem em perguntar, eles sabem como os custos de um casamento podem ser um grande desafio para os noivos.

Agora basta ir tomando decisões e somando valores, sempre lembrando dessas dicas para manter seu orçamento no limite! E quando chegar a hora de colocarem o traje e o vestido de noiva, poderão subir ao altar com a música de casamento de fundo com a consciência tranquila, sabendo que esse resultado final foi feito de forma consciente e sempre respeitando o quanto possuem para gastar.