Joker Fotografia

As degustações de menus podem ser no mínimo prazerosa, mas se você ainda não sabe como será o estilo do seu jantar de nada adiantará. Defina se será um buffet, coquetel ou seleção de pratos antes de se jogar nas deliciosas e saborosas degustações.

Imagine só escolher um entrecot para servir em um coquetel de aperitivo? Pois é, o primeiro passo é decidir qual o estilo do seu jantar.

Tradicional

Joker Fotografia

Para os casamentos tradicionais e elegantes o mais comum são jantares com entrada, prato principal e sobremesa, todos eles servidos pelos garçons aos convidados, que não levantam para se servirem-se. Neste tipo de jantar preocupe-se em ter o número exato de cadeiras para os convidados e lugares nas mesas para cada um deles.

É uma opção um pouco mais cara que as outras, mas se para você o importante é um jantar com qualidade e com todas as formalidades esta é a sua pedida ideal!

Aperitivo

KA Estudio

Uma recepção um pouco mais despojada e com menos tradições é perfeita para um coquetel aperitivo em lugar do jantar. Coloque uma “ilha” com diferentes tipos de aperitivos, que além de gostosos enfeitam o espaço. Pequenas mesas, pufs, cadeiras e sofás espalhados pelo salão deixam o ambiente mais descontraído e aconchegante.

Não é necessário uma cadeira e um lugar na mesa para cada convidado. Além de ser mais barata, esta opção deixa os convidados mais confortáveis.

Buffet

Natan Bellini Fotografia

O meio termo entre o tradicional jantar com pratos servidos e o coquetel aperitivo. O buffet dá um pequeno toque de casual, mantendo o banquete com pratos. Cada convidado se levanta e faz seu próprio prato de comida.

É muito importante que as comidas estejam devidamente aquecidas e que haja um bom serviço para que os convidados não fiquem esperando muito tempo na fila. Aqui também é necessário um lugar para cada convidado nas mesas.

Não existe regra, você pode jogar com uma das três opções moldando para que esteja mais de acordo com o seu estilo de casamento. O importante é também a escolha das comidas, além da escolha dos estilos de jantares.

Deve-se pensar que, em casos de aperitivos e buffet, a comida ficará exposta por algum tempo, então opte por alternativas que não necessitam ser consumidas no mesmo momento, seja pela aparência ou pelo sabor.

Ao escolher o menu, pense também em ter algumas opções de entrada e prato principal para vegetarianos ou convidados com alguma intolerância. O que muitas noivas fazem é pedir para os convidados que, no momento de confirmar a presença aponte se é vegetariano ou se possui alergia ou intolerância, facilitará muito a sua vida!