Juliana Bahia Fotografia

A tarefa de escolher os padrinhos não é nada fácil. A saia é justa, muitas vezes, e a situação se complica ainda mais quando um amigo se convida. Como essa hora não há espaços para cortesias, não se sinta intimidado pelo auto convite. Já que vocês têm toda a liberdade para escolher os seus padrinhos, enviem os convites de casamento sem terem que atender aos pedidos. A tradição diz que os padrinhos deveriam ser os mesmos padrinhos de batismo dos noivos, mas como este costume já está há muito tempo fora de uso, não fica nada fácil escolher quem ocupará esta posição. Eles terão muitas funções, desde a ajuda nas escolhas da decoração de casamento até as decisões quanto ao ue estará escrito no texto do convite de casamento.

Tem quem opte pelo amigo de infância sem levar em conta se ele esteve presente no relacionamento. É importante escolher alguém que saiba como você se sente com o seu parceiro(a) e que torça pela união e felicidade dos dois! Também não se deve deixar levar pelo tamanho da conta bancária dos amigos. Muitos se esquecem de que os padrinhos não estão ali pelo presente, mas para serem testemunhas da união do casal.

Tayline Silva Fotografia

Obrigações

Se você foi escolhido como padrinho, saiba que isso não significa apenas festejar. Existe uma lista de obrigações, e todos os padrinhos devem ser o braço direito dos noivos e ajudá-los, seja em descobrir como fazer as lembrancinhas de casamento ou mesmo sendo um ombro amigo nos momentos difíceis dessa trajetória, e quem sabe até encontrar os itens para uma decoração de casamento rústica. Já que a lista não é curta, pontuamos aqui as principais funções dos padrinhos:

  • 1. Organizar a despedida de solteiro. Não decepcione o noivo, muito menos a noiva! Saber o meio termo é essencial nessa hora.
  • 2. Se assegurar que o noivo estará no altar e na hora certa!
  • 3. Fazer um discurso motivador, inspirador e ao mesmo tempo engraçado. Haja criatividade!
  • 4. Entregar as alianças quando não houver damas ou pajem.
  • 5. Ajudar na recepção dos convidados quando for necessário.
  • 6. Decorar o carro da saída dos noivos.
  • 7. Estar ali para o que der e vier e ajudar os noivos a resolverem qualquer imprevisto. Se não houver "mestre de cerimônia", será de responsabilidade do padrinho ajudar os convidados a encontrarem seu lugar.
  • 8. Presentear os noivos, na medida da sua capacidade. Noivos, novamente, muita atenção aqui. Não exija mais do que os padrinhos podem lhes proporcionar. Cada um deve arcar com os presentes dentro da sua situação pessoal. E afinal de contas, o presente não é o ponto alto das obrigações dos padrinhos.

Mas muita calma, os padrinhos não devem se assustar. Provavelmente você foi escolhido porque é uma pessoa especial e com muita intimidade com o casal. Então desfrute desta honra e tudo correrá naturalmente! Não se deixe intimidar pelas responsabilidades e aproveite esta posição tão importante em um dia tão especial, e guarde frases curtas de amor para um lindo discurso.

Espaço Mogi Eventos

O que não fazer

Não são apenas obrigações do que fazer que devem se atentar. Há também o que se pode evitar para garantir que tenha cumprido com o papel da melhor forma possível. Para aproveitarem até a última música da festa de casamento com os noivos sem errar, veja aquilo que pode ser evitado quando for convidado para ser padrinho:

  • 1. Ser apenas figurante no altar.
  • 2. Não devem fazer um discurso que deixe os noivos sem graça ou desconfortáveis.
  • 3. Se empolgar de forma exagerada na "comemoração".
  • 4. Não devem se ausentar em todo o processo de organização.
  • 5. Ser inconveniente, nem com os convidados muito menos com a noiva. Tudo bem que você é o melhor amigo do noivo, mas ninguém quer ser o responsável por estragar a felicidade da noiva nesta data. Todo o cuidado é pouco nessa hora!

Ana Gavinho Assessoria e Cerimonial

Noivos e padrinhos, prontos para o grande dia? Agora é esperar a música para entrada do casamento  para que se inicie essa grande celebração. Com as pessoas queridas, do início ao fim da festa, esse dia se torna ainda mais especial. Guardem um momento, que seja no do corte do bolo de casamento ou durante alguma dança, para agradecer a participação de pessoas como os padrinhos para que a festa fosse esse sucesso.