Não deixe passar em branco a chance de colocar um pouco de cor aos seus pés no grande dia. Fugir da combinação óbvia dos sapatos para noivas no mesmo tom que a roupa ajuda a transmitir a personalidade e estilo da mulher no altar, assim como o estado de espírito e o humor dela para o casamento. Uma vez que os modelos de vestido de noiva são, em sua esmagadora maioria, brancos ou nas cores próximas a ele, a escolha dos calçados coloridos não traz à tona qualquer problema de incompatibilidade com o traje. Um ou outro cuidado devem ser tomados, mas sem acarretar grandes aflições.

A decoração pode ser inspiração (ou não)

Se o casal optou por uma decoração de casamento azul, não há nada que obrigue a noiva a calçar algo no mesmo tom. Ao contrário, escolher uma cor fora da paleta do dia dará maior destaque à protagonista, especialmente se optar por um tom complementar, como um amarelo ou coral. Mas o mais aconselhável é considerar o buquê como item fundamental para a combinação. Recomendamos que esqueça a cor usada no bolo, por exemplo: não é ele que deve determinar a sua decisão sobre o que vestirá seus pés.   

Vermelho ou bordô

O vermelho – assim como seus afins – é sempre uma alternativa certeira. É bonito, impactante e vibrante, não a toa ocupa o imaginário popular da femme fatale. É astuto, denota paixão, poder e energia. Difícil é imaginar uma celebração em que a cor faça mais sentido de ser usada do que esta. O sapato vermelho para a noiva é uma realidade seja entre as uniões vintages ou contemporâneas, seja entre as tradicionais ou modernas. Entre os acessórios, prefira aqueles brancos ou com cores metalizadas e mais sutis para que o visual não acabe poluído.

Dourado, prateado, brilho

Escolher um desses é como seguir o fluxo da comemoração. Os acessórios, a começar pelas alianças, dificilmente não terão algum destes efeitos e colorações. É glamouroso e emana nobreza para o seu vestido de noiva princesa, por exemplo. Os metalizados não irão requerer maiores cuidados para casar bem com outras cores usadas no restante do visual, como nos colares e brincos.

Mas cuidado ao conjugar cores fortes com brilho juntos é perigoso. Um perolado ou tecido cintilante em cor próxima ao branco é o mais recomendado. É preferível optar por um off-white, champanhe ou rosé, que não irão comprometer se conjugados a cristais e brilhantes. 

Azul

Seguindo a tradição do “algo azul” para trazer sorte para o casal no “dia do sim”, muitas noivas elegem os sapatos como os bastiões do bom presságio. Azul royal, celeste, petróleo, Tiffany, bebê e demais tons ficam um escândalo nos pés. São fáceis de combinar qualquer que seja a estética da festa. A cor, historicamente, é ligada à realeza e transmite serenidade e harmonia. 

Cores vibrantes

Se o vermelho e o royal não conquistaram o coração da noiva, talvez outras cores vibrantes o façam. O amarelo e laranja combinam com uma festa solar, realizada ainda sob a luz da manhã ou da tarde. São alegres e emanam vitalidade, disposição, descontração e calor. São perfeitos, portanto, para celebrações a céu aberto. O roxo, por sua vez, emana certo mistério, aliado à força, luxo e introspecção. É magia pura em sua essência, estando atrelado à noite. A opulência da cor acaba sendo um chamariz para uniões mais requintadas.

Já o rosa é feminino, romântico e impõe sua presença. E por isso indicado para noivas mais sonhadoras. Mas qualquer que seja a escolha, de novo se deve observar o contraste com o buquê, de preferência branco, em tons pastéis ou na mesma cor em saturação menor. Sapatos coloridos em tons fortes funcionam como âncoras no visual dentro de uma produção repletas de detalhes e nuances que não podem ser perdidas ou eclipsadas pelo excesso de informações. 

Tons pastéis

A escolha das mulheres mais tradicionais. Leveza e delicadeza por uma produção sóbria, mas nada monótona. Não existe chance de desequilíbrio na proposta por mais que o buquê de flores do campo tenha várias espécies multicoloridas.

Estampados 

As flores têm tudo a ver com o casamento. Estão na decoração, mão da noiva, na louça do buffet, no bolo. O tema floral, portando, é  bem-vindo no calçado com alguma mescla de cores. Neste caso, deve ter as mesmas das espécies nas mãos da noiva. De resto, as estampas devem ser pequenas e espaçadas, com padrões clássicos, como risca de giz ou bolinhas.

Cuidados na escolha

O maior cuidado que deve existir é em relação ao conforto. Os sapatos devem ser confortáveis e este é um mandamento que jamais deve ser esquecido. O estilo do modelo também deve ser afim ao do traje. Uma sandália em sisal nada têm a ver com um vestido chique e envolto em brilho. Além destas precauções, tenha cuidado com os sapatos estampados. Com a exceção dos florais, sempre bem-vindos, e de alguns padrões mais clássicos, é preferível que sejam vetados.

Um exemplo disto é o animal print (estampa animal). Tem-se que ter em mente todo o conjunto para a escolha e este é um tipo de padronagem que aponta para uma estética oposta à desejada para o visual. É regra: toda estampa muito chamativa deve ser descartada. Estas são as únicas interdições.   

Além do habitual sorriso, é fundamental entender que um par de sapatos amarelos noivas ou vermelho pode ajudar a comunicar a excitação pelo momento especial para seus convidados. A moda nada mais é do que uma forma de expressão, com grande poder no dia casamento. Não restringir aos vestidos de noiva toda a missão de externar expectativas, anseios e o estado de espírito demonstra que a mulher possui senso apurado de estilo.