Sem dúvida o bolo de casamento é o grande protagonista da mesa dos doces e cada vez mais podemos ver verdadeiras obras de arte com muita autenticidade nesse tema. Além da aparência muito estilizada, os sabores se renovam possibilitando delícias gastronômicas. Uma coisa é certa: eles fazem parte das tradições dos casamentos e tem o propósito de desejo de felicidade e prosperidade ao casal. Por mais que toda a decoração de casamento seja informal, o bolo pode se destacar com ornamentos deslumbrantes, e um deles com certeza são os famosos noivinhos do topo.

Origem

Antigamente os bolos de casamento simples eram a única opção dos noivos, geralmente brancos e adornados apenas com frutas. Sabemos que os andares foram subindo, já que era costume os convidados trazerem “bolos” de presente que eram colocados uns sobre os outros formando verdadeiras torres. Com o costume dos noivos se beijarem sobre a pilha de bolos, surgiu a tradição de colocar “bonequinhos” caracterizando o casal. Foi a Rainha Victória, mais uma vez, que deu um start a esse costume ao colocar um casal de noivos como enfeite no bolo do seu casamento com o príncipe Albert e acabou virando moda na Europa e Estados Unidos antes de chegar por aqui.

Materiais

Originalidade não falta na hora de criar os noivinhos para bolo de casamento e os materiais usados também são os mais variados e incríveis. Vale tudo o que a sua imaginação permitir. Os mais comuns são: biscuit, papelão, feltro, gesso, porcelana, papel machê, polymer clay (argila plástica) e madeira.

Biscuit, o preferido

A massa de biscuit teve origem na Itália e chegou ao Brasil na década de 80 para inovar os topos de bolo de casamento. Também conhecido como porcelana fria, já que sua secagem se dá ao ar livre e não necessita ir para o forno, essa massa possibilita fazer não só os noivinhos como qualquer espécie de ornamento que valorize detalhes para decoração de casamento simples e barata, como pequenas flores, iniciais dos noivos ou até lembrancinhas de casamento diferentes. O biscuit pode ser usado em toda a decoração da mesa, e você terá a certeza de que as fotos de bolo de casamento ficarão impecáveis no seu álbum com esse ornamento.

Receita de biscuit

É uma massa feita com a mistura de amido de milho, cola específica para porcelana fria, suco de limão ou vinagre como conservante, vaselina líquida e creme para mãos (não para incluir na mistura e sim para usar nas mãos quando for sovar a massa). Aí é só deixar rolar a imaginação e literalmente colocar as “mãos na massa”. 

Personalizados

Muitos casais optam por deixar esses elementos exatamente com sua personalidade. Para isso, basta pensar em elementos ou momentos que realmente transmitem a essência dos noivos. Mas muito importante, já que se celebra a união, pensem também como integrar os dois nessa caricatura divertida, optar por hobbies ou por atividades que os dois praticam juntos, ou que os unam ainda mais pode ser o detalhe romântico que vocês estavam buscando para o bolo!

Geralmente os casais colocam os bonequinhos que caracterizam os noivos pelas suas profissões, hobbies ou estilos, proporcionando personagens divertidos e muito originais. Desde uma réplica perfeita do casal com o vestido de noiva que ela realmente vai usar, até cenas e passagens vividas no relacionamento, como o noivo tocando músicas para casamento ajoelhado à sua amada, é possível encontrar opções muito bem representadas.