Buffet Luiz Scachetti
Buffet Luiz Scachetti
 

Imaginem celebrar o "sim" em uma bela manhã, rodeados(as) pelas pessoas mais especiais em sua vida, em um lugar lindo, com direito aos primeiros raios de sol do dia que fazem o traje e/ou vestido de noiva brilharem ainda mais, e com uma recepção que deixará os convidados de boca aberta, tanto com a leveza da decoração de casamento quando com o buffet, um  misto de comidinhas de café da manhã e almoço!

De origem britânica, a tradição de misturar o café da manhã (breakfast) e o almoço (lunch), originando o brunch, foi criada em 1895, para comemorar datas especiais, domingos e feriados. As pessoas acordavam um pouco mais tarde nesses dias e se reuniam entre 10h e 14h à mesa para fazer a primeira refeição. Por isso, o cardápio variava com o que era costume comer no café da manhã emendando com o almoço. Hoje, o brunch é comum em reuniões, encontros e festas por facilitar o serviço de copa e ainda proporcionar opções leves e prontas aos convidados. Além disso, esse estilo de buffet traz outros benefícios à celebração do casal, que destacamos neste artigo.

Darly & Allan
Darly & Allan

1. Festa prolongada pelo... Horário!

Com o casamento marcado por volta das 9h30 para os convidados chegarem, o brunch pode começar a ser servido às 10h30h com, pelo menos, algumas bebidas e aperitivos. Depois da cerimônia podem dispor das outras opções do menu até à tarde. Tudo vai depender do local e da ordem dos acontecimentos que melhor se encaixam com os planos do par. A grande vantagem do casamento que começa pela manhã é que pode ser menos cansativo para os noivos se a festa for encerrada no meio ou ao final da tarde. Porém, o casal que quer uma festa longa até de madrugada terá mais tempo para celebrar, já que começa cedo.

Se, por um lado, o dia começa cedo, por outro a sua comemoração não precisa ter hora determinada para acabar. O sol será o protagonistam e quando escurecer será possível dar um toque charmoso e romântico ao ambiente com o uso de velas, e poderão apostar nas músicas para festa de casamento que tenham também leveza e animação, garantindo essa vibração do início ao fim do evento.

Buffet Luiz Scachetti
Buffet Luiz Scachetti

2. O charme dos espaços da recepção

Casais que escolhem se casar de dia e querem este tipo de buffet geralmente reservam o espaço de uma fazenda, chácara ou sítio. A praia também dá todo o charme que um brunch merece. Aos que não dispensam se casar na igreja e fazer uma recepção no salão, este buffet facilita e agrada. Uma outra ideia é reservar o espaço de festas de um hotel ou restaurante que tem a infraestrutura necessária e garçons preparados.

3. Fotografias e iluminação

Por ocorrer de dia até à tarde, o fotógrafo vai aproveitar a luz natural, o que garante fotos impecáveis por conta da iluminação. Aproveitem para tirar as fotos com os padrinhos, pais e amigos, além de vocês dois, é claro, bem iluminados e felizes. Que tal acrescentar alguns balões na foto para serem soltos e tornar os registros ainda mais especiais?

André Piccinini Fotografia
André Piccinini Fotografia

4. Decoração

Os temas mais apropriados para servir um brunch são os que contam com uma decoração de casamento rústico com elementos bem campestres ou shabby chic para quem preferir colocar a pitada de romantismo das casas de chá inglês. Deve haver mesa para todos os convidados com arranjos florais baixos para não atrapalhar as conversas e combinar com o estilo, além das toalhas de mesa ou jogos americanos, xícaras com as colheres e guardanapos, açúcar e adoçante.

Todo o menu (alimentos e bebidas) precisa estar disponível em uma mesa ou duas para o serviço americano – aquele que os convidados se servem sozinhos e à vontade. Pratos, talheres, taças e mais xícaras estarão em outra mesa de apoio para cada convidado pegar. Como o serviço é livre, os garçons ajudam a servir as bebidas, recolher as louças e fazer a reposição das comidas. Ainda pode ter a decoração da mesa de casamento tradicional com o bolo e os docinhos.

Adesso Fotografias
Adesso Fotografias

5. Comida e bebidas simples e delicadas

Como a inspiração é o café da manhã, o cardápio inclui bebidas leves, como cafés, chás, leite e sucos naturais, e tambéms podem servir vinho branco e espumante para brindar. Um dos coquetéis mais icônicos do brunch é chamado Mimosa, feito com champanhe e suco de laranja, e não pode faltar!

Arquitetando Sabores
Arquitetando Sabores

E a parte da comida é bem variada, não se esqueçam que oferecer um cardápio de café da manhã que se aproxime ao almoço é menos estressante que pensar em diversos menus para compor um jantar, certo? Se optaram seguir por essa linha informal, lembrem-se de que é essencial ter comidas que não precisem do uso de faca. Caprichem na oferta de frutas, queijos e os mais variados tipos de pães. Montem também uma excelente mesa de sobremesas, que devem estar expostas desde o início da festa, e um bolo de casamento decorado com o estilo escolhido e que complemente a mesa de doces.

E para completar, que seja um buffet repleto de todas aquelas guloseimas matutinas, além de adicionar alimentos que poderiam ser a entrada de um almoço. Por exemplo, croissants, frios de todos os tipos, geleias, bolos e biscoitos, panquecas, salgados, cereais, quiches, suflês, saladas, ovos, salmão, rosbife, tortas e algumas massas.

Elaine Coelho Fotografia
Elaine Coelho Fotografia

6. Os trajes

Outra vantagem de se casar de dia e servir um brunch é a escolha dos vestido e/ou dos trajes, já que o ambiente pede looks menos formais, sem muito brilho e mais levesm, deixando o clima mais intimista, tanto para os noivos quanto para os convidados. Um vestido de noiva simples, tomara que caia ou com alças finas, produzido com tecidos leves e vaporosos, são as melhores opções para elas. E para eles, um traje de noivo sem gravata, de linho, com detalhes suaves, combinando com o look dos padrinhos e madrinhas, que podem seguir a mesma tendência de leveza natural.

7. As lembrancinhas

Os modelos de lembrancinhas de casamento podem seguir o tema. Canecas esmaltadas, doces de compota e geleias (inclusive as que são servidas no brunch), bem-casados com laço de juta, leques de madeira e mini plantas como suculentas, cactos, rosas, copo-de-leite e mini samambaia são algumas inspirações para mimar os convidados. Seus convidados sairão encantados com os presentinhos.

Querência
Querência

O casal que considerar apostar por um brunch, seja como o buffet principal ou como o primeiro a ser servido se a festa durar até mais tarde, não se esqueça de levar em consideração todas as informações de horários e trajes nos convites de casamento. Assim seus familiares e amigos podem chegar tranquilos e aproveitar todo a celebração, ao lado. A festa tem que ter a cara do casal, desde as músicas de casamento até o entorno que fará do dia especial, e com essas dicas esperamos que o seu brunch seja completo.