Wallace Pires Photography

Independentemente do ato solene que se escolha ou da decoração da igreja do casamento, toda a cerimônia deve ser planejada para ficar  ainda mais emocionante. Na Igreja Evangélica a oficialização do matrimônio é celebrado por um pastor que direciona todo o rito. Considerada uma instituição divina, é realizada numa igreja ou em um salão particular, e toda a comunidade e familiares são convidados a assistir para juntos pedirem bênçãos a Deus para o casal. Repleto de cânticos, que são a forma de louvar a palavra sagrada, as cerimônias evangélicas são comoventes por essa devoção de todos que participam.

O casal tem a liberdade de incluir uma leitura simbólica ou uma música de casamento que seja especial para os noivos. Por mais que não sigam um preceito pré-estabelecido, seus pastores normalmente orientam e acompanham os noivos durante toda a trajetória do relacionamento. A igreja Evangélica não impede o casamento de casais com religiões diferentes, porém desaconselha, por achar que possam vir a ter problemas no futuro. O que a igreja determina é que a pessoa não crente faça um curso preparatório para a cerimônia e para nova vida que estão iniciando. A cerimônia em si é livre, mas normalmente os casais evangélicos não abrem mão do vestido de noiva branco, das alianças e de um roteiro que expresse as crenças do dois.

Andressa Dionisio

A importância dos cânticos

Um detalhe que é muito forte na Igreja Evangélica são as musicas gospel de casamento, cheias de simbologia. Muitos noivos fazem questão de incluírem uma banda ao vivo, corais e até orquestras para expressá-las e deixam o ritual realmente incrível. Atualmente, a cerimônia de matrimônio Evangélico é repleta de louvores em forma musical e até incluem algumas coreografias preparadas para a ocasião.

Entrada

Primeiro entram os padrinhos, e quem define a quantidade são os noivos. Eles poderão ficar no altar ou sentados no primeiro banco da igreja. O noivo entra com sua mãe, a noiva entrará acompanhada por seu pai e também pelas damas e pajens. Algumas noivas evangélicas entram cantando uma música de casamento evangélico ou um hino específico surpreendendo os convidados. Os pais poderão ficar no altar juntos aos padrinhos ou também sentados no primeiro banco da igreja. Igualmente às cerimônias da religião Católica, a noiva poderá adotar uma cor para os vestidos longos de festa das madrinhas como preferir.

AGIR Photograph

Ritual

O pastor ou celebrante fará uma explanação sobre o casamento, que inclui referências de algumas passagens bíblicas. A daminha ou o padrinho do noivo entrega as alianças ao pastor. O pastor abençoa as alianças e recita mensagens sobre a importância da aliança que está sendo criada pelos noivos. Geralmente a troca de alianças é acompanhada por cantores que apresentam músicas de louvor ou hinos.

Votos

Alguns noivos preferem apenas contar a história do casal ou prestar uma homenagem, um ao outro, através de uma leitura de votos e comprometimento para a nova vida. Se os noivos não têm habilidade para falar em público poderão pedir ao pastor que faça a leitura e criar um momento autêntico e emblemático na cerimônia.

July & Ruy Fotografia

Encerramento

O pastor abençoa os noivos, seguida de uma oração de término e a permissão do pastor para o beijo dos noivos e em seguida podem realizar a assinatura do Termo Religioso de Efeito Civil, se for o caso. Logo após os noivos se posicionam para a saída e atrás deles forma-se o cortejo de pais e padrinhos seguindo o casal. A noiva poderá ofertar seu buquê de noiva amarelo para as solteiras, na saída da igreja ou na recepção.

Para receber as bênçãos com perfeição, prepare a igreja com detalhes que sejam especiais ao casal, e isso não quer dizer que tenham de fazer um grande investimento com as flores do casamento e ornamentos. Basta que façam um décor equilibrado, com elementos simples e charmosos que tenham harmonia com a personalidade do casal. Assim, até as fotos da decoração do casamento conseguirão captar toda a essência do que são. E agora que já sabem todos os passos do ritual, podem ficar tranquilos enquanto esperam por essa bênção para iniciar uma nova família.