Alexandre Daltro | Ônix Photo

É fundamental que os grandes protagonistas do evento saibam os mínimos detalhes de cada passo da sua cerimônia. Por isso, saber o lado correto onde vocês e todos os personagens do seu altar devem estar, é essencial. Ter dúvidas na porta da igreja pode causar muito estresse. Engana-se quem acha que o cerimonialista serve apenas para definir a decoração do casamento e orientar o casal sobre seus trajes e buquê de flores. Além destes serviços, os wedding planners orientam a entrada e saída dos noivos, dos pais dos noivos e também dos padrinhos na igreja. Mas, no caso de não haver esse profissional, alguém próximo deverá ficar encarregado para que a entrada de todos seja inesquecível e totalmente correta, para que os convidados tenham olhos apenas para o casal para o fabuloso sapato da noiva.

Noivo

O noivo é o primeiro a entrar, ou seja, ele abre o cortejo de entrada ao altar, e nesse momento a maioria dos convidados já devem estar acomodados. Todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo, exceto a noiva. O noivo entrará acompanhado de sua mãe que estará do seu lado esquerdo. Em seguida entra o pai do noivo com a mãe da noiva, que a deixará do lado esquerdo do altar para juntar-se à mãe do noivo ao lado direito do altar.

Noiva

Já é habitual a rainha da noite fazer um bom mistério antes de mostrar seu maravilhoso vestido de noiva de sereia, mas não mais de 40 minutos, fica deselegante e chega a ser um descaso com todos os convidados. No momento que a porta é aberta a música para a entrada do casamento já deverá estar tocando, primeiro entra a daminha e o pajem abrindo o caminho em seguida você, lembrando que deve estar ao lado direito do seu pai ou acompanhante e no altar você se posicionará ao lado esquerdo do seu noivo.

Convidados

Os familiares e convidados da noiva sentam-se ao lado esquerdo e os do noivo, ao lado direito, de frente para o altar. Normalmente, os dois primeiros bancos de cada lado da igreja são reservados aos familiares mais íntimos dos noivos, que ganham o privilégio de escutarem as frases curtas de amor trocadas pelo casal bem pertinho.

Padrinhos

Os padrinhos podem entrar em seguida dos pais ou podem aguardar dez minutos, isto ficará à critério dos noivos. Eles podem, inclusive, entrar de uma forma diferentes, caso tenham preparado uma coreografia discreta com música instrumental de casamento divertida, mas que respeite o ambiente solene da igreja. Da mesma forma todas as mulheres entram pelo lado esquerdo dos padrinhos. Geralmente ficam intercalados um casal do noivo e em seguida um da noiva, e assim por diante para preencherem o altar juntos.

Saída

O cortejo de saída é exatamente o contrário daquele feito na entrada: primeiro saem os noivos, em seguida a daminha e o pajem, em seguida os pais dos noivos juntos (ou os familiares que os acompanharam, caso os pais sejam ausentes), depois os padrinhos e, por último, os convidados.

Comphany Vídeo Produções

Independentemente do estilo e tamanho da cerimônia, você poderá usar a mesma ordem, mas isso não é obrigatório. Assim como o vestido de noiva não tem que ser necessariamente branco e ter um corte clássico, a saída dos noivos poderá ser especial de uma maneira totalmente personalizada, com as músicas de casamento escolhidas pelo casal, ou até de uma forma mais animada!