Flávia Chicarelli
Flávia Chicarelli

As frutas conseguem trazer um colorido especial ao cardápio, mas nem sempre se limitam ao paladar. Elas podem servir como lindas propostas na ornamentação ou até como complemento de um buquê de flores original. A ideia de usá-las nos centros de mesa é perfeita, há belas propostas que temos presenciado em casamentos descolados e até nos mais formais. Basta mesclar as frutas de forma que enriqueçam todo o conceito da mesa. O importante é escolher um suporte bárbaro para arrasar com seu centro de mesa.

Em arranjos florais elas superam com aromas e formatos, são diferentes maneiras de incluí-las e espalhar sua beleza natural em ambientes ou móveis, por isso, seja qual for o estilo da decoração do casamento, sempre é possível aproveitá-las de formas incríveis para valorizar todo o espaço e o contexto do dia. Vejam as dicas para escolher as frutas e como acondicioná-las com charme no seu centro de mesa. 

Jardins do Solar
Jardins do Solar

A beleza do conjunto

A tendência de usar frutas no décor está em alta e consegue trazer muito encanto aonde quer que sejam colocadas. Com a existência de tantas espécies diferentes será possível formar um arranjo deslumbrante para deixar a decoração das mesas do casamento inesquecíveis e com um colorido mágico.

Com diferentes tamanhos, tonalidades e formatos, deve encontrar uma sintonia entre as frutas escolhidas e os outros componentes da mesa, como as flores, os talheres e a porcelana.

Villa Alba
Villa Alba

Foco na cor da fruta

Com tantas alternativas possíveis, defina baseando-se na cor da fruta que siga a paleta escolhida para o ambiente. Se desejar algo mais formal pense nos arranjos monocromáticos, são elegantes e abrem uma gama de oportunidades, sempre procurando criar um contraste entre a toalha de mesa com a tonalidade da composição. Os coloridos também ficam charmosos, embora mais descontraídos, podem ser uma boa proposta para cerimônias pé na areia, trazendo um ar tropical à mesa. 

Tons que se destacam:

  • Amarelos e laranjas: limas da pérsia, mexericas (bergamota) e carambolas junto a arranjos com flores de casamento amarelas como margaridas, crisântemos ou rosa, na mesma tonalidade ficam extremamente vistosas, especialmente sob uma toalha clara;
  • Vermelhos: já se prefere focar no vermelho, maçãs, morangos e cerejas podem formar uma combinação perfeita junto a vasos com rosas vermelhas ou folhagens verdes bem contrastantes;
  • Verdes: se o verde te encanta, monte seu centro de mesa com limões, maçãs verdes, kiwi ou peras em conjunto a composição com folhagens e suculentas sob um caminho de mesa de juta

Estaleiro Guest House
Estaleiro Guest House

O suporte faz toda a diferença

Há muitas maneiras de expor as frutas e formar um lindo centro de mesa, seguindo o conceito do décor e das louças que estarão ao redor, pode escolher com segurança o objeto que será usado. Se a ideia é uma cerimônia no campo com um estilo descontraído, recomenda-se peneiras de palha, fruteiras de bambus ou cachepôs de cerâmicas pintadas, que são ótimos para acondicionar as frutas, mas também podem deixá-las soltas sob a mesa.

No caso de uma festa mais requintada peças em prata – bandejas, sopeiras ou um bowl, peças em cristal ou vidro são incríveis para que o colorido da fruta fique em evidência. E há ambientes que permitem até pequenas "árvores", mas tudo deve ser pensado com relação ao conjunto.

Arborio Assessoria e Decoração de Eventos
Arborio Assessoria e Decoração de Eventos

Junto a outros elementos

A inclusão de elementos naturais e originais não é usado apenas em decorações de casamentos rústicos, é cada vez mais comum notarmos arranjos bem originais em eventos sofisticados com lindas composições feitas com gravetos e folhagens, sem perder a elegância. 

As velas na mesma cor da fruta sempre dão um toque especial ao centro de mesa e podem ser usadas também na mesa dos doces e bolo decorado de casamento para trazer sintonia com as mesas do jantar.

Sua Cena Eventos Originais
Sua Cena Eventos Originais

Assim como uma simples flor pode fazer toda a diferença em um penteado do casamento, as frutas trazem uma outra perspectiva na montagem dos centros de mesa, e com a fartura de espécies e possibilidades de conjunto se tornam peças chaves. Por isso, ao planejar a cerimônia, tenham a mente aberta para opções que num primeiro momento possa parecer inadequado para a data, mas lembrem-se que nem sempre o usual ou mais caro é a melhor alternativa. Deixem a criatividade fluir.