Chef Conceiçao Neroni

Os frutos do mar não estão restritos apenas às festas realizadas com o pé na areia, em um ambiente tropical. Ainda que seja impossível não associar esse tipo de iguaria com a praia, esses pratos podem, sim, estar presentes em vários ambientes, e de formas variadas no dia do casamento. Assim como tomam certos cuidados na hora da escolha dos materiais e da mobília da decoração para casamento, tentando agrupar beleza e conforto, a escolha do menu também deve ser feita com dedicação para saber trazer o sabor de acordo com o seu tipo de evento.

Se já enviaram os convites de casamento e estão ansiosos para a chegada do dia em que vão oficializar o seu amor e compartilhar esse momento com a família e os amigos, vejam 5 ideias de pratos feitos com frutos do mar que se adaptam a distintas propostas para recepções de casamento.

Haras Fortaleza

1. Na praia

Não tem como fugir, a praia pede aquilo que vem do mar e, com um cardápio saboroso e marítimo, vocês conseguirão encaixar perfeitamente a proposta do espírito praiano no menu. Neste caso, eles podem estar presentes em muitos tipos de pratos, mas a dica principal é seguir por uma linha mais leve. Um ceviche pode ser sua aposta segura, original e refrescante.

Festas realizadas na praia costumam ter clima quente, por isso o ceviche se encaixa perfeitamente à proposta, já que funciona em altas temperaturas. Assim, os convidados poderão se deliciar com o prato, mas também ter a energia e leveza para dançarem as músicas para festa de casamento.

Buffet Vista

2. Clássico

Ainda que o ceviche seja original e tenha ótimo sabor, pode não ser a opção preferida para aqueles que pensam em uma celebração clássica do início ao fim. Isso porque esse prato pode ser servido com ar mais despretensioso, até mesmo em pequenas porções, como finger food, mas não se encaixa com jantares formais. Se para a festa o convidados já sabem que devem investir em trajes passeio completo e vestidos longos de festa, seguindo todos os protocolos, então provavelmente escolheram jantar com entrada, prato principal e sobremesa.

E se podem destinar um maior valor ao menu, escolham a lagosta como atração principal, elegante e com sabor que agrada. A famosa "lagosta ao coco bambu" é uma opção de lagosta grelhada, inteira, acompanhada de um risoto de limão siciliano. Com certeza irão surpreender sem fugir do tradicional.

Bull Grill Buffet

3. Moderno

Os noivos que buscam surpreender em opções singulares, seja com os modelos de lembrancinhas de casamento que irão presentar ao fim da festa ou seja com o cardápio, devem pesquisar qual a combinação perfeita de iguarias. Se seus convidados (e vocês!) se identificam com alternativas excêntricas, então não duvidem em incluir um polvo à provençal como prato principal.

De textura única e exótica, esse fruto do mar com certeza foge do comum, ainda mais quando acompanhado de uma massa com molho provençal. Mas aqui é muito importante saber escolher com cuidado o profissional que irá elaborá-lo, já que exige experiência no preparo, para que sua textura fique correta.

Casa Santo Antonio

4. Canapé

Para os amantes dos frutos do mar que não podem permitir-se o luxo de fazer um cardápio inteiro com esses pratos, é sempre possível incluir pequenos canapés com o melhor sabor do mar. E se buscam dar um toque do Brasil ao menu, que tal optar pelos canapés de mini acarajés? São irreverentes, originais e com autenticidade de quem quer deixar a marca brasileira em sua mesa. Podem deixar o recheio separado e assim cada convidado monta sua própria porção, em uma interação divertida.

Acarajé da Barra

5. Ilha

As ilhas têm ganhado espaço em todos os tipos de casamento, oferecendo tipos de petiscos diferenciados, sempre exibidos em uma mesas à parte no local da recepção. Para alguns, os queijos podem ser os produtos expostos, mas para os amantes do mar, as ostras fazem muito bem a função de abrir o apetite, principalmente quando servidas no verão.

Mas atenção à sua refrigeração, tanto por preservar seu estado para consumo, como para ressaltar seu sabor, que é melhor apreciado quando elas estão geladas. Deixem limão e pimenta para que os convidados possam temperá-las.

L'Etoile D'Argent Classic Restaurant

O menu será um dos elementos mais esperados pelos convidados desde o momento em que recebem o convite de casamento. Claro que a entrada da noiva com a música para casamento e a troca das alianças ainda são momentos marcantes, mas com certeza o buffet é um elemento fundamental para que todos apreciem a festa, e precisa ser escolhido com o cuidado para a agradar vocês e aos amigos queridos.