Eles são um dos maiores símbolos da tradição do dia C, mas os bolos de casamento não precisam ser monótonos e previsíveis. Os bolos quadrados podem ajudar na missão de dar bossa na sobremesa que é carro-chefe entre os doces e item indispensável da celebração. O formato por si só já tem um quê de moderno que agrega na decoração da festa do casamento. As linhas limpas e nítidas e os ângulos perfeitos de 90 graus aparecem como alternativa atraente, prática e fresca.

Esses são alguns motivos que fazem deste tipo de bolo mais presente nas uniões mais modernas e menos apegadas às tradições e regras. Mas não há algo que o torne contraindicado àqueles que possuem preferências mais conservadoras. Mesmo entre eles, é uma oportunidade boa de brincar com esta forma geométrica e em como decorá-la. Vejam as várias alternativas possíveis para esse formato.

Bolo de andares

O típico bolo de casamento de andares, não perde a forma mais clássica mesmo sendo quadrado. Com a tradicional pasta americana, nesse formato ele fica igualmente elegante e poderoso, perfeito para compor a decoração de casamento simples e elegante que os noivos mais clássicos buscam. Esse tipo de bolo sempre chama muitíssima atenção dos convidados e será um evento a parte. Mas deve sempre lembrar, é muito importante integrar o todos os elementos do evento, esse tipo de bolo combina melhor com casamentos clássicos e de estilo tradicional.

Com babados

Este tipo de ilusão dá volume e movimento aos limites de cada andar. O efeito visual é de uma mesa envolta em toalha de mesa. O contraste entre o ondulado do final do “tecido” que cobre o bolo dá um  bonito resultado com as quinas. A sobremesa ganha um aspecto arrojado e fluido. Ótimo toque para casamentos minimalistas.

Misto: geometria pura

Para os casais que gostam da proposta, mas não estão 100% seguros da opção, o melhor é fazer uso das soluções mistas, que juntam mais um de formato em um mesmo modelo. Outras formas geométricas, como triângulos, hexágonos, circunferências, pirâmides, etc., podem ser afixadas na cobertura e ou laterais do bolo, que ganha aparência mais ousada, volumosa e excepcional. Pode-se formar com isso pequenos picos onde entre ou em cima dos quais podem ser postos os noivinhos para bolo de casamento. A escolha por figuras geométricas em 2D pode dar um bonito efeito de origami. 

Fondant texturizado

É possível imprimir ao fondant uma textura que tenha a ver com a decoração de casamento simples, como a de renda com tema floral ou de algodão cru. A cobertura é pensada sutilmente para ganhar o padrão condizente ao pano que imita e vestir o doce à caráter para a ocasião. Um pequeno detalhe que pode tornar o bolo uma atração à parte pela simplicidade e genialidade da proposta, que pode imitar também o macramê. 

Rústico naked cake

O famoso naked cake, normalmente escolhido em eventos onde a decoração de casamento rústico está presente, pode ganhar uma versão quadrada igualmente encantadora, já que ganha ainda mais originalidade e pode ser decorado com flores e plantas naturais, como acontece com os modelos redondos. Frutas dos bosque e açúcar de confeiteiro também são complementos perfeitos que garantem a rusticidade da gostosura.

Efeito Mondrian  

Reforçar o formato quadrado do bolo com pinturas e figuras também quadradas, de linhas grossas e contrastantes, bem ao estilo dos quadros de Mondrian, é uma tendência. Dá um aspecto moderno e ousado. O uso de cores contrastantes é o mais indicado para um melhor efeito. 

Confeitaria moderna

Para que recorrer ao açúcar processado quando se têm o doce das frutas? O uso delas inteiras (desde que pequenas) sobre o bolo faz uma bela contraposição com as linhas duras e artificiais do bolo. As formas, cores e texturas dos frutos acrescentam frescor e pleiteiam a valorização dos sabores naturais. Esta é uma das bandeiras da confeitaria moderna, que prega menos consumo de alimentos processados e saturados em açúcar. Perfeito para casamentos ao ar livre, com a inferência de luz natural e em locais com temperaturas elevadas.    

Pintura obra-prima

Uma bonita pintura a mão pode dar à cobertura lisa e virgem do bolo um desenho geralmente aplicado a louças e cerâmicas. Padrões dos azulejos portugueses e do mediterrâneo podem ser reproduzidos, assim como desenhos arabescos. Cenas da história do casal, tal qual se faziam no passado para contar grandes feitos históricos em grandes vasos (hoje reunidos nos museus), podem ser pintadas também. Cada face do bolo de casamento quadrado pode ser lido e entendido como uma tela de pintura em potencial. Brincar com isso através de temas e/ou estética vintage é uma forma de homenagear o passado, ressignificando para o futuro.  

Falsa madeira 

Camadas faux bois, que em francês significa "madeira falsa", criam a ilusão do bolo ser feito do material. É como uma grande ilusão de ótica divertida que irá admirar e confundir seus convidados. É possível conseguir a coloração e a textura de veios com o uso de ingredientes naturais ou de colorantes. Ótima opção para decoração de casamento rústico. 

Andares desencontrados

Quem disse que um bolo de casamento precisa estar com os andares centralizados e perfeitamente alinhados? Brinque com as angulações do formato quadrado, dispondo ao menos um andar na posição em losango, para dar movimento e área maior no andar inferior onde podem ser acomodados os elementos decorativos. 

Bolo-caixa

Decorar as arestas, acentuando o formato quadrado, e restante do bolo para dar a ilusão de uma caixa ou de caixas empilhadas, com fitas, laços e outros adereços dá um tom fofo, romântico e ao mesmo tempo brincalhão à peça

Ao encarar o bolo do enlace como uma peça que merece personalidade própria, dado o destaque que recebe na festa, o casal se permite usar a criatividade. A sobremesa geralmente recebe mesa dedicada, na qual será o centro das atenções, e merece receber um tratamento menos burocrático na decoração do casamento. Optar pelo formato quadrado é uma boa maneira de tornar o ambiente mais descontraído.