Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Casamento piquenique! Vejam como fazer uma festa personalizada neste estilo

Os casamentos ao ar livre têm sido uma das opções mais seguras para a nova normalidade, e o estilo piquenique tem caído na graça casais. E como não? Descontração e encanto na medida certa. Que tal saber mais para produzir o seu piquenique do "sim"?

Ajudamos a encontrar o local ideal para o seu casamento 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você

Claudio Costa Fotografias

Casamentos.com.br pesquisou e é fato: os brasileiros estão entre os mais preocupados com a segurança e normas de saúde nas festas de casamento! Além de listas reduzidas, máscaras e álcool em gel, a opção por enlaces ao ar livre está entre as primeiras precauções. São muitas as alternativas para os casamentos em locais abertos e prudentes e, entre elas, está uma bem divertida: os casamentos piqueniques! Eles podem ser organizados em parques, na praia, em ambientes campestres, sempre em contato com a natureza. Gostaram da ideia? Temos dicas práticas para uma celebração linda!

Jacqueline Theotonio

Decoração

Os cuidados com as normas de saúde se refletem também no estilo das recepções, que têm sido mais descontraídas, e até na forma como se celebra. Para os casais que optaram, por exemplo, por um elopement wedding – enlaces apenas com o casal e poquíssimos convidados –, os piqueniques também funcionam perfeitamente! 

E, seja com ou sem convidados além do casal, esse estilo tem alguns elementos decorativos bem tradicionais, e que são úteis. São itens que tornam uma festa ao ar livre confortável, e com um excelente custo-benefício. Vejam a nossa lista:

  • Toalhas para serem estiradas no gramado. Elas podem ser a clássica toalha xadrez, charmosíssima, ou no tom da identidade visual que escolherem.
  • Almofadas coloridas, com estampas florais ou de tons pastel, ideais para uma decoração no estilo shabby chic, que combina muito bem com piqueniques.
  • Velas de citronela para evitar mosquitos e pernilongos. Elas têm um cheirinho agradável e ficam lindas em luminárias ou gaiolinhas, mesmo de dia.
  • Garrafinhas para servirem de vasos para flores do campo. 
  • Cestas de piquenique de vime, com as louças, talheres e taças. Se quiserem, podem aproveitar e colocar as lembrancinhas dentro também, se tiverem convidados.
  • Mesas de apoio para a comida e as bebidas se não estiverem sozinhos. Bancos e cadeiras de madeira para aqueles que não puderem se sentar no chão.
  • Para lembrar: saquinhos de organza com cravos para evitar formigas e sacos de lixo para preservar o local limpo depois da festa. Com certeza os seus fornecedores irão pensar em tudo isso!

Eternità

Buffet

Piqueniques normalmente acontecem de dia, então prefiram marcar a celebração de manhã ou à tarde, no máximo até 15h, para aproveitar o dia. O buffet, neste caso, será um brunch ou o almoço. Porções individuais são a melhor pedida, mas podem apostar por pratos que possam ser servidos de forma livre, colocados em uma mesa e com todos os utensílios necessários. Entre as comidinhas e bebidas, listamos algumas que serão sucesso:

  • Welcome drinks com água aromatizada e limonada;
  • Sucos naturais;
  • Água mineral e água de coco;
  • Espumante e coquetéis com e sem álcool;
  • Frutas;
  • Quiches (com opção vegetariana/vegana).
  • Pães e tostadas;
  • Canapés de vários sabores;
  • Tábua de frios e geleias diversas;
  • Mini sanduíches e mini hambúrgueres.
  • Bolos inidividuais, cupcakes e docinhos

ASI Organização de eventos

Trajes 

Vestidos leves, de renda guipir, são ótimas pedidas para a recepção em um local aberto. Lembrando sempre que é o tipo de ocasião em que as noivas podem se sentar no chão, então que sejam trajes fluidos. Quanto mais confortável, melhor. Sandálias baixas, anabelas ou de salto bloco, para que não se prendam na grama são sugestões de calçados adequados para o tipo de terreno.

