Buffet Luiz Scachetti
Buffet Luiz Scachetti

Aperitivos típicos da culinária italiana, os antepastos são, literalmente, a comida a ser apreciada ‘’antes do prato’’ principal na língua local. Trata-se de pequenas porções de ingredientes para aplacar parte da fome antes da refeição – e do bolo de casamento – quando incluídas no buffet da festa. A História dá conta que seu surgimento ocorreu na Itália medieval com o objetivo de abrir o apetite das pessoas.

Um hábito que resistiu até os dias de hoje graças à experiência sensorial que proporciona. Tato, olfato, visão, paladar e até mesmo a audição são usados ao se degustar um antepasto. Muito coloridos, bem apresentados e compostos por ingredientes frescos, eles parecem complementar a decoração de casamento, enfeitando por si só as mesas nas quais estiverem dispostos. E complementam o coquetel.

Aline Scalon Cerimonialista
Aline Scalon Cerimonialista

A montagem

Nenhuma invenção é uma invenção italiana se não tiver uma boa massa atrelada a ela. Parece ser assim pelo menos no que diz respeito a esta iguaria, sempre consumida na companhia de um pão.

O produto, que é resultado farinha, água e fermento, funciona como um veículo para a mordida, sendo fatias dele usadas para depositar o conteúdo. E qual seria o “recheio”? Uma combinação entre carnes ou embutidos, queijos e legumes, sejam crus, cozidos ou refogados.

Chef Eliane & Faria
Chef Eliane & Faria

Por isso, os pães usados não podem ser os tipos muito moles. Alguns dos ingredientes vegetarianos mais populares dos antepastos são a azeitona, a abobrinha, a berinjela e os cogumelos. Mas certo mesmo é que a imaginação é o limite na criação do aperitivo, que deve deixar o topo de bolo de casamento em segundo plano na atenção dos convidados enquanto estão degustando as delícias.

Brindisi
Brindisi

Proteínas presentes

Entre as carnes, o que é mais praticado é a escolha de duas ou três variedades, como presunto, mortadela e blanquet. Corta-se elas em fatias bem fininhas ou cubos, elegendo o queijo que melhor se case à proposta para se saborear conjuntamente.

Pimenta´s Buffet
Pimenta´s Buffet

Todos os ingredientes citados também podem ser apresentados na forma de patês (mas evite as bases em maionese, que podem estragar). E as guarnições  também não devem ser desprezadas! Elas são importantes, nesse caso, para dar maior beleza e textura na combinação de sabores. Castanhas, frutas e saladas costumam a desempenhar tal função do contraponto às proteínas. 

Trattoria Famiglia Manzoli
Trattoria Famiglia Manzoli

Diferença cultural

Se você e seu par são daqueles casais que querem proporcionar uma viagem através do cardápio do buffet, é melhor ter atenção neste tópico. Os sabores mais tradicionais e populares dos antepastos variam de acordo com a região da Itália. Vejam:

  • Ao sul do país, o clima mediterrâneo e ensolarado possui grande influência na culinária, utilizando muito o tomate, as ervas frescas, os queijos cremosos e os frutos do mar, além da escarola, das azeitonas e das alcachofras.
  • Na região central, os destaques ficam para o salmão com erva-doce, o tomate assado e a berinjela
  • O norte, mais frio, costuma agregar os sabores dos queijos cremosos e outros laticínios aos das ervas frescas, da cebola regada com azeite balsâmico e dos figos. Mas ninguém é obrigado a se ater a tais receitas no casamento

La Casa Bella Buffet
La Casa Bella Buffet

Quando dispor

É bastante usual que uma mesa de antepastos esteja disponível para os convidados desde o início da festa, independentemente do tamanho e do grau de formalidade, enquanto tocam as músicas instrumentais para casamento para que todos entrem no clima. Afinal, os aperitivos podem ser usados em substituição às entradas no cardápio. A composição da mesa deve seguir o estilo de toda a celebração.

Fatores como o clima, o local, o horário e até a história do casal podem interferir na montagem. Vale a pena ressaltar que os antepastos podem encarecer o buffet, já que contam com ingredientes finos e, muitas vezes, importados. Para viabilizá-los num orçamento apertado, a alternativa é escolher outros mais em conta. Lembrem-se também de monitorar o tempo de cada alimento na mesa para que não tenha suas características alteradas pelo calor, e leve alguém a passar mal. 

Aline Scalon Cerimonialista
Aline Scalon Cerimonialista

Como dispor

Recomenda-se fazer grupos de alimentos. Assim, colocar juntos presunto, mortadela, salame, carpaccio, pastrami e blanquet. Em outra parte, os queijos. Os mais usados são o gorgonzola, o gouda, o parmesão, o provolone e o brie. Tudo isto disposto em tábuas, louças ou pedras, a depender do estilo da recepção, em diferentes nichos e andares.

Talheres, palitos e guardanapos não podem faltar e também devem seguir a mesma linguagem. Para embelezar a mesa, apostem nos tecidos, flores, folhas e itens que mais tenham a ver com o estilo da festa para uma decoração de casamento simples e, ao mesmo, tempo requintada. 

Camatti Eventos
Camatti Eventos

As espécies de flores utilizadas para o décor podem ser as mesmas presentes na superfície entre os alimentos. Mas saibam que todo esmero e bom gosto utilizado na montagem deste canto da festa certamente irão fazer com que os convidados sequer notem os sapatos da noiva ou acessórios do noivo! O apelo visual – e o conquistado pelo estômago – será imbatível.