Heitor Bonfim Fotografia

Quem disse que churrasco é simples para uma cerimônia elegante? Tudo sempre depende de como servir, aonde e o que oferecer. É perfeitamente possível optar pelo churrasco e ainda conseguir ter a decoração de casamento elegante que fazem questão. Se estão planejando um almoço, em um sítio será a melhor escolha, mas mesmo que a ideia seja servir um jantar, não descartem a ideia. Podem encontrar um local encantador, que permita servir um delicioso churrasco noturno sem comprometer o uso de vestidos longos de festa como as madrinhas haviam programado.

Lembrem-se, há muitas maneiras de realizar uma recepção agradável mesclando estilos e que expressem a personalidade do casal. Portanto, não se intimidem caso prefiram algo que aos olhos dos outros possa parecer “inadequado”, não abram mão de seus desejos. Sigam seus gostos pessoais e, somente assim, podem ter a festa dos seus sonhos. Se querem incluir o churrasco e também reservar um ambiente para para todos dançarem as músicas do casamento até o sol nascer, qual é o problema?

Local

Churrasco pede um local descontraido, amplo e com áreas ao ar livre, e isso não significa um espaço frio e sem graça. O ideal é um sítio, mas dependendo do número de convidados poderá ser realizado numa casa de praia, clube ou numa churrascaria, basta que deixe o ambiente charmoso e muito bem decorado. Defina a ornamentação de acordo com  o estilo de decoração de festa de casamento que estão pretendendo fazer. Obviamente que o local deve ter churrasqueiras suficientes para atender a quantidade de alimentos que serão assados ao mesmo, o ideal é que todos sejam servidos juntos. Certifiquem-se se há coifas suficientes para que o cheiro e a fumaça não atrapalhem os convidados.

Heitor Bonfim Fotografia

Decoração

Alternativas não faltam para ambientar com graça seu espaço e ainda poder incluir um décor romântico com muita personalidade. Se optarem por um sítio, o espaço terá um entorno com muita natureza, diminuindo a necessidade de muitos arranjos. Podem direcionar o conceito para a decoração de casamento rústico com móveis de demolição, peças de ferro envelhecido e algumas placas decorativas com frases curtas de amor deixando o ambiente divertido.

Caso prefiram uma proposta mais formal e elegante procurem mesclar objetos trazendo um toque “rústico chique”. Os vasos de cristais com buquês de flores do campo fazem um contraste incrível, jarras de prata também viram ótimos suportes para arranjos florais. As toalhas de mesa devem ser escolhidas com cuidado para equilibrar e acrescentar mais graça ao espaço, as florais combinam com pratos de porcelana branca, se preferir as de tons pastéis pode optar pelas porcelanas vintages.

Casa Quintal

Como servir

Se você busca por um estilo mais formal a melhor opção é contratar o serviço de buffet com travessas prateadas (que possuem sistema de aquecimento abaixo), combinadas com peças de vidro. Também é uma boa opção para locais mais fechados e urbanos. O churrasco será feito e a carne cortada e colocada nas travessas. Para eventos com um grande número de convidados o “self service” será mais prático, além de diminuir o número de garçons. Basta alguns que ficarão encarregados de servir as bebidas e o bolo decorado do casamento.

As ilhas de suporte dos acompanhamentos, merecem atenção especial, com arranjos bonitos e volumosos mas que não atrapalhem quando os convidados estiverem se servindo. Procure deixar as ilhas separadas por tipos de alimentos, os frios, os quentes, as entradinhas e coloque plaquinhas informativas para cada travessa.

Acompanhamentos que seduzem

São os acompanhamentos que reduzem a quantidade de carne necessária, além de equilibrar a refeição, deixam o menu completo e são opções para os convidados vegetarianos, por exemplo. Incluam uma grande variedade de saladas, alguns tipos de farofas, legumes cozidos ou assados. Além de uma variedade de grãos como arroz, ervilha, lentilha ou até feijão, caso esteja programando um almoço. Também os molhos são indispensáveis para adicionar sabor às carnes como o vinagrete, barbecue, chimichurri e outros que mais lhe agradem. Incluam espetinhos de legumes ou de queijos, com frutas, agradam a todos e diminuem a quantidade de carne.

E, claro, não se esqueçam de que nem todos são todos adeptos a comer carne vermelha, então tenham sempre alternativas com peixes e pensando nos amigos e familiares vegetarianos, mantenham as opções de massas e saladas bem completas, para que todos possam desfrutar o menu.

Sebastiana Bistrô

Não veja o churrasco como algo informal, são vocês que irão dar o tom à festa, e conseguirão a atmosfera e o estilo que quiserem. Por isso, os detalhes e escolhas fazem toda a diferença, e lembrem-se de contratar um profissional de confiança para preparar o seu churrasco. Independentemente da quantidade de convidados, um profissional é algo em que vale a pena investir e não pense duas vezes, escolha sempre as carnes nobres. 

Se gostaram da ideia de servir um menu descontraído e autêntico, podem seguir o estilo espontâneo e fazer alguns ítens de forma “DIY” que acrescentam charme ao conceito. As lembrancinhas do casamento podem ser feitas pelo casal, potinhos de geléia, um vasinho de tempero ou até se atreverem a confeccionar um delicioso bolo de casamento simples e encantador.