bolo de casamento, além de ser uma sobremesa deliciosa, é um dos símbolos mais tradicionais que vocês podem oferecer aos convidados na recepção do dia C, e isso significa que podem investir em enfeites para potencializá-lo ainda mais. O bolo deve ser um reflexo não só do tema da decoração de casamento, bem como da personalidade do casal, desde os sabores até a forma como as camadas serão decoradas. Se escolherem um naked cake ou exemplares com cobertura, o doce serve como uma lousa em branco para designs diferentes.

Confiram a galeria completa que preparamos com as mais diversas possibilidades para o bolo, esse ícone dos enlaces. Inspirem-se e escolham o que tenha a sua essência.

Flores

Perfeitas para uma produção romântica, as flores podem ser artificiais ou inclusive naturais. Isso mesmo, agora as nossas queridas flores para casamento usadas na decoração do evento invadem o setor gastronômico fazendo parte da decoração da comida, e principalmente, do bolo! Suculentas, rosas, girassóis...  As opções de flores são inúmeras e servem para todos os estilos: do clássico ao boho, o único requisito é que os bolos decorados com flores estejam de acordo com o resto do ambiente.

Flores de cascata

E seguindo a estética romântica, é possível ousar com as flores, adornando um modelo básico com espécies coloridas ou monocromáticas que vão subindo por toda a lateral do bolo, como orquídeas e tulipas, por exemplo. Essa ideia parece ainda melhor com um bolo de quatro ou cinco andares.

Listras geométricas

O bolo branco pode ganhar tiras de pasta americana para criar um padrão chevron. O elemento geométrico parece mais elegante quando se usa um esquema de cores monocromática, branco sobre branco. E para finalizar: flores no topo para adicionar contraste suave às linhas. 

Frutas no topo

Se o sabor do bolo será de alguma fruta específica ou de frutas vermelhas e tropicais, aproveite para que o topo do bolo de casamento tenha as frutas in natura expostas, cortadas ou inteiras. Combina bem com o estilo naked cake, que é o famoso bolo sem cobertura, com as camadas de massa e recheio aparentes.

Camadas de babados (Ruffle Cake)

Para uma decoração de casamento simples e elegante em que predomina o estilo romântico, o tradicional bolo recebe camadas de babados feitas de fondant, o chamado Ruffle Cake. São camadas caprichosas e artísticas se vocês procuram algo para sair do efeito liso. Funciona bem com branco, marfim e rosa chá.  

Detalhes temáticos

Se vocês vão se casar na praia ou o tema é tropical, considerem decorar o bolo com detalhes inspirados no oceano. Conchas marinhas açucaradas e pérolas comestíveis podem dar esse toque marítimo. Desenhos e pinturas no bolo em azul e amarelo também são opções interessantes.

Topo personalizado

Já virou um clássico e muitas docerias estão cada vez mais especializadas em criar o casal em miniatura perfeita, com o animal de estimação e/ou objetos que remetem a algo especial dos dois.

Bolo-Lousa

Sim, agora existe até a opção de incluir frases e palavras no seu bolo de casamento com giz através de uma pasta americana que imita lousa! Essa ideia é perfeita para um casamento ao estilo hipster, onde podem até o nome dos noivos com frases curtas de amor no “bolo-lousa”.

Apliques de renda

Detalhes inspirados em renda são uma maneira sofisticada de decorar o bolo para um tema clássico. Adicionar pontos de brilho ou pérolas para um design atemporal e delicado também ficará lindo. 

Flores monocromáticas

Flores de açúcar são uma das maneiras mais fáceis de decorar um bolo, não importa em que época do ano vocês vão se casar. Trabalhem com a doceria e florista para escolher três ou quatro tipos de flores brancas para decorar

Efeito de mármore

Vocês já viram bolos de mármore? Esse efeito na cobertura do bolo é totalmente único para um enlace moderno. É uma opção inesperada se vocês procuram algo que seus convidados nunca viram antes! 

Folhagens de outono

Para casamentos na estação em que as folhas caem das árvores, nada mais bonito do que decorar o bolo com folhas em tons de laranja e amarelo, e como estamos em um clima tropical, podem acrescentar vermelho e verde, que vão se destacar no bolo branco ou marfim. 

Trio de bolos

Por que ter um bolo de casamento se vocês podem ter três? Em vez de um único com três camadas, uma tendência recente é ter três bolos de um nível só e de tamanhos diferentes.

Metalizados 

Se querem incorporar detalhes metálicos na decoração, é possível adicionar um pouco de brilho ao seu bolo de casamento também. Muitos confeiteiros já trabalham com folhas de ouro comestível, isso mesmo! Mas pode ser o efeito de um colorante metalizado também. Depois é só exibir essa obra de arte em uma mesa com velas e uma toalha de mesa de cetim para um visual romântico e glamouroso. 

Anéis dourados

Outra ideia é decorar as bases de cada andar do bolo com anéis dourados que podem ser feitos com tinta comestível. Finalize com cachos de flores brancas, como rosas, ranúnculo e orquídeas para criar uma sobremesa luxuosa.

Frase ou uma palavra

Há algumas temporadas muitos casais começaram a substituir os topos de bolo tradicionais por letreiros metalizados. Vocês podem personalizar o seu, com uma frase  ou apenas uma palavra: love, amor, as iniciais ou nomes do casal. Esta sugestão está na moda e sai do óbvio. Pode ser ideal para um casamento minimalista.

Dégradé

Se a intenção é colocar uma paleta de tons pastel no bolo também, o mais recomendado é utilizar cobertura para um efeito dégradé de uma das cores da paleta usada na decoração ou a cor principal escolhida. 

Mini merengues

Em vez de usar um topo de flores ou frutas, também podem optar por cobrir o topo com merengues em miniatura para um toque inspirado nas famosas pâtisseries francesas.

Não se esqueçam de marcar um dia de degustação para provar os sabores e escolher a decoração com o fornecedor do bolo. Existem momentos, como a prova do vestido de noiva e/ou traje do noivo, em que podem ir separados (como manda a tradição), mas com a escolha do bolo é importante que decidam juntos! Como podem ver, as surpresas do grande dia começam bem antes.