Assim como os vestidos de noivas são a peça chave para o look nupcial, a papelaria do casamento é elemento básico na hora de alcançar sucesso na organização de qualquer união. Dessa forma, os convites de casamento se tornaram os grandes protagonistas desse tema, já que são os responsáveis de cumprir uma das primeiras funções que os noivos devem ter em conta na hora de começar a organização de seu casamento: avisar aos mais chegados – e a todos os outros possíveis convidados, claro - sobre o romântico acontecimento que está por vir.

Não é novidade que o estilo handmade tem sido última tendência quando falamos a respeito de casamento, e consequentemente, os convites de casamento criativos feitos em casa, têm sido as principais escolhas dos noivos que apostam em refletir sua personalidade em cada detalhe do grande dia. Dentre as inúmeras ideias originais para casamento que surgiram nos últimos anos, personalizar a papelaria da sua celebração, sem dúvida, é uma das melhores opções na hora de criar convites de casamento diferentes. Ainda assim, não tem ideia do que querem para o seu convite? Confira este irresistível tutorial de DIY e aposte por um convite de casamento simples, econômico e totalmente personalizado!

Material

  • Papel renda
  • Convite básico impresso em papel ou cartolina
  • Régua
  • Estilete
  • Tesoura
  • Fita adesiva dupla face
  • Etiqueta
  • Adorno
  • Pistola de cola quente
  • Cordão

Assim como todas as ideias de DIY para uma decoração de casamento simples e barata, a elaboração desse convite caseiro demanda passos muito simples, porém, deve ser seguido ao pé da letra para alcançar um resultado perfeito.

Passo-a-passo

1. Posicione o convite sobre o centro do papel renda.

2. Dobre as partes sobressalientes do papel. O que deve alcançar neste passo é que, dobrando o próprio papel renda, este fique marcado com o formato do convite sem a necessidade de marca-lo com lápis.

3. Retire o convite e recorte com o estilete as marcas das partes inferior e superior sobressalientes do papel renda. Para este passo, deve passar o estilete exatamente sobre as marcas que obteve quando dobrou o papel durante o passo anterior. Lembrando que se deve cortar apenas as partes inferior e superior – sobras menores do papel renda - e manter as laterais – sobras maiores do papel renda.

4. Coloque quatro pedaços de fita adesiva dupla face na parte posterior do convite.

5. Cole o convite no centro do papel renda com a ajuda da fita adesiva dupla face. Faça com que o convite se ajuste dentro das marcas que obteve no começo do tutorial, quando dobrou o papel renda. Pressione com os dedos o convite sobre o papel para que estes fiquem bem colados.

6. Decore sua etiqueta. Para personalizar seu convite, escolha uma etiqueta - a que mais te agrada para escrever uma linda mensagem sobre ela – e enfeite-a, com ajuda da pistola de cola quente, com todos os adornos que desejar.

7. Prenda seu convite com um cordão. Faça-o de maneira que as laterais sobressalientes do papel rendado se dobrem sobre o convite.

8. Amarre o cordão com um laço incluindo a etiqueta personalizada.

9. Pronto! Já tem seu lindo convite de casamento feito em casa.

Já é certo que o DIY permite criar tudo aquilo do que mais gostam e que melhor se adapte ao estilo de vocês, sendo, portanto, uma grande aposta para incluir no seu grande dia. Desde o buquê de flores, pensando em estilos, modelos e cores de flores que tenham tudo a ver com o estilo das noivas e que são simples de se produzir, até as lembrancinhas de casamento: todos os detalhes podem ser feitos pelo próprio casal e da maneira mais original possível (sem contar na economia do orçamento). Precisa de mais para aderir já a esse estilo?