A cor destinada a acompanhar 2018 foi a ultravioleta, uma tonalidade relacionada com o espiritual, com o místico, e que sempre ressalta um leve mistério nos ambientes onde é colocada. Usada como base na decoração do casamento, a ultravioleta, além de suas qualidades mágicas, já que é autêntica e delicada, pode ser explorada em outros elementos do seu dia. Os convites do casamento, por exemplo, podem ganhar um detalhe nesse tom e surpreender a todos por ressaltar a cor do ano com charme. Sabendo que promove a paz de espírito e propicia a harmonia, podem até escolher modelos de lembrancinha de casamento que tenham algo no tom, presenteando essa atmosfera aos amigos e familiares.

Decore Fest

Fundada em 1962 por Lawrence Herbert, a Pantone, situada nos Estados Unidos, surgiu como uma empresa que produzia cartões de cores para empresas de cosméticos. Em 1963 desenvolveu um sistema único de cores, mas foi a partir de 1999 que surgiu a primeira tendência  que foi criada para o novo milênio. A empresa mantém uma divisão denominada Pantone Color Institute, que desenvolve o estudo de tendências de um determinado tom para cada ano, sempre baseando-se no momento social, econônimo, cultural e as conquistas atuais. A empresa cria um guia de cores cujas tonalidades são identificadas por números: a ultravioleta é o número 18-3838. O Instituto Pantone trabalha com uma infinidade de tonalidades que direcionam a moda, o décor e visam também colocar em evidência cores que representam sentimentos que estão em falta em cada época.

Alexandre Tessler Fotografia

Arranjos florais

Uma cor forte e cheia de personalidade, combina muito bem com o branco e pode trazer uma elegância incrível, podendo também ser mesclada com outras cores mais intensas, como o amarelo e o laranja, fazendo um contraste espetacular; o lilás ou tons de rosa fechados também são recomendados para casamentos com ar mais delicado e tradicional. As flores do casamento nessa tonalidade, como a lavanda, hortênsia, orquídea e violeta, se destacam em vasos brancos de porcelana, e para uma proposta de decoração de casamento rústica, caixas de madeira são a opção mais acertada.

Aline Ribeiro Fotografia

Ambientação e lembrancinhas 

A possibilidade de incluir a cor em vários elementos é imensa, e cria uma autenticidade impecável. Já pensaram em utilizá-las nas letras do convite de casamentos para provocar um efeito bem sofisticado em um papel branco? Por ser uma cor intensa e, para os casais que querem utlizá-la de forma mais sutil, há sempre a possibilidade de investir em detalhes, como enfeites no quadro de lugares dos convidados, pequenas flores na mesa e, uma boa opção: lembrancinhas de casamento diferentes, que deixarão os seus convidados encantados. 

Arte em Vinhos

Look e acessórios

Se já estava pensando em usar um deslumbrante sapato de noiva colorido poderá optar pelo ultravioleta e dar uma pitada de ousadia ao look, o que vale também para acessórios como uma bela coroa de flores, que pode ser produzida com lavandas, uma flor delicada que não falha! Se optar por joias ou até o terço, as pedras ametista ou fluorita, além de possuírem uma grande beleza, irão realçar a paleta adotada e confirmam a força da ultravioleta. Ela também pode estar presente em um delicado detalhe no vestido de noiva de renda para ressaltar a paleta escolhida. O noivo também pode aderir à tendência e usar uma gravata, lenço no bolso do paletó ou o boutonniere nessa cor, que harmoniza perfeitamente um terno cinza.

Ateliê Carol Maia

Bolo do casamento

A mesa de sobremesas é sempre um lugar onde a criatividade pode ganhar asas, com cores e formas originais. O bolo decorado de casamento com cobertura de pasta americana branca pode ser ornamentado com frutas, flores ou fitas em ultravioleta. O bolo feito com cobertura nessa tonalidade ficará especial com os noivinhos do bolo de casamento em porcelana branca. Alguns docinhos ou até bandejas com frutas nessa paleta de tom deixará a mesa de doces com um ar mais moderno.

Como o próprio site oficial da Pantone destaca, a ultravioleta é criativa, inspiradora e ilumina os caminhos do que ainda está por vir. Portanto, optar por essa cor traz uma energia mágica e expressiva para esse momento tão especial do casal. Quer seja no acessório do penteado do casamento ou nas composições florais, as fotos da decoração do casamento ficarão incríveis.