Todo cuidado e capricho é pouco na escolha dos envelopes para o convite de casamento. O impresso, além de convocar os amigos e familiares para a cerimônia, representa o primeiro contato deles com a proposta e tema do enlace, e também a chance de se apaixonar por eles. Por isso, é importante que tudo acerca dele tenha a ver com a identidade visual pensada para o dia, com o estilo da decoração da festa do casamento. E o envelope tem papel crucial neste aspecto, literalmente. 

Suas escolhas sobre gramatura, material, adornos, recortes e outros detalhes ajudarão a montar o cenário da união iminente na cabeça de seus contatos mais próximos, tornando tudo mais real e palpável. Um certo frio na espinha, ansiedade e empolgação são as consequências inescapáveis disto. A vocês e aos convidados. 

A escolha 

Ao tomar as decisões, procurem pensar no convite como um teaser divertido do que estar por vir. Neste chamamento, estão implícitas as mensagens “sim, nós iremos mesmo nos casar”, “o grande dia está chegando” e “de todas as pessoas que conhecemos, você está no seleto grupo das mais importantes”. Logo, o convite não deixa de representar a materialidade do afeto. E, por isso mesmo, o casal não vai querer fazer uma escolha equivocada para guardar algo tão significativo. Aqui, a gente te mostra tipos de envelopes que vão lhe ajudar a fazer bonito.

Envelopes tradicionais

Se você pretende uma cerimônia tradicional, essa é uma opção óbvia e correta. Envelopes clássicos usam materiais nobres como o papel ou tecido rendado, fitas de cetim e selo de cera. Se o casal tiver, um brasão também pode estar usar nele. Detalhes em dourado, cobre ou prateado também caem bem e sempre estão entre os mais pedidos. Há muitos fornecedores que podem fazer o serviço de forma impecável.

Envelopes Vintage

A delicadeza deste estilo sempre encanta os corações mais românticos. Pode-se render sem medo ao charme da proposta se a cerimônia também fizer referência à estética dos tempos mais antigos e com uso de tons pastéis. Para a viagem ao passado, utilize as fitas de renda, pingentes, cordões de couro e caligrafia desenhada. Imprimir junto aos dados da cerimônia algumas frases curtas de amor são comportadas pelo estilo. A identidade visual deve acompanhar a escolhida para o enlace. Inspirar-se em cerimônias de gerações anteriores da família pode ajudar bastante. 

Envelopes Rústicos

Essa proposta permite usar materiais considerados menos nobres e, portanto, mais baratos. É perfeito para uma união boho chic, ao ar livre ou handmade. Para esta produção, opte por fecho em cordas de sisal, papel reciclado ou pardo, juta, flores e folhas secas e ilustrações de elementos da natureza. Será sucesso na certa. Em resumo, é só lançar mão de alguns dos adornos usados na decoração de casamento rústico. De fácil execução e encantamento dos convidados. 

Envelopes modernos 

Este estilo é o que dá maiores asas à criatividade. Por ter uma proposta mais livre e contemporânea, sem tantas regras e amarras, tudo é possível nele, de inovar no formato aos materiais. Papel fotográfico, translúcido, recortes em formas geométricas e em 3D e até montagens com post-its podem ser usados sem medo. No entanto, isso terá mais a ver com casamentos com uma pegada mais descolada, com uma estética hipster, por exemplo.

Envelopes minimalistas

São um exemplo clássico que mostra como menos é mais. É um estilo de envelope mais austero e com poucas informações, usando o espaço em branco a seu favor por um ar mais chique e requintado. Fonte pequena de letra e informações objetivas combinam à ideia. Utilização de materiais clássicos e simples são as melhores dicas pra esse propósito. 

Modelos de envelopes para casamentos

  • O envelope de aba em bico é envelope cuja aba possui um bico mais acentuado, que pode ou não chegar à borda inferior do envelope. Ele e o envelope de aba reta são bastante usados pelos casais mais tradicionais;
  • Já o modelo fronha possui somente uma abertura em uma das laterais;
  • Os envelopes no modelo janela também são queridinhos dos casais. O nome é autoexplicativo: a abertura se assemelha a de uma janela se abrindo;
  • O envelope tipo renda, isso é, vazado com cortes e desenhos que se assemelham ao tecido, são um charme à parte

Todos estes tipos, personalizados ao gosto do par, podem ter um impacto completamente diferente nos convidados. Tudo depende da composição que será feita, das cores às texturas e efeitos

Usem a sua decoração de casamento para se inspirar e use alguns elementos dela na customização dos convites. Pesquisem papéis e tecidos junto aos fornecedores para saber o que seria possível fazer e o quanto cada modificação acarreta em termos de preço pelo serviço. Mas não se acanhem também de pesquisar alternativas no estilo “faça você mesmo” caso não encontrem nada que lhes agrade ou caiba no bolso. Seus convites do dia C devem ser motivo de orgulho, e há um mundo de possibilidades para te ajudá-los nessa decisão, como vocês podem ver na galeria que preparamos.