As flores contextualizam perfeitamente os eventos, tanto nos arranjos como nos buquês de flores. Conforme a característica ou até a linhagem da espécie que for escolhida dará a personalidade que se busca, portanto, ter uma indicação profissional tanto para evidenciar a decoração do casamento quanto para reduzir gastos é fundamental. Para isso, veja as dicas incríveis que Alessandra Tatsuta, da Himawari Paisagismo e Design, gentilmente nos contou.

1. Para casamentos formais e clássicos, qual a melhor opção de flores para a igreja?

Alessandra: Na decoração de igreja para casamento clássico, a ornamentação costuma ser totalmente simétrica, as mesmas quantidades de arranjos dos dois lados da nave, com a mesma altura. Os arranjos são todos iguais com formato bola que são os mais tradicionais. Indicamos as rosas importadas, cravos, lírios, tulipas e orquídeas phalaenopsis para quem quer dá preferência a elementos requintados. Já para arranjos elegantes, porém um pouco mais econômicos, sugiro a boca de leão, alstroemérias, lisianthus e gipsofila em peças de vidro.

2. E para a recepção de um evento sóbrio e tradicional, quais as flores que indica?  

Alessandra: O casamento clássico costuma ser mais conservador, não se utiliza a mistura de cores nas flores e os tons pastéis ou branco junto com verde são os mais solicitados. Os arranjos devem ter formatos arredondados e pedem muitas flores. A simetria deve estar presente na decoração do salão, “com elementos altos e elementos baixos”, até mesmo na mesa de doces. As peças em dourado ou de prata, são as que mais transmitem um ar sofisticado. São usados muitos castiçais com velas ou até mesmo sem, com arranjos de flores em cima, rendendo muito charme às mesas.

3. Em casamentos na cidade, chamados de Industriais, que flores podem ser usadas?

Alessandra: A industrial, que é a decoração de casamento 2017 em alta, é a pedida mais criativa para escolha de peças. Peças cromadas, paredes de concreto, cabos de aço expostos para caracterizar o estilo e latas enferrujadas. Já a quantidade de flores é menor e com pouca cor. O estilo de fusão do moderno com o vintage e a mistura de cores claras com toques de flores mais escuras criam um efeito lindo na decoração. Podemos usar muitas folhagens variadas, suculentas e sementes diferentes. As flores com formatos mais diferenciados são as que indico, como a distinta celosia e a charmosa dália. O custo dessa decoração pode ser mais em conta já que se pode reaproveitar peças e pelo fato de usar menos flores e mais complementos.

4. Se a noiva quer utilizar flores diferentes ou exóticas quais seriam as melhores opções para arranjos?

Alessandra: Composições com flores diferente e exóticas são usadas para a decoração de casamento rústico onde os arranjos são mais coloridos, disformes, com variações de tamanho e com vários tipos de sobreposições de peças. Assim podemos usar e abusar das peças coloridas, formatos variados e combinações de objetos modernos a outros mais rústicos. Para flores diferenciadas indico as incríveis peônias, celósia, anastácio e callas.

5. Se os noivos dão preferência a flores tropicais o que você sugere para casamentos ao ar livre?

Alessandra: Nos casamentos ao ar livre o ideal é explorar ao máximo o que tem no próprio espaço, o verde que contorna o local, árvores incríveis e paisagens autênticas que falam por si só. Sugiro composições disformes mais “ao natural”, mesclar arranjos coloridos e peças com cores forte ou de vime.  Para destacar o verde do entorno a decoração de casamento amarelo nos casamentos tropicais, forma um contraste incrível. Juntamente com o laranja e um toque de vermelho que destaca, com muito charme, as folhagens grandes. Alguns arranjos com frutas no meio ficam bárbaros, criam essa atmosfera tropical e agregam mais cor. As flores que melhor combinam com esse contexto são a strelitzia, biquinho, bromélia, alpinia, orquídea chuva de ouro, folhagem da costela de adão e galhos.

6. Casamentos vintage estão em alta, quais as flores que tem uma conexão maior com esse estilo?

Alessandra: Os casamentos vintages são os mais procurados hoje, eles têm peças mais espontâneas, antigas ou retrôs. Os caixotes de madeira são muito úteis como apoio para arranjos.  Várias flores se adaptam a esse estilo, principalmente espécies com tons pastéis com um leve toque de outra mais escura. Para as cerimônias, os arcos de flores dão um charme bem especial, para as passarelas as gipsófilas (mosquitinho) e margaridas são as que fazem mais sucesso. Para a recepção sugiro cravo, hortênsia, dália, rosa spray e suculentas com folhagem de eucalipto.

Nada como ter a opinião de quem entende do assunto, utilize esse critério em todas as suas escolhas. Assim, quando for encomendar o seu bolo de casamento ou comprar o tecido do seu vestido de noiva, confira nosso portal e procure por um profissional qualificado para garantir o sucesso do seu grande dia!