O buquê de flores faz parte da lista dos protagonistas quando o tema é o look nupcial das mulheres. Depois do próprio vestido de noiva, é o acessório que todos têm curiosidade para ver. Os ramos complementam o traje, harmonizando com o estilo do casal e da decoração da sua festa de casamento, e acompanham a noiva desde o seu caminho até o altar. Além disso, eles também “profetizam” quem será a próxima a se casar, como reza a tradição, quando são lançados às amigas solteiras, e ainda podem ser guardados como uma recordação especial do grande dia.

Existe uma variedade enorme de estilos de buquês e, dentro de cada proposta de formato – redondo, clássico, hoop, cascata – também é possível definir o tipo de material do qual serão feitos. As noivas têm a opção de escolher entre várias espécies de flores e folhagens naturais, e podem também optar por flores artificiais ou outros elementos. Se você ainda não tinha pensado na possibilidade de um buquê de noiva artificial, te daremos dicas e 40 bons motivos para escolhê-los na galeria que preparamos.

Estilo da cerimônia

Buquês de flores naturais – especialmente com tonalidade pastel, como rosa, lilás, amarelo, ou salmão – são ligados a um certo romantismo e a um estilo tradicional de enlace e, para muitas mulheres, essas são exatamente as características das quais querem fugir.

Se você acredita os ramos com flores naturais não combinam com o seu estilo, seja porque parecem grandes ou pequenos, ou simplesmente por achar que buquês de flores do campo não combinam com o seu casamento, tente buscar uma opção mais ecológica e considere encomendar um buquê de flores artificiais. Existem especialistas na arte floral que podem executar um exclusivamente para o seu casamento. Do jeito que sempre imaginou e perfeito. E o melhor é que você poderá guardá-lo para sempre.

Vantagens possíveis

Um dos pontos que mais atrai as noivas para optar este item artificial é ter a liberdade de escolher o formato de flor que mais as agradam, em qualquer estação, sem se preocupar com o clima, se as flores vão murchar e ou se não vão durar toda a festa. Com um buquê artificial você poderá retirá-lo quando quiser, guarda-lo até o dia C ou levá-lo à prova do vestido.

Durante o lançamento para as amigas, não precisará se preocupar, e pode até jogá-lo quantas vezes forem necessárias, porque permanecerá inteiro, e as fotos de buquê de flores ficarão ainda mais belas, as flores estarão intactas em todos os momentos. E, por último, mas não menos importante, você poderá garantir também que o seu ramo seja feito de um material antialérgico, ideal para noivas que têm algum problema de rinite ou alergia a opção é mais do que adequada.

Solução que pode ser ecológica

Atualmente é indiscutível a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. A situação do meio que nos rodeia tem afastado a sociedade de tratamentos nocivos e tem provocado maior respeito e conscientização.

As noivas desta geração fazem questão de incluírem elementos ecológicos em seus casamentos e, além de não tirar da natureza seus recursos, poderá escolher materiais que sejam biodegradáveis ou recicláveis, o que dará mais durabilidade e vida útil ao seu buquê.

Cores, materiais e estilos

As cores e os estilos são infinitos, não haverá limites para tornar possível o que você estava imaginando, seja misturar flores e frutas, flores e joias etc, o céu é o limite. O importante é que o buquê esteja totalmente em sintonia com a identidade visual da sua festa, com o décor, com o seu visual etc

 Ele poderá ser feito com os mais variados materiais, como tecidos, feltro, papel (com técnicas criativas como o origami), e também permitirá combinar ou arrematar com elementos ornamentais como botões, joias, pedras e apliques de bijuteria, tornando cada modelo muito especial para complementar o look. E como se trata de uma criaç4ao com materiais produzidos, você também poderá ousar nas cores, escolhendo desde os tons clássicos, como rosa e amarelo, até um buquê de noiva azul.

Investindo no DIY

Muitas daquelas que estão prestes a subir no altar desejam saber como fazer um buquê de noiva com flores artificiais, e a boa notícia é que pode ser mais simples do que parece. Em Casamentos.com.br é possível encontrar fornecedores que oferecem os materiais perfeitos, corações e flores de feltro, origamis, fitas e, além disso, os profissionais ainda podem auxiliá-la para personalizar o seu buquê.

Já ouviu falar sobre as rosas arco-íris?

Uma tendência que surgiu há algumas temporadas e que tem feito sucesso são os buquê de rosas arco-íris. Elas são coloridas artificialmente,  e para fazer isso as rosas precisam ser necessariamente brancas. Basta colocar água com corantes diferentes em vasos (ou copos) distintos, e é preciso cortar a pontinha do talo de cada uma delas na diagonal, e fazer alguns cortes dividindo o caule até a altura da água nos vasos onde estarão.

O número de partes em que você cortar o caule deve ser igual à quantidade de vasos e de corantes que pretende usar, já que cada parte do caule estará em um vaso, e é isso garantirá que o caule receba de forma igual as cores vindas de cada um. Deixe cada flor neste processo durante alguns dias, e logo você verá os resultados!  

Ajustando valores

Assim como acontece com os buquês de flores naturais, os de flores artificiais também são encontrados nos mais variados estilos, o que possibilita ter acesso a buquês com preços muito variados, e mais baratos que os naturais. Converse com o florista que irá desenvolver o seu para colocar elementos que se ajustem a um valor viável.

O buquê é um elemento simbólico para o seu look de noiva, e merece atenção. Ele não deve harmonizar apenas com o seu estilo de noiva, mas deve dialogar com toda a decoração do casamento, com a proposta que pensaram para a sua celebração, e deve ser, acima de tudo, um símbolo de beleza e de amor, quando você entrar pelo corredor.