Formatto - Fotografia e Filmes

Alguns elementos do casamento que parecem ser simples detalhes podem ganhar o protagonismo e até roubar a cena durante a cerimônia. Tudo o que uma noiva utiliza tem destaque, ela é o verdadeiro centro das atenções, e até pormenores como os sapatos para noivas, ainda que não estejam sempre em evidência, serão notados por todos. O mesmo acontece com o buquê de flores, e se você escolhe uma cor intensa como o vermelho esse destaque é triplicado. Te mostramos os modelos possíveis para utilizar o acessório e como harmonizá-lo com uma tonalidade tão imponente. 

LP Fotografia

Tradição importante

O buquê é um dos itens indispensáveis para a noiva, e existem muitas teorias para tentar explicara a origem desse costume. Uma das versões mais aceitas vem da Idade Média, quando a noiva fazia o percurso até a igreja a pé, e no caminho ia recebendo flores e ervas de todos que andavam ao seu lado, incluindo estranhos, fazendo um cortejo. No final ela tinha um buquê de flores do campo, naturais, que representavam felicidade e boa sorte.

Alguns pesquisadores também acreditam que a tradição vem da Roma Antiga, quando as mães presenteavam suas filhas no dia do casamento com algumas flores amarradas para que o enfeite levasse bons perfumes à nova casa, e outra ainda considera o buquê uma espécie de amuleto contra o mau olhado, porque antes colocavam nele ervas aromáticas.

Intensidade do vermelho

As teorias nunca especificam a cor das flores, mas o vermelho é, tradicionalmente, a cor do amor mais intenso, da paixão e também da sensualidade, e por isso é tão comum encontrar decoração de casamento vermelha. Nesse caso, o contraste com a pureza representada pelo vestido branco também inspira os casais.

Marta Alvarenga Produções

A verdade é que as fotos de buquês de flores são sempre um sucesso dentro do álbum, e mesmo no ensaio dos noivos no dia do casamento são um elemento que ajudam a compor toda cena, somando charme e marcando a importância da tradição.

Estilos e harmonia

Antigamente as flores utilizadas eram colhidas quase na hora do “sim”, e hoje muitas noivas ainda fazem questão de entrarem pelo corredor com um buquê natural e, nesse caso, umas das flores vermelhas mais resistentes e clássicas são as rosas. Em um buquê assim, as rosas podem ser mescladas com flores do campo amarelas ou brancas, para quebrar a solenidade do vermelho.

Ainda que seja uma cor primária forte, o vermelho pode ser harmonizado com tonalidades menos óbvias no buquê como, por exemplo, utilizando as tonalidades de um buquê de noiva rosa mesclado com flores lilás, como as lavandas.  

Tatiana Lima Decorações

Além da opção de flores naturais, há também a opção de escolher buquês de noiva artificiais, e o céu é o limite. Os formatos podem imitar os das flores de verdade ou podem ser mais ousados, como é o caso do buquê redondo, de variados tamanhos, com acessórios como pedraria para deixá-lo mais personalizado.

E quando estiver pensando no modelo de seu buquê não se esqueça do caule, ou no suporte para que você o carregue. Caso seja natural, você pode decorar essa parte com uma fita de cetim ou renda clara que combine com o estilo, ou até usá-lo tal como é, com o caule verde (só tenha cuidado para remover espinhos). Os artificiais normalmente já têm essa parte produzida no mesmo tecido das flores, então seguirá a tonalidade. 

Clever Freitas Fotografia e Filmagem

Tenha em mente que o vermelho chama muita atenção, mas pode ser trabalhado de muitas formas para que esteja em sintonia com a celebração, podendo estar presente até no vestido de noiva. As flores são parte essencial em um matrimônio, tão importantes quanto o bolo de casamento, então pense com carinho no seu buquê vermelho, para que esteja à altura do seu sonho.