Welington Gonçalves Fotografia

Quando falamos em tapete da nave, trata-se do corredor por onde os noivos e o cortejo passarão, que será ornamentado. Portanto, é um item que precisa de atenção e há  possibilidades para diversos tipos de decoração do casamento. Independente de casarem numa catedral, igreja ou ao ar livre, é possível achar um tapete que combine perfeitamente com todo o contexto e complemente com graça o décor. Antigamente as passarelas vermelhas eram únicas, herança da realeza, mas hoje o que não faltam são alternativas para inovar com originalidade.

Além de vários estilos, também poderão escolher tamanhos diferentes, que devem estar de acordo com a proposta da cerimônia. Há os que cobrem a escadaria fora da igreja, ideais para uma catedral, os que cobrem a partir da porta da igreja e os que cobrem apenas metade do corredor até o altar. Basta que seja cômodo para a noiva caminhar com segurança, por isso leve em consideração o modelo do sapato de noiva para saber qual é a melhor opção. Se pensavam que apenas as flores do casamento fossem necessárias para compor o décor da cerimônia, perceberam que não é bem assim. Além da iluminação, que será essencial para eternizar o momento e deixar as fotos perfeitas, o tapete é destaque em dois momentos simbólicos na cerimônia: a entrada e a saída após o "sim".

Clássicos que encantam

Diego Ferraz

Assim como os buquês de noiva vermelhos são muito desejados, os tapetes vermelhos da nave  não perdem seu lugar. Porém, encontramos passarelas estilizadas atualmente, com diversas cores, estampas ou padrões. As lisas são as mais procuradas, desde as sóbrias como as brancas ou off-white, que são adotadas quando a decoração da igreja do casamento for bem colorida ou o próprio piso da igreja tenha vários tons. Em um piso de mármore poderá colocar um tapete com  cores fortes como o marinho ou até a cor do ano ultravioleta, desde que acompanhe os arranjos florais ficará um arraso. Mas também é possível encontrar as personalizadas com monograma com as inicias dos noivos ou com um símbolo especial ao casal.

Modernas com requinte

Adriano Alves

Uma nova tendência que tem agradado muito os noivos é a passarela espelhada, feita em vidro espesso e acrílico, esta estrutura não quebra e não escorrega, portanto não se preocupe com o sapato branco noiva que escolheu mesmo se for um modelo com salto altíssimo. Os seus padrinhos e convidados também poderão atravessá-la tranquilamente. O espelho deixa o ambiente  glamuroso, adequado a uma cerimônia tradicional com toques bem modernos. Se desejam uma entrada triunfal é uma opção incrível para surpreender os convidados com esse efeito mágico.

Descontraído e natural

Ivon Rondoni Fotografia

Em cerimônias ao ar livre ou mesmo em um espaço com a decoração de casamento rústica encontramos alternativas incríveis desde que, sempre, de acordo com o tipo de piso. Na areia ou num gramado os tapetes de fibra, palha, bambu ou táboa que são materiais incríveis, naturais e baratos. Com arranjos de buquês de flores do campo suaves e luminárias, caso esteja previsto que a festa vai noite adentro, os noivos já terão o décor perfeito para o estilo de celebração que escolheram.

Trazendo muita cor ao rústico

Grajagan Surf Resort

Os tapetes de kilim coloridos dão um toque alegre e elegante, junto com arranjos suspensos no altar criam um conceito boho chic. Os tapetes feitos com pétalas nos remetem a um conto de fadas, fácil de fazer e pode usar flores diversas. As flores perfumadas são uma alternativa muito bem-vinda, combinando com a cor base da paleta adotada é uma opção segura que pode ser perfeita para qualquer tipo de piso, além de deixarem um cheirinho perfumado no ar. Só tomem cuidado com o modelo de vestido de noiva que pode atrapalhar por uma cauda comprida ou interferir conforme andar na passarela.

São esses pequenos pormenores que deixam o dia C ainda mais incrível. Num primeiro momento pode parecer que o tapete não terá tanta importância, mas ele tem. Percebam o contraste que causa até no caimento do vestido de noiva conforme caminha na passarela, além de tornar a chegada da grande protagonista triunfal. Sem dúvida a música para entrada de casamento eleva as emoções, mas um contexto harmônico deixará o ambiente muito mais comovente.