Já os noivos podem ir de camisa e calça em tom claro, em linho. Aconselhamos no máximo uma terceira peça, como um blazer para as fotos. Chapéus são bem-vindos, e ficam bem charmosos, além de proteger do sol. E, claro, não se esqueçam dos óculos escuros! Puro estilo!

Nat Eifler Decor

Novia d'Art

Precauções

Os parques públicos são os lugares mais comuns para organizar um piquenique e, geralmente, não requerem autorização prévia. Se for em algum lugar preservado e que não costuma ter esse tipo de atividade, é recomendado entrar em contato com a prefeitura da cidade para verificar a disponibilidade e fazer tudo com tranquilidade. 

Visitem o local antes para checar se o terreno é plano, se não há formigueiros próximos, se há árvores para fazer sombra e se o ambiente é agradável para passar algumas horas ali. Essa visita é essencial para programar a disposição das toalhas e das mesas de apoio. Outro detalhe é pesquisar sobre as condições climáticas na data escolhida, para prevenir contra chuva e muito vento. Dependendo do tempo, vale ver se é necessário colocar tendas no local para se precaver de qualquer empecilho.

Paulo Ellias Wedding Trip

Para completar a comemoração no formato de piquenique, vocês ainda podem contratar alguém responsável pela música instrumental ou apenas voz e violão. O som tranquilo combina com esse tipo de recepção e ambiente. E não se esqueçam das lindas fotos que ficarão como registro desse dia inesquecível. Além disso, piquenique dá certo com festas pré-casamento, como noivado, chá de panela, ensaios do casal e renovação de votos. É simples, gostoso e romântico.

Ajudamos a encontrar o local ideal para o seu casamento 🥂
Peça informações e preços a negócios de Recepção perto de você

Outros artigos que podem te interessar

  • 65 Bolos de casamento simples: a beleza minimalista
    Tudo o que precisa saber sobre a recepção do casamento
    65 Bolos de casamento simples: a beleza minimalista
    A famosa citação “menos é mais” também pode ser aplicada ao bolo de casamento, e a beleza impecável dos modelos minimalistas prova que simplicidade pode ser o caminho. Já pensaram em investir neste estilo?
  • Bolos de casamento quadrados: 60 modelos para inspirá-los
    Tudo o que precisa saber sobre a recepção do casamento
    Bolos de casamento quadrados: 60 modelos para inspirá-los
    O bolo de casamento é parte da essência da festa, e aqueles com forma quadrada são uma ótima ideia para casais que desejam algo diferente. O formato é tendência nas uniões modernas, permite brincar com disposição dos andares e tipos de decoração.
  • 6 Estilos de mobiliário para a recepção: mesas decoradas com personalidade
    Tudo o que precisa saber sobre a recepção do casamento
    6 Estilos de mobiliário para a recepção: mesas decoradas com personalidade
    O mobiliário escolhido para a recepção ressaltará o estilo da festa, e por isso deve ser selecionado com cuidado. Saibam reconhecer e decidir sobre os móveis mais adequados para o seu casamento.
  • Buffet de casamento na nova normalidade: entenda os protocolos para um evento impecável (e seguro!)
    Tudo o que precisa saber sobre a recepção do casamento
    Buffet de casamento na nova normalidade: entenda os protocolos para um evento impecável (e seguro!)
    Além dos cuidados básicos de higiene, a parte dos comes e bebes da recepção requer ainda mais atenção no momento para que todos se sintam bem e comemorem com vocês. Confiram as opções que os fornecedores podem oferecer e boa festa!
  • Alerta tendência! 70 bolos de casamento decorados com flores
    Tudo o que precisa saber sobre a recepção do casamento
    Alerta tendência! 70 bolos de casamento decorados com flores
    Diferente dos últimos anos, quando os bolos minimalistas estavam no auge, o ano de 2022 abrirá espaço para bolos maximalistas, com detalhes, mais cores e flores! Com a nossa flora rica e cheia de espécies, não irão faltar opções. Veja a galeria!