Há muitos motivos para eleger a cor do sol como principal na decoração de casamento: amarelo é uma cor que transborda calor, luz, descontração, otimismo e alegria. Por isso, ela está presente nas estações mais quentes do ano, como a primavera e o verão. Os tons e maneiras de usar a cor podem render composições em todos os estilos: rústico, provençal, clássico, boho. Além disso, o amarelo se destaca no buquê de flores, nos itens decorativos e até na mesa de doces. Confiram aqui algumas ideias.

Tons pastéis

A opção é ideal para quem almeja um visual mais suave e neutro para a celebração, sem deixar de lado o clima de romance e alegria. Para compor com esse tom mais apagado de amarelo, sugerimos misturá-lo com os outros tons pastel, como rosa, laranja, violeta, azul e verde. Pode escolher duas dessas cores como secundárias para complementar o amarelo pastel ou colocar todas para um efeito shabby chic mais colorido. A decoração de casamento amarelo permite diversas combinações para harmonizar o ambiente e ressaltar o toque de leveza.

Lembrando que as noivas gostam muito de ter as madrinhas com vestidos longos de festa nesse tom mais suave de amarelo. Então, é bom ter em mente outras cores para a decoração ou se jogar no amarelo total com o branco como cor neutra, por exemplo.

Amarelo vibrante

O tom do amarelo do girassol é a melhor opção para quem vai se casar na praia combinando essa cor com o azul marinho. Aliás, amarelo e azul são um par perfeito para qualquer tipo de decoração em todo lugar, como no campo e na cidade. O tom vai muito bem com folhagens, como eucalipto, para criar uma decoração de casamento rústico. Os arranjos de mesa podem ser o foco da cor com flores no tom ou deixar o girassol como protagonista.

O amarelo pode estar em porta-retratos com as fotos do casal, vasos com arranjos, capas de cadeiras, pufes e almofadas em um lounge. Já a decoração da mesa do casamento pode ganhar uma toalha amarela ou dourada, o que combina com guardanapos estampados, brancos ou dos tons de bege. O bolo decorado do casamento também pode ter um toque dessa cor vibrante, bem como as forminhas dos docinhos.

Dourado

Dependendo da composição e do efeito mais brilhante ou envelhecido, pode favorecer vários estilos, como o vintage que combina diretamente com esse tom, já que vocês encontrarão muitas peças antigas douradas, com efeito desgastado, o que caracteriza o vintage e o provençal. Para um estilo clássico, o dourado é mais translúcido e vivo, usado principalmente em itens decorativos das mesas dos convidados e da mesa principal do bolo, com castiçais, suportes, vasos e luminárias. O dourado, nesse caso, dá o brilho sofisticado para a decoração.

O que recomendamos é que tenha cuidado para não sobrecarregar o ambiente com muitos toques de dourado, especialmente a decoração das mesas da recepção para que tenham harmonia e equilíbrio. Os detalhes nesta cor, como centros de mesas simples se transformam com o dourado, exaltando os arranjos de flores. Uma outra ideia é pintar de dourado algumas folhas de samambaia, por exemplo.

Meio termo

O tom mais básico de amarelo, ou seja, nem tão fraco e nem tão forte, é a melhor opção para quem quer um visual praiano, combinando essa cor com o azul marinho – escolha garantida para um décor simples e ao mesmo tempo elegante, exatamente como pedem as celebrações de estilo mais clássico que acontecem na praia.

Combinações

As dicas que damos não são regras e sempre existem variáveis capazes de gerar uma produção linda e autêntica quando se explora combinações e soluções originais e pouco (ou nunca) usadas. Além de encontrar inspiração na nossa galeria, também sugerimos buscar inspirar-se nos próprios espaço onde irão dizer "sim", na natureza ou mesmo na cidade.

Se o casal se encanta pela ideia do amarelo com certeza vai encontrar muitas inspirações para o grande dia porque a cor é sempre uma forte tendência em casamentos. Até os sapatos para noivas podem ser dessa cor que chama a atenção e deixa o dia C mais alegre ainda.