Insieme Fotografia
Insieme Fotografia

Qualquer que seja o estilo escolhido para a cerimônia, as flores terão papel de destaque na decoração do casamento. Elas emprestam sua delicadeza, cor e romantismo aos ambientes, e ajudam a montar uma atmosfera de sonho e glamour em um dos dias mais importantes da vida do casal. Costumam estar em profusão no local escolhido para a troca de alianças, na recepção e no buquê. Não raro, também são escolhidas para enfeitar os penteados das noivas.

Quanto mais numerosas forem, mais impactante será o efeito delas no visual do salão – e no bolso. Por isso, uma boa dica é optar por espécies baratas, capazes de embelezar custando menos para que seu sonho de caminhar sobre os botões de braços dados com o seu par não vire um rombo no orçamento. 

Insieme Fotografia
Insieme Fotografia

Flores de temporada

Por mais que você tenha a sua favorita, procure pesquisar pelas flores da estação na qual acontecerá o grande dia. Frente à grande variedade de tipos, você pode se surpreender e descobrir novos formatos prediletos. Algumas são usuais durante todo o ano, mas outras possuem produção apenas em certa época. O resultado disto é que aquelas que não estejam sendo produzidas no país na época em que acontecerá o enlace terão uma cifra mais salgada. Portanto, tenha atenção a isto e não se feche às possibilidades.   

Algumas flores são mais baratas do que outras também porque necessitam de menos cuidados. Faça-as presentes essas no casamento, mesclando-a nos arranjos, incluindo o buquê de flores do campo, para que façam volume com outras maiores, mais coloridas e caras, que farão os pontos de cor. E lembre-se: os preços variam dependendo da região do país em que a festa será realizada. 

Morgana Zanela
Morgana Zanela

1. Margarida

Outro exemplo de flor já bem conhecida que encanta pela beleza e preço em conta. Suas pequenas e brancas pétalas representam a pureza, a inocência e sensibilidade. Costuma florescer com maior imponência em março.

Insieme Fotografia
Insieme Fotografia

2. Cravo

Originário do continente asiático, o cravo é uma das flores mais famosas do mundo. Por ter diferentes tamanhos e cores, arranjos dele fazem um bonito efeito em uma decoração de casamento simples. Atente-se apenas se esta flor se adequa a paleta de cores escolhida para toda a celebração. Mais barata no verão.

Lucas Rachinski
Lucas Rachinski

3. Tango

O tango possui miúdas flores amarelas em seus ramos e por isso é muito usada para encorpar arranjos. Agrega uma beleza campestre onde é posta, com uma sensação de frescor. Produção maior e preço mais em conta entre os meses de outubro e dezembro. 

4. Gérbera

As gérberas são perfeitas para casamentos no campo. Por possuírem cabo mais alongado, podem ser usadas sozinhas em vasos estreitos. Os melhores negócios com ela são feitos durante o verão. Uma ótima opção de flores para os arranjos do casamento.

5. Agapanto

Essas flores combinam perfeitamente com paisagens campestres e serranas. Suas hastes longas que lhes conferem movimento e são duráveis. Baratas, podem ser usadas sozinhas ou combinadas a outras. Suas variedades mais comuns são a branca, a azul e a lilás. São mais frequentes em outubro.

6. Crisântemo

Os crisântemos podem ser usados em grandes cestas e misturados às folhagens. Novembro e dezembro é a época em que são encontramos no mercado em maior abundância. Resistentes ao sol, são perfeitas para casamentos realizados na praia e durante a primavera e o verão.

Morgana Zanela
Morgana Zanela

7. Hortênsias

Delicada e romântica, em tons pastel,a hortênsia exige maior hidratação nos dias de calor, principalmente se estiver exposta diretamente ao sol. Apresenta melhor custo-benefício durante o inverno e outono, quando estão mais bonitas e duram mais tempo.

Lide Produções
Lide Produções

8. Gipsofila

Também conhecida como mosquitinho, esse tipo de flor é considerado indispensável por muitas noivas. Suas pequenas flores fazem um contraponto interessante com botões maiores, casando-se perfeitamente com qualquer que sejam as outras espécies de flores escaladas com elas. Apresenta maior produção nos meses de abril, maio, outubro e novembro. Quase obrigatório no buquê de noiva branco.

Sethng Decorações
Sethng Decorações

9. Cravina

Perfeita para propostas de casamento com pé na areia, já que se trata de uma planta veranil, o que significa que tem resistência a temperaturas mais altas. Encanta por suas cores vibrantes e botões em várias nuances.

J.E Decoração
J.E Decoração

É na simplicidade de boa parte das espécies aqui listadas que mora o encanto de uma decoração de festa de casamento capaz de gerar suspiros sem ser os de custo na hora de pagar as contas.  A mesma estética pode ser usada na papelaria do dia C, incluindo os convites com temas florais. Não se esqueça também de usar os tipos para incrementar ainda mais a mesa de bolo e doces. Um verdadeiro deleite para os olhos.