Casa de Petrópolis
Casa de Petrópolis

Vermelho é a cor da paixão, do desejo e do poder. O fascínio da tonalidade faz com que casais queiram tê-la na decoração do seu casamento, em maior ou menor grau, para tornar a ambiência mais impactante contra a monotonia. Vibrante, rouba as atenções e precisa ser contrabalanceada com cores neutras e claras, até para que seu esplendor seja apreciado em toda a sua potência. Sim, o décor vermelho tem de considerar o contraste com outras as cores para saber quais as melhores disposições dos elementos na recepção e onde a cor melhor se encaixa no sonho seu escarlate.

Paula Garcia Fotografias
Paula Garcia Fotografias

Cor que chama atenção

O estudo da psicologia das cores demonstrou que o vermelho capta a nossa atenção de forma notável e estimula a visão. Motivo pelo qual a publicidade a usa tanto para chamar a nossa atenção e aguçar a nossa curiosidade e os nossos sentidos. Já o seu simbolismo na espiritualidade está relacionado com os rituais de cura. Em resumo, em qualquer que seja a análise feita sobre ela, aparece como um recurso mais do que interessante para se contar num evento de tamanha representatividade na vida do casal. 

A escolha do tom

O primeiro item para ser pensado é o tom que se deseja seguir para o enlace. Os vermelhos mais opacos e puxados para o vinho são mais sóbrios e mais fáceis de combinar entre si. Não ficam tão pesados quanto aqueles encontrados em elementos sozinhos.

Mas se optarem por um vermelho mais aberto, o ideal que é sempre vá acompanhado por algum tom neutro para quebrar a intensidade, como off white, rosa pastel ou verde. É recomendável evitar cores muito gritantes perto dos elementos vermelhos, se essa for a cor principal.

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Iluminação

Para tons de vermelho o ideal é evitar iluminações extremamente frias e brancas, porque fazem com que a cor fique bastante "estourada" e fria. O vermelho é uma cor quente, então as lâmpadas amarelas e velas completam esse tom mais intimista que ele carrega. E, além do mais, flores e velas juntos são puro charme. Se o casamento for à luz do dia ou em algum lugar aberto, prefira os tons de vermelhos mais fechados, para manter o equilíbrio.

M&C Fotografia
M&C Fotografia

Laços nos assentos

Uma fita com um grande laço formado nas costas das cadeiras pode fazer o mobiliário mais simples se tornar instantaneamente belo e convidativo. Um detalhe romântico que faz com que uma decoração de casamento simples tenha um belo efeito sofisticado para as fotos.   

Os arranjos florais

Nada mais clássico e certeiro. Rosas vermelhas dispensam comentários e podem dar o tom de toda a ornamentação. Como a espécie é mágica, também pode estar presente no próprio buquê da noiva. Mas não desconsidere outros tipos de flores para fazer parte do décor tanto da igreja quanto da recepção, entre elas espécies como antúrio, tulipa, hibisco, begônia e azaléia. As flores vermelhas combinam com tons de rosa, branco ou bege (para complementar os arranjos), verde e bordô (vinho).   

Um Girassol
Um Girassol

Menu e nomes na mesa

Imagine o quão impactante e efetiva será um menu em cor vermelha escuro na missão de abrir o apetite dos seus convidados. A relação de entradas, pratos e sobremesas disponível disposta num bonito papel deixará todos os convidados babando, ávidos pela passagem dos garçons. Acompanhando a escolha, as plaquinhas com os nomes dos convidados podem seguir a mesma estética, e isso vale também para os guardanapos, se não desejam o tom na papelaria do casamento.

Andressa Dionisio
Andressa Dionisio

Centros de mesa e toalhas

Arranjos florais, jarros, velas, castiçais e passadeiras vermelhas podem fazer uma bela composição que irá se destacar sobre a toalha de mesa branca ou fazendo contraste com azul marinho, para os casais que gostam de tons mais intensos.

Um Girassol
Um Girassol

Outra dica são centros de mesa altos e, nesse caso, podem ser complementados por flores vermelhas ou terem a sua própria estrutura com a cor, que dará um toque mais ousado a todo o cenário. O dourado combina perfeitamente com a cor, e pode ser usado tanto na toalha quanto no adereço decorativo da mesa, e se quiserem podem trocar: toalha vermelha (tom fechado) e centro de mesa metalizado.

Josué Aquino Fotografia
Josué Aquino Fotografia

Arco ao altar 

Que tal montar uma estrutura que servirá para emoldurá o fundo da troca de alianças com flores em avermelhadas? O arco, iluminado com luz em coloração quente, ganha em romance e em personalidade. 

Letreiros

Letreiros agregam descontração, especialmente se o estilo escolhido para o enlace foi rústico ou com um toque moderno. Em vermelho, então, nem é preciso dizer que mesmo uma recepção minimalista ficará bem na foto sem ter tantos detalhes. A cor possui uma presença tão forte e imponente que supre a necessidade de grande quantidade de objetos e de mobiliário para encher o ambiente. 

WNunes Photos e Vídeo
WNunes Photos e Vídeo

Bolo de casamento 

Impossível não ficar impactado pela beleza e originalidade de um bolo em escarlate. O doce inteiro pode vir no tom sobre tom, em coloração única: tanto um bolo confeccionado com pasta americana, para um efeito mais minimalista, ou um naked cake red velvet,  que pode ganhar frutas e flores na sua ornamentação, e trazer um ar mais alegre à mesa.

5 Segundos Foto e Filme
5 Segundos Foto e Filme

Mas se não querem um bolo inteiramente vermelho, podem usar a cor em detalhes salientados pelo pigmento. Frutas vermelhas e flores completando a proposta serão um charme a mais e uma escolha certeira. 

A Memory For Life
A Memory For Life

Uma decoração de casamento que priorize o vermelho, feita com personalidade e inteligência, é capaz de impulsionar sentimentos e o ânimo dos convidados, como numa espécie de lembrete que o verdadeiro e mais eficiente motor da vida é o amor, tão bem representado pela cor. Inspira, comove e ainda promove a admiração para o bom gosto do casal, que soube escolher sabiamente os pontos-chave no ambiente para captar o olhares dos convidados.