Os convites de casamento são a primeira impressão que os noivos passam aos convidados sobre o grande dia, e muitas vezes acabam se tornando até lembrancinhas de casamento de tão elaborados. Por isso, na hora da escolha do modelo, eleger uma opção que se identifique com a atmosfera do grande dia acaba sendo um item de grande importância. Nesse post separamos dicas e inspirações que te ajudarão a escolher e quem sabe até como fazer o convite de casamento.

Convites tradicionais

O estilo tradicional pede por um convite de casamento simples, porém sofisticado. Portanto, o tipo de papel para convite de casamento tradicional apresenta cores claras, como o branco e o off-white, e uma gramatura alta. A principal característica deste modelo é a caligrafia. Fontes manuscritas e brasões com as iniciais dos noivos aliados ao alto relevo, são a melhor forma de traduzir esse estilo. E nesse caso é sempre bom harmonizar toda a celebração, com um décor sofisticado e músicas instrumentais para casamento, que dão um tom mais sóbrio ao enlace.

Convites rústicos

Perfeitos para representar os noivos que optaram por uma decoração de casamento rústico, ou até mesmo um casamento ao ar livre, esse modelo pede uma elaboração mais despojada e com elementos naturais, o que pode ajudar bastante na hora de criar convites de casamento baratos. Papéis texturizados ou reciclados em cores que remetem à natureza (marrom, verde, azul, pastéis) ganham mais valor quando recebem um acessório que segue a mesma linha, como um laço de palha ou decorativos florais.

Convites vintage

Última moda na decoração de casamentos, o vintage encanta por seu ar romântico e autêntico, e um convite nesse estilo não poderia ser diferente. Apesar de também remeter a um estilo mais antigo, ao contrário dos tradicionais, o convite vintage permite algumas variedades como letras coloridas, ilustrações, papéis pardos e outros diferenciais capazes de criar convites de casamento diferentes e inesquecíveis.

Convites praianos

Mar, areia, natureza tropical, conchas... São inúmeras as inspirações para compor um convite de tema praiano. Para incorporar esses detalhes no seu convite de casamento, faça uso do clássico azul e branco. Tons de areia aliados a ornamentos temáticos (como desenhos de plantas tropicais ou conchas) garantem um ar mais minimalista sem perder o estilo praiano.

Convites modernos

Se você procura fugir dos padrões tradicionais, sem dúvidas deve optar por um modelo de convite moderno, que te dá liberdade para criar convites de casamento criativos e surpreendentes. Nesse estilo não há regras e você pode escolher detalhes excêntricos e fora do comum, como imagens referentes aos noivos, frases curtas de amor, cores e formatos inusitados, etc.

Convites hispters

Perfeito para os noivos que se identificam com esse estilo, o convite de casamento hipster pede letras handmade e uso da cor grafite. Também é um estilo que permite mais liberdade na hora de elaborar o convite, podendo contar com texto alternativo, desenhos, ornamentos, cores...

E claro, não se esqueca de que os envelopes para convites de casamento também merecem destaque, podendo ser o grande diferencial do seu escolhido. Enfim, convencidos de que a elaboração do convite pode ser tão importanque quanto a escolha do bolo de casamento ou do buquê de flores