Ainda que seja muito prazeroso, a organização, a escolha e a compra dos itens da decoração de casamento é um dos passos à caminho do altar que mais pesam no bolso da maioria dos noivos. Se você já enviou os convites de casamento e está nessa etapa, separamos algumas dicas para ajudar a economizar e manter seu orçamento inicial dentro do previsto.

1. Cerimônia e recepção no mesmo lugar

Se para você a cerimônia na igreja não é essencial, pode optar por realizar tudo em um mesmo local. Simplifica a logística e ainda diminui muito os gastos de decoração, chegando a quase 1/3 de economia. A sua cerimônia pode estar muito mais personalizada, com todos os detalhes que teria em sua recepção, um lindo e delicado "dois em um"!

2. Aproveite o máximo do local

Se vai casar ao ar livre, evidencie muito a natureza ao redor, ela se integrará como parte de uma decoração de casamento simples e elegante, e a maior vantagem: será de graça! Tem um cantinho com uma árvore? Transforme-a em uma "árvore de desejos" onde os convidados podem deixar seus recados ao casal, como alternativa ao livro de assinaturas, e aproveite todos os cantinhos especiais do local

Levanteze Fotografia

3. Os arranjos de flores

Um dos itens que mais salgam os preços na decoração são as flores fora da estação ou espécies raras em uma determinada região. Se seu objetivo é cortar gastos, opte pelas espécies de plantas e flores da época e região, isso com toda certeza diminuirá o preço da decoração. Além disso, essa escolha proporciona melhor aspecto das flores.

Outra opção original é substituir o grande número de flores por itens de decorações alternativas, como origamis de papel e, já que abdica de flores naturais, pode combinar esse aspecto também com um buquê de noiva artificial, cheio de detalhes inovadores seguindo a mesma temática. Usar origamis para enfeitar a mesa também abre possibilidade para um legue maior de cores, e você pode até investir em uma decoração de casamento vermelha, bem intensa e criativa.

4. Use e abuse de itens de segunda mão

Possui amigos que se casaram recentemente? Não pense duas vezes em pedir uma ajuda extra e incluir itens usados no dia deles na sua decoração. Saia também à procura de objetos e itens da sua lista em brechós, mercadinhos de segunda mão, “famílias vende tudo”, ou até mesmo na sua garagem, onde irá encontrar itens que irão te surpreender e, muitas vezes, com muito mais significado. 

5. DIY, sempre é uma ajuda no orçamento

Claro que provavelmente você não conseguirá fazer toda a decoração sozinha, e é importante contar com a ajuda de profissionais para preparar sua decoração. Mas existem detalhes simples que podem ser feitos por você. Convoque as madrinhas, padrinhos e o noivo, e explore ao máximo as habilidades de cada um, algum deles pode até te ensinar como fazer convites de casamento!

Nossa dica é que seja realista e escolha itens simples para poder alcançar um resultado bastante eficaz, se não acabará perdendo tempo. Com tutoriais que abraçam a estética DIY você conseguirá encontrar muitos mimos, incluindo até modelos para lembrancinhas de casamento, e tudo sairá com um encanto especial.  

Ana Amado Photography

O primeiro passo para conseguir economizar no décor de seu enlace é estar disposta a buscar as melhores opções, ainda que tomem mais do seu tempo. E lembre-se de que, gastando menos com a decoração, você terá mais orçamento para pensar no vestido de noiva e na sua beleza, podendo escolher até aquele penteado para casamento com um valor maior. Tudo é uma questão de equilíbrio!