Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Vestidos princesa: saiba tudo sobre esse estilo belo e volumoso

Os vestido de noiva princesa, com lindas saias rodadas e volumosas, conquistam a maioria das noivas em qualquer que seja a temporada. Mas você sabe como surgiu esse estilo e qual seria o volume ideal para o seu vestido?

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Demetrios

Segundo dizeres antigos, o "clássico nunca sai de moda", e essa é uma regra válida quando o tema são os vestidos de noiva. Os exemplares com estética princesa, com a cintura marcada e saias volumosas, ainda estão entre os modelos mais populares por aquelas que estão prestes a subir no altar com ao som uma bela música para casamento.

Ainda que esse seja o tipo de vestido mais usado pela maioria das noivas, já parou para pensar de onde veio esse antigo costume de colocar volume nas saias, como era feito antigamente para que se sustentasse e como o volume é alcançado atualmente? Se já enviaram os convites de casamento e o dia está cada vez mais próximo, com certeza você deve querer saber todas as curiosidades dessa peça tão importante.

Origem

Para cada cultura a união de duas pessoas com o objetivo de formarem uma nova família é celebrada de formas distintas mas, nos países ocidentais, algumas características estão presentes em quase todas os países. Uma delas é a que as mulheres escolham um modelo de vestido de noiva normalmente de tonalidade branca e, uma das características que passa de geração para geração, é a opção por uma saia volumosa.

O nome vestido de noiva princesa remete ao período medieval, mas a teoria mais aceita sobre o volume avantajado é que realmente ganhou "fama" com o casamento da rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX, já que foi uma das primeiras nobres a se casar com vestido branco e muito volume. E hoje as noivas tèm à disposição os mais variados vestidos com a silhueta da realeza.

O volume certo

Já há muitos anos este modelo de vestido já não está restrito apenas a realeza, e muitas das mulheres que escolhem uma decoração para festa de casamento mais clássica e estilo tradicional, optam por este modelo. Mas é preciso saber escolher o volume certo para o seu tipo de corpo. Para quem quer alongar a silhueta e dar a impressão de ter ganhado alguns centímetros, talvez esse não seja o melhor modelo. Quem quer marcar bem a cintura pode optar pela saia rodada, marcando extamente a cintura, e um corpete para a parte superior.

Tecidos certos

Sim, é possível usar um vestido noiva de renda e combiná-lo com uma saia volumosa. O tecido que estará à vista não irá influenciar o estilo escolhido, aqui a escolha certeira é no que irá usar no interior. Talvez não havia parado para pensar nesse quesito, mas ele é imprescindível. A escolha errada pode te fazer passar um grande desconforto quando estiver prestes a trocar as frases curtas de amor e votos no altar, já que um tecido específico pode te fazer passar mais calor do que outros.

Para as estações de alta temperatura, a organza para dar volume é uma ótima pedida, já que é leve e pode ficar por baixo. Outra opção é usar o gazar de seda pura, com muita elegância e volume para a armação de saias. O tule também dá uma ótima armação, mas talvez te dê mais conforto para estações mais frias, já que pode abafar a pele.

Tipos de estrutura

Antigamente usava-se arames para produzir uma estrutura volumosa para as saias, essa técnica era comum para conseguir uma armação perfeita e mais compacta. Trata-se de uma armação que vai por baixo do tecido para dar uma falsa impressão de volume na saia. Diferente das armações com tecidos, essa possui algumas limitações, então é recomendável que as noivas prefiram algo que dê maior liberdade de movimentação e que não seja um empecilho sentar-se com conforto.

Depois de escolher o vestido, o melhor é testar o seu caminhar, dançando com ele e se movimentando sem medo, para saber se esta é a melhor opção de fato, e se o volume te deixa confortável o suficiente para estar impecável durante toda a sua celebração.

Com essas dicas e conhecendo melhor as opções e tipos de volume de vestido, fica mais fácil sair em busca do modelo ideal para você e para o seu dia. E não se esqueça de provar com ele o sapato de noiva que pretende usar, para saber se está confortável o bastante e se o salto é o ideal, e o tipo de penteado para casamento, para ter a certeza que todos esses elementos combinam entre si.

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Outros artigos que podem te interessar