Matheus Sanches Fotografia

Quem nunca brincou de bem-me-quer-mal-me-quer na infância que atire a primeira pedra! As margaridas já receberam muitos nomes e, além do jogo que os apaixonados faziam com suas pétalas, também são consideradas flores com propriedades curativas. Segundo a medicina popular antiga, a "flor do amor" é um flor poderosa, que servia para limpar ferimentos, baixar a febre e alguns acreditavam até que poderia ser o remédio para doenças oftalmológicas.

A natureza oferece muito mais do que sabemos, mas o fato é que essas flores, com suas delicadas pétalas brancas e miolo amarelo, cativam os casais por sua delicadeza, e estão entre as preferidas para serem usadas na decoração do casamento, seja no corredor de passagem dos noivos, para ornamentar o espaço da recepção, ou até mesmo em detalhes dos looks nupciais, estando presentes nos buquês de flores ou no boutonnière do noivo.

2 MM Filmes

Toque rústico 

As margaridas são usadas, muitas vezes, como um complemento para arranjos de flores de casamento que já têm outras espécies. Suas cores discretas podem ser harmonizadas com outras mais intensas, mas isso não significa que não possam aparecer como as protagonistas. Em uma celebração ao ar livre suas pétalas podem cobrir o corredor por onde os noivos passam, além dos vasos nas laterais para demarcar bem o espaço.

Além disso, podem usadas como arranjos suspensos, colocadas dentro de garrafinhas transparentes, um item simples e que rende fotos da decoração de casamento lindíssimas. 

Chácara Recanto do Sonho

Acessório natural

Na Idade Média as mulheres comprometidas com cavaleiros colocavam uma coroa de margaridas em torno do escudo de seus amados, simbolizando amor e proteção, e as donzelas que aceitavam uma proposta de casamento colocavam na cabeça uma coroa feita com essas flores. Hoje em dia os simbolismos em torno das margaridas mudaram, mas elas ainda podem fazer parte do ritual do matrimônio.

Muitas noivas fazem questão de usá-las em seu penteado preso de casamento, como uma espécie de presilha para um coque simples ou trançado, ou mesmo, como faziam as mulheres da antiguidade, também acrescentam uma coroa natural em penteados soltos de casamentos.

Say Cheese Fotografia

E se as noivas podem usá-las à vontade como ornamento do cabelo, ou de forma mais tradicional, em um belo buquê de flores do campo, os noivos também podem utilizá-las como parte da vestimenta. Um dos acessórios masculinos mais belos é o boutonnière, a flor colocada na lapela que acrescenta tanto encanto ao traje, e uma margarida, pequena e delicada, pode ser a espécie perfeita para isso.

Além de lindas, elas podem quebrar a formalidade do terno ou de um smoking. Mas lembrem que, preferencialmente, essas flores combinam melhor com enlaces mais descontraídos, onde uma decoração de casamento rústica está presente.

Soulmate Assessoria e Cerimonial

Destaque sobre a mesa

O bolo decorado de casamento é um dos itens mais tradicionais e que a maioria dos casais considera indispensáveis para o dia C. Seja um naked cake com frutas vermelhas ou um bolo de pasta americana com detalhes clássicos, a mesa onde ele ficará será uma das mais destacadas na recepção e alguns arranjos de margaridas darão uma atmosfera mais bucólica a ela.

Tenham em mente que a cor branca harmoniza muito bem com tons de vermelho, e esse contraste interessante pode dar um charme mais à mesa. Só tentem não acrescentar muitas cores intensas, porque isso pode deixar as margaridas mais em segundo plano, apagadas.

Klleber Amaral Fotografia

Para moldar o cenário, podem usar objetos que estejam em harmonia com o resto do evento. Se for um casamento de estilo boho-chic, onde elementos campestres se misturam a objetos retrô, podem brincar com jarrinhas de vidro, cestas de pique-nique, porta-retratos e até livros.

Se, ainda que seja um evento descontraído, vocês tenham um estilo mais clássico, podem usar objetos prateados ou dourados como suporte das flores, com o mesmo cuidado para que a decoração não tire o protagonismo das margaridas. 

Soulmate Assessoria e Cerimonial

Símbolo de pureza, as margaridas têm o poder de deixar os ambientes mais aconchegantes, com cara de "casa dos avós", por sua simplicidade e beleza. São flores que cabem em um orçamento modesto, mas nem por isso dão menos elegância às festas. Elas podem estar em evidência, ou até nas tramas do vestido de noiva, desenhadas entre as rendas do modelo, de forma discreta. Se são realmente as flores do amor, os noivos só podem ter uma certeza: colocar margaridas no casamento será sempre um acerto